Posts Populares

13 Reasons Why – S01E03 – Tape 2, Side A

Você está sendo observado…

Servindo como uma pequena continuação do episódio anterior, a próxima razão foi aquela que se aproximou de Hannah a inicio de forma amigável, mas ao final, ele pode ter sido o principal fator por ter causado sua morte. Agora é a vez de sabermos sobre Alex Standall.

No episódio passado, descobrimos que Alex é um grande babaca, primeiro por ter traído a confiança de Hannah, segundo por ter feito Jessica se virar contra ela. Mas agora, descobriremos o golpe mais baixo dele, o que causou um grande pavor em Hannah, e que é retratado de forma verdadeira, pois isso acontece quase que rotineiramente seja nas ruas, escolas ou onde mais for. Se vocês se lembram da lista que eu citei no episódio passado, ela foi o que causou isso… Alex criou uma lista basicamente objetificando as mulheres da sala de Hannah, em que eram divididas em ‘a melhor’ e ‘a pior’ alguma coisa. Hannah ganhou o título de “a melhor bunda” da sala, enquanto Jessica, a de “pior bunda”. Isso causou a revolta de Jessica para com Hannah, pois como ele saberia isso? Mas Hannah nunca fez nada com Alex, e na verdade ele fez isso para irritar e terminar com Jessica. Mas, algo desse tipo, já sabendo a condição de Hannah, só poderia piorar as coisas, e foi o que aconteceu. Depois disso, Hannah passou a ser vista como um pedaço de carne, todos a objetificavam, sem contar que mais uma vez, sua falsa reputação de ser uma vadia que é fácil para qualquer homem voltou a aumentar.

Clay é um jovem aparentemente ‘puro’ ou melhor, retratando o que a série passa, ele é diferente dos outros babacas, mas nesse episódio ele me incomodou muito com seus comentários sobre a lista. Ele não consegue entender como essa lista denigre a imagem de Hannah, e a principio entende essa lista até mesmo como um elogio, eu sinceramente não acho que é por ele ser inocente, ele não é, descobrimos isso no quarto episódio, mas essa cultura machista está fortemente enraizada na sociedade, e com isso nem mesmo ele consegue perceber a proporção de seus atos e falas. Mas seguindo com Clay no presente em sua tentativa de descobrir o passado, ele acompanha o mapa criado por Hannah que o leva para os lugares onde o ápice da culpa é retratado. No primeiro episódio foi o parque, no segundo a cafeteria, e nesse terceiro é a loja de bebidas Blue Spot. Hannah sempre ia até lá para comprar chocolates, e era sempre bem recebida pelo vendedor da loja, mas nesse dia fatídico, Hannah teve a infelicidade de se encontrar com Bryce. Ao chegarem ao balcão, ele a molesta agarrando sua bunda e a assedia sexualmente e verbalmente. Hannah fica devastada, e a partir desse momento se sente insegura consigo mesmo, até mesmo para sair de casa… E isso por causa daquela lista nojenta.

Clay na loja teve a infelicidade de se deparar com Bryce, e ele insiste para que ele compre uma babida. Logo depois de sair da loja, Clay é coagido a beber toda a garrafa de álcool por Bryce e Justin, que o ameaça de agressão caso ele não termine de beber primeiro que Alex. Mais uma vez, Justin o ameaça sutilmente, mas não por não gostar de Alex (bom, talvez até seja também), mas por causa das fitas… Vai ficando claro que todos os envolvidos das fitas tem medo de serem expostos por Clay, e Clay já demonstrou que não tem medo em assumir a responsabilidade.

Percebemos também que nesse episódio, Alex entra em conflito consigo mesmo, ele está seguindo ‘ordens’ de Justin, mas ele se culpa inteiramente em determinado momento pela morte de Hannah, mesmo no inicio a julgando como dramática, que se fez de vítima durante todo o tempo.

Por fim, Olivia Baker está desolada pela perda de sua filha, e inconformada por não saber o motivo, tendo em vista que Hannah não deixou nada para ela. Com isso, ela começa a ‘investigar’ por conta própria quais os motivos que levaram Hannah a se matar, e na escola, descobre que lá é um lugar sujo, em que todos se xingam e se rotulam, mas depois da tragédia, todos resolvem agir de forma condolente, o que causa mais ainda a revolta de sua mãe.

Eu estou ficando muito assustado com a série, pois vejo que Hannah a cada episódio fica com marcas de depressão nitidamente estampadas, mas mesmo assim ela luta para tentar se encaixar e seguir uma vida normal, mas infelizmente ela não conseguiu tal ato. Enfim, vamos aguardar agora o próximo episódio para descobrirmos de quem mais é a culpa. Até mais. 🙂

Está no ar o 2º recrutamento de reviewers do Panela de Séries! Venha se juntar a nós paneleiros! Saiba mais clicando AQUI.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Ricardo Souza

Pensa em uma pessoa que adora ficar em casa para ver séries e filmes… Como se não bastasse, é viciado em jogos e afins (logo nota-se que tenho muitos amigos, risos). Mineiro que ama indie e tem um belíssimo dom de ser trouxa.


Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu