Panela de Séries » Arquivos 13 Reasons Why - S02E11 - Bryce and Chloe - Panela de Séries

Posts Populares

13 Reasons Why – S02E11 – Bryce and Chloe
Um episódio sobre quem vai se matar ou matar alguém primeiro.

As coisas estão obviamente saindo do controle na Liberty. Quando chega a vez de Bryce testemunhar, ele começa o episódio falando sobre espírito de equipe, e sobre como é incrível em jogos coletivos quando se têm várias mentes pensando como uma só, focando em um só objetivo, e tendo a certeza de que o seu parceiro vai cobrir a sua retaguarda, sempre. E é curioso que é exatamente esse tipo de comportamento de grupo que permitiu que a maior parte dos jogadores da Liberty encobrisse os estupros e assédios uns dos outros por anos, fatos conhecidos e ignorados inclusive pelo técnico. Além disso, foi tristíssima a cena em que a Olivia entra no Clubhouse e não tem mais absolutamente nada lá: eles destruíram todas as evidências, como se o local e tudo que aconteceu lá não existissem.

Também pudemos dar uma olhada mais de perto em Bryce e sua mente doentia. Claramente ele foi afetado pelo fato dos pais nunca estarem em casa e ele ter “cuidado de si mesmo” desde sempre, o que já sabemos que permitiu que ele cometesse diversas barbaridades sem que os pais estivessem perto para perceber e freá-lo. Achei genial a construção do episódio, de forma a sequenciar as cenas de maneira que pudemos perceber brevemente como está a cabeça do Clay nesse momento, sem saber no que acreditar, a respeito do que o Bryce estava mentindo ou falando a verdade.

Depois, descobrimos por flashbacks dele mesmo o que aconteceu entre ele e Hannah: consensualmente, nada. Eles realmente se conheceram no jogo, deram um passeio até a ponte, e foram até o Clubhouse, onde ele tentou beijá-la e ela não quis. E só. O mais interessante foi o fato do Bryce ter narrado tudo exatamente ao contrário no tribunal, e como ele estava falando aquelas coisas sinistras sobre a efemeridade da vida, como tudo podia acabar num instante, e naquele momento Hannah era a pessoa cheia de vida e esperança que vimos no começo da série, capaz de apontar para ele como a vida era preciosa, antes que todos começarem a se voltar contra ela, praticar bullying, espalhar rumores, assediá-la e estuprá-la, até que ela não confiasse em mais ninguém, nem em si mesma, e decidisse tirar a própria vida.

O cúmulo do absurdo mostrado nesse episódio foi o Bryce narrar para a própria mãe (!!!) o que ele fez com a Hannah, com detalhes, e depois ter uma ereção ao lembrar do estupro, de como ele fez ela sofrer após ela rejeitá-lo, mesmo que ela tenha cometido suicídio (!!!) em grande parte por causa da barbárie que ele cometeu contra ela.

Chloe testemunhando também foi um momento sensível, porque pudemos ver ao longo dessa temporada que ela tem vários sentimentos conflitantes em relação ao Bryce e tudo que vem acontecendo. Ela descobriu que ele a estuprou (mais de uma vez), quando ela estava inclusive inconsciente, e mesmo assim não foi capaz de dizer ao mundo o que ele fez, o que a tornaria mais uma vítima e mudaria sua vida para sempre. Claro que não é fácil ver episódio após episódio Bryce se livrar dos seus crimes de novo e de novo, porém, conforme a Jessica vem apontando, cabe a ela a decisão de responsabilizá-lo ou não. E a mais ninguém.

Por fim, vamos falar sobre o Clay. Pessoalmente, eu não tinha noção do quão perturbada está a mente dele com tudo que vem acontecendo. Eu tenho visto a presença da Hannah como uma muleta do roteiro para manter a atriz em cena e também agir como consciência do próprio Clay, de maneira que possamos acompanhar as reflexões dele sem que ele fale sozinho conforme acontece nas novelas da Globo. Porém, claramente não é apenas isso. A Hannah é uma presença real na mente dele, e vê-la e falar com ela exaustivamente está fazendo com que chegue ao limite da sanidade. A cada cena eu tenho mais a certeza de que certa mesmo é a Skye, que percebeu a toxicidade dessa escola e dessa cidade e se mandou para bem longe.

Desde o fim da temporada passada, quando Tyler adquiriu uma arma e Alex atirou na própria cabeça, já sabíamos que essa temporada teria algum foco na questão do armamento nos EUA, e possivelmente teria algum tiroteio na escola. Não sei se isso acontecerá, mas acho que estamos cada vez chegando mais perto dessa situação ou de outra similar. Aliás, antes eu achava que era o pai do Bryce perseguindo os alunos que vão testemunhar para causar medo neles, mas depois desse episódio eu acredito que é o Montgomery, amigo do Bryce, que inclusive viu a Hannah ser estuprada e não fez nada, assim como vem assistindo a tudo que o Bryce faz por anos e encobrindo-o.

De qualquer forma, quer seja ele ou não, alguém enviou uma arma para o Alex, que finalmente se lembrou dos acontecimentos que fizeram com que ele quisesse se suicidar em primeiro lugar: o fato de ele e o Montgomery tendo estado a meros metros de distância da Hannah sendo estuprada e não terem feito nada. Pela cena, eu, pessoalmente, não colocaria a culpa no Alex, porque ele não viu com os próprios olhos o que estava acontecendo, só ouviu barulhos, mas não é como se ele tivesse certeza dos fatos e não tivesse feito nada para impedir. Além de Alex, sabemos que Tyler possui mais de uma arma e o bullying contra ele vem escalonando cada vez mais, e juntando tudo isso ao fato de que ele tem essa ideia recorrente de revanche contra Bryce e sua gangue, não me surpreenderia se ele levantasse da cama no dia seguinte e saísse atirando na escola. Por fim, com a ajuda do Tyler, Clay também conseguiu uma arma, e sabemos que já nesse episódio ele teria pelo menos tentado ferir o Bryce se não fosse o Justin aparecer na hora e, esperamos, salvar o dia. Pelo menos um deles (Tyler, Alex e Clay) deve fazer algo com suas respectivas armas, só não sabemos qual ou quais, e quando.

Essa temporada está TÃO MELHOR QUE A PRIMEIRA! Até o próximo episódio, em que descobriremos o desenrolar dessas prováveis tragédias.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Isabella Oliveira

Poderia estar matando ou roubando, mas provavelmente levaria pouquíssimo jeito para a coisa, daí eu faço Direito. @brockhxmptxn no Twitter.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu