Essa semana fomos surpreendidos pelo anúncio do Leifert de que aconteceria uma grande reviravolta no jogo, mas não é a primeira vez que a produção interfere no andamento  considerado normal para dar aquela apimentada no jogo. Vamos relembrar algumas delas.

Alguns plots da edição simplesmente floparam e foram um grande mico nacional, como por exemplo, essa reviravolta que claramente foi manipulação para Emily sair de coitadinha e ganhar destaque na competição. Outros, porém, fizeram tanto sucesso que foram aclamados pelo público e se repetiram ou ficaram no jogo até hoje.

Paredão Triplo

Após a sétima temporada, o público se comoveu bastante com a eliminação de Siri em um paredão com Diego Alemão. A saída da moça tornou o jogo bastante previsível e Alemão acabou metralhando um por um na casa até se tornar o grande vencedor da edição. Claramente tentando evitar uma nova eliminação de favoritos, a produção resolveu criar o paredão triplo na oitava edição do programa, algo que até hoje perdura especialmente em temporadas como essa.

Apesar de eu ter sido um dos que ficou extremamente triste com o paredão Íris x Alemão, eu particularmente lamento a entrada de paredão triplo, pois retira quase que completamente a liberdade dos participantes mais jogadores de emparedar fortes candidatos e poder não depender apenas da decisão do público. Basicamente tentar colocar casais e participantes fortes no paredão virou uma utopia depois desta mudança. Seria meu sonho um paredão entre Marcos e Emily nessa edição? Sim, seria!

Big Fone

Ainda na oitava temporada, a produção introduziu o Big Fone ao jogo. Através do Big Fone os participantes poderiam ser emparedados, escolher participantes para imunizar, ganhar um grande poder, entre outras diversas reviravoltas no jogo.

No início a emissora escondia qual a reviravolta do Big Fone até que o participante atendesse, porém, após muitos questionamentos de manipulação (já que eles poderiam escolher que mensagem o brother iria ouvir, após ver qual participante atendia o telefone), o programa resolveu revelar qual era a mensagem antes de tocar o telefone na casa.

O Big Fone foi uma das formas mais simples e eficiente de movimentar o jogo, e portanto perdura até as edições atuais.

Participantes escolhidos por sorteio

Na quarta temporada, o programa resolveu dar uma chance do público comum entrar na casa mais vigiada do país. A seleção não foi feita por uma inscrição com vídeo e entrevista, mas sim através de sorteio pela participação em uma promoção. Assim, nessa temporada os participantes Cida (campeã) e Thiago (vice campeão) foram os primeiros participantes a entrar no jogo.

Na sexta temporada, a emissora repetiu o feito e trouxe para o jogo os participantes Mara (campeã) e Agustinho (Tinho).

Com essa dinâmica, a emissora basicamente percebeu que participantes sorteados não rendiam muitas reviravoltas, estratégias e histórias fortes para o programa, mas, devido à grande identificação de história de vida com o grande público, sempre se tornavam competidores favoritos ao prêmio. Vale ressaltar que Tinho somente não chegou à final do programa, por na semifinal ir ao paredão com Mara. Assim, depois da sexta edição o programa deixou de lado essa forma de seleção de participante.

Muro

Não é a primeira vez que a produção tenta separar a casa em grupos para forçar panelinhas e conflitos. Na nona edição, logo na estreia, a casa foi dividida por um muro. Metade dos participantes dormia e convivia do lado de fora da casa, enquanto a outra metade dormia e vivia dentro da casa.

Essa não foi a única tentativa do programa em separar os brothers em grupos de convivência. Em outras edições, eles tentaram separá-los em tribos, em quartos, em provas, porém, como os participantes já perceberam com o tempo que fazer panelinha não é bem visto pelo público, a maioria dessas divisões não naturais, flopou!

 Retorno de Ex-BBB

Procurando pegar carona no carisma e polêmica de ex-participantes, o programa na sua décima temporada resolveu inseri-los no jogo. Na ocasião, os participantes retornantes pré-selecionados foram Joseane (BBB 3), Dourado (BBB 4), Rafael Valente (BBB 6), Fani (BBB 7) e Natália (BBB 8), mas só entrariam através da prova do líder feita pelos novos participantes. Na prova, o grupo apadrinhado por Joseane ganhou, e a sister conquistou assim o direito de retornar ao reality. Joseane ganhou o direito de escolher outro ex-BBB para entrar na casa, e acabou escolhendo Marcelo Dourado que ganhou o programa, apesar dela ter sido eliminada na primeira semana.

Não satisfeita com essa primeira tentativa de agregar personalidades conhecidas ao jogo, no BBB 13, o programa trouxe outros 5 ex participantes após uma consulta com o público de quem seriam os mais interessantes e populares. Os participantes foram Bambam (BBB 1), Dhomini (BBB 3), Eliéser (BBB 10), Anamara (BBB 10), Fani (BBB 7) e Natália (BBB 8). Após a desistência de Bambam, Yuri (BBB 12) entrou no programa.

Nessa temporada, apesar de amarmos vermos participantes queridos retornando e movimentando o jogo, o programa ainda não conseguiu emplacar o sucesso que seria uma versão completamente All Stars. O que a Globo está esperando para fazer um BBB somente de ex participantes polêmicos, carismáticos e inesquecíveis?

Retorno de participante eliminado

No BBB 11, devido do jogo, a produção resolveu que seria interessante trazer de volta ao programa um dos cinco primeiros participantes eliminado. Entre os participantes eliminados, houve um grande destaque para o retorno de Maurício (Mau Mau) ou da primeira transsexual a participar do reality, mas que foi eliminada logo na primeira semana.

Dentro da casa o Mau Mau se envolveu amorosamente com a participante Maria, mas após a sua eliminação, a mesma começou um novo envolvimento com Wesley. Logo, o público queria ver uma grande reviravolta com o retorno do ex romance de Maria.

Como esperado, o retorno de Mau Mau trouxe grande conflito para o triângulo amoroso, mas a arrogância do participante e o sofrimento de Maria com a situação, comoveu bastante o público. Maria  com isso venceu o machismo, já que o público simplesmente a condenava antes do retorno de Mau Mau e acabou se tornando a grande vencedora da edição.

Paredão Falso

Sem dúvida a maior reviravolta em todas as temporadas do BBB foi o grande paredão falso. No BBB 11, um paredão do bem foi feito entre os participantes Marcello e Anamara. O público deveria escolher quem seria falsamente eliminado e ficaria em um quarto escondido assistindo tudo que os demais participantes faziam e comentavam sobre sua eliminação. Sem dúvidas, uma das maiores surpresas foi a cara deles (especialmente das inimigas) ao ver o retorno de Anamara para a casa depois de eliminada.

O paredão falso foi tão bem sucedido que o programa resolveu repetí-lo no BBB 16 e a escolhida pelo público foi a polêmica Ana Paula.

E como não lembrar e amar esse retorno?

Os memes renderam bastante e a gente fica sempre querendo mais e mais de paredão fake, porém, a versão do BBB 17 FLOPOU! Além de não entregarem o poder do paredão falso ao público, fez algo completamente questionável, dividiu a casa e no final todo mundo já descobriu que Emily não foi eliminada. Até a própria Globo sabe que foi micão:

Está no ar o 2º recrutamento de reviewers do Panela de Séries! Venha se juntar a nós paneleiros! Saiba mais clicando AQUI.

 

Nyegirton
Nyegirton

Sarcástico e bêbado sempre que possível. Ama um bom meme e uma problematização. Apaixonado por humor, suspense, terror e trêta. Professor nas horas vagas.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: