Posts Populares

Fall Season 2015: Primeira Análise Baseada em Audiência

É dada a largada em mais um especial, apresento-lhes a primeira Análise baseada em Audiência do nosso blog.

O Panela de Séries anda crescendo e por que não organizar uma análise baseada em audiência para que vocês possam entender o motivo de certos cancelamentos e renovações? Lembrando que essa análise não será semanal e que aqui encontram-se apenas as séries dos canais abertos dos EUA (ABC, CBS, CW, FOX e NBC), pois o jogo com os canais fechados é diferente, e qualquer informação de números de audiência vocês poderão olhar no Tv by the NumbersEntão, mostrando-lhe os horários de transmissão e com quem elas competem, confiram o que estamos achando em relação à audiência das séries ordenando-as por dia de exibição e canal:

Séries da Segunda

segunda

[ABC] Castle

Apesar de ser veterana, Castle está enfrentando alguns impasses nessa fall. Teve números baixos na sua estreia e apesar do aumento que teve na segunda semana, voltou a cair essa semana. Por enquanto está na bolha, principalmente por ser veterana e trazer bons lucros ao canal, mas apresenta um certo risco de cancelamento.

[CBS] Life in Pieces, Scorpion & NCIS: Los Angeles

Séries novatas têm uma vantagem de poderem ter uma boa audiência no primeiro episódio, pelo fato dos telespectadores terem curiosidade sobre a mesma. No caso de Life in Pieces, ela tem mais um ponto positivo, ela é exibida após The Big Bang Theory, que além de ser a comédia de maior audiência do canal, já está renovada para mais uma temporada. O problema é que quando séries novatas precisam manter uma média boa para obter renovação certa. Life in Pieces segue na bolha, pois além de ter tido uma queda acima do comum do primeiro para o segundo episódio (e continuar caindo que é normal), o canal tem mais 3 comédias para lançar, inclusive a novata Angel From Hell, e uma das comédias terá de ser cancelada, pois não tem nenhuma em última temporada, e há sim a probabilidade de que seja Life in Pieces, veremos. Apesar de ter tido uma queda considerável em sua segunda semana, Scorpion teve um pequeno aumento na terceira, o que pode sugerir que ela manterá uma média boa para o horário, o que deverá garantir-lhe uma nova temporada. Apresenta uma situação semelhante à de Nashville, o que vai diferir é o canal, sendo CBS ao invés de ABC. Mesmo sendo um procedural veterano, NCIS: LA não apresenta uma média que lhe assegure uma nova temporada, por isso a série corre um certo risco de cancelamento.

[FOX] Gotham & Minority Report

Apesar de não estar indo tão bem, Gotham durante suas três primeiras semanas de exibição manteve números de demo um pouco acima da média do canal e principalmente por ser veterana, se conseguir ir mantendo esses números provavelmente poderá ser renovada para uma nova temporada. No entanto, a série fica na bolha na espera do resultado dos próximos episódios, com boas chances de estar na zona de renovação nas próximas semanas. Minority Report já estreou morta, tendo números mais baixos do que os de Red Band Society que foi cancelada na fall passada, e continua caindo, devendo ser um dos primeiros cancelamentos dessa fall, principalmente agora que a FOX reduziu sua temporada a 10 episódios.

[NBC] The Voice & Blindspot

O talent show de maior audiência da tv americana, The Voice, já está renovado para uma 10ª temporada, valendo destacar que as audições da sua próxima temporada começarão a ser gravadas a partir de hoje (sábado), entretanto não se encontrará na nossa tabela pois não é um seriado. E por ter tanto sucesso, todas séries que estreiam após ele tem grandes chances de renovação. Com Blindspot não é diferente, apesar das quedas durante as suas três semanas de exibição, o que é normal, a série conseguiu do canal uma extensão à sua temporada de 13 para 22 episódios, isso aconteceu devido aos bons números que a mesma está fazendo. Por isso está cotada como a primeira novata a ter praticamente uma renovação certa, vamos torcer.

Séries da Terça

telça

[ABC] The Muppets, Fresh Off The Boat & Agents of S.H.I.E.L.D.

Apesar de ter tido uma estreia excelente, principalmente pelo nome clássico que carrega, The Muppets apresentou quedas drásticas durante as três semanas de exibição, o que é um risco para série, já que a tendência é que ela caia mais. Por enquanto está na bolha, mas se continuar tendo grandes quedas será movida para zona de risco. Fresh Off The Boat apresentou uma jornada uniforme durante suas três semanas de exibição, como o canal tem de cancelar uma comédia, era certo uma luta entre ela e The Muppets e, no momento ela está melhor que sua companheira e por ser veterana, isso lhe coloca na zona de provável renovação, pois é esperado que ela mantenha essa média que lhe garantirá uma nova temporada. Apesar de não ter os melhores números, a série da Marvel sai-se bem no seu horário de exibição e como a série não apresentou muita modificação em seus números, sugerindo que ela vá se estabilizar nessa faixa ou próximo disso, acaba por apresentando uma boa prossibilidade de ver uma nova temporada.

[CW] The Flash & iZombie

Mesmo com queda, The Flash continua sendo a série de maior audiência de todo o canal, ou seja, renovação certa. Já iZombie teve números mornos em sua audiência de estreia para a média do canal, provavelmente influenciados pela estreia de The Flash, vamos ver o que acontece nas próximas semanas para podermos deduzir seu futuro, enquanto isso está na bolha.

[CBS] NCIS, NCIS: New Orleans & Limitless

Procedural típico do CBS sempre são sucessos, no caso de NCIS é renovação certa e mesmo NCIS: NO não tendo lá os melhores números, parece estar se estabilizando na casa dos 1.7 de demo, o que pode garantir-lhe uma nova temporada, tendo em vista que  NCIS: LA está passando por maus bocados. Por isso, marca presença na zona de possível renovação. Já Limitless apresenta uma boa média de audiência e principalmente pelo horário que é exibida sendo novata, está na zona de uma prossível renovação.

[FOX] Grandfathered, The Grinder & Scream Queens

As comédias tiveram bons números em suas estreias, mas com as quedas consideráveis em sua segunda semana de exibição as colocam na bolha, mas com probabilidade de irem para zona de cancelamento. Vale ressaltar que, se uma das duas chegarem a ser canceladas, a que está com mais probabilidade é The Grinder. Já a situação de Scream Queens chega a ser preocupante, principalmente pelo fato de ter sido uma das séries estreantes com maiores expectativas de audiência para uma estreia. O problema é que a série pegou um dia complicado, competindo com The Voice e procedurais de grande sucesso do CBS. E, com o passar das semanas, continuou caindo (o que é normal) e com os números dessa semana estando abaixo da média da FOX, a colocam numa situação complicada. Se a série continuar caindo pode correr risco de não ver a luz no fim do túnel, mas por enquanto permanece na bolha.

Séries da Quarta

quarta

[ABC] Modern Family, Black-ish & Nashville

Apesar de enfrentar Empire, Modern Family apresenta números sólidos que provavelmente lhe garantirão uma nova temporada. Black-ish apresentou até então uma média boa de audiência para o horário e se continuar assim terá grandes chances de renovação. A situação de Nashville é complicada, apesar de não ter grandes quedas durante suas semanas de transmissão, apresenta números abaixo da média do canal, o que lhe põe na zona de risco de cancelamento.

[CBS] The Middle, The Goldbergs, Criminal Minds & Code Black

A dupla de comédias das quartas da CBS que se saíram bem nas suas três primeiras semanas. A diferença é só que The Goldbergs faz melhores números que The Middle, o que faz com que a primeira tenha renovação mais certa que a segunda, mas se as duas mantiverem a média provavelmente terão suas respectivas renovações. Mesmo com as quedas usuais que ocorreram durante essas três semanas, não vejo um cancelamento para Criminal Minds, principalmente tendo em vista o spin-off que está por vir. Apesar de Code Black ter apresentado uma estreia uma pouco animadora, teve uma queda considerável em sua segunda semana de exibição e por esse motivo está situada na bolha, porém se tiver outras quedas, o que é normal, poderá correr risco de não ter uma nova temporada.

[CW] Arrow & Supernatural

Sendo a segunda série de maior sucesso do canal, Arrow é uma aposta de renovação certa. Supernatural estreou bem melhor do que poderia esperar, principalmente por ser exibida no horário de Empire, logo sendo veterana de longos anos e como o chefão do canal parece não ter planos de cancelamento, a série se encontra na zona de possível renovação, sem deixar de contar que se saiu melhor que The Vampire Diaries, The Originals, iZombie e Reign.

[FOX] Rosewood & Empire

Rosewood tem se saído bem e mesmo com as quedas durante as semanas, manteve números acima da média do canal o que lhe põe na zona de uma possível renovação que é o que aconterá se manter essa média. Já Empire é de longe o maior sucesso da FOX, já devia ter sido renovada e não há dúvidas disso, principalmente com os planos que o canal tem de lançar um spin-off sobre a jovem Cookie.

[NBC] The Mysteries of Laura, Law and Order: SVU & Chicago PD

A situação é preocupante para The Mysteries of Laura que, mesmo não tendo quedas drásticas durante essas três semanas, apresentou números abaixo da média do canal o que põe a série em risco de cancelamento. O problema de Law and Order não são os números, pois a série apresenta uma média até boa, o problema é horário no qual ela é exibida, ficando em penúltimo (vencendo apenas Supernatural). Por enquanto permanece na bolha, mas é provável que seja movida para a zona de possível renovação, mantendo esses números. Já Chicago PD está numa situação confortável, principalmente por liderar o horário no qual é transmitida, o que lhe deixa com boas chances de renovação.

Séries da Quinta

quinta

[ABC] Grey’s Anatomy, Scandal & How to Get Away With Murder

As três séries exibidas nas quintas pelo canal, apresentam números animadores, cada uma lidera seu horário, ou seja sucesso e lacração, o que lhe fazem ser apostas certas de renovação.

[CW] The Vampire Diaries & The Originals

É difícil dizer como serão as temporadas de ambas baseando-se apenas nos seus números de estreia. Mas vale comentar que apresentaram números menores que os de iZombie, o que pode ser preocupante principalmente para The Originals, no entanto, estão ambas na bolha por enquanto. Entretanto é válido salientar que os números de estreia de ambas foram superiores aos de Beauty and the Beast, drama veterano que teve sua renovação com números abaixo da média do canal. Então, tudo pode acontecer.

[FOX] Bones & Sleepy Hollow

Agora sei porque o canal planejou um crossover entre ambas. De um lado Bones, veterana do canal e com números que, mesmo abaixo da média, podem lhe garantir uma nova temporada, o que põe a série na bolha. Do outro Sleepy Hollow com números fracos, mesmo com retenção dos mesmos, chega a ser preocupante e com a sua jornada na temporada passada, acaba por correndo risco mais uma vez de cancelamento.

[NBC] Heroes Reborn, The Blacklist & The Player

Apesar da estreia animadora da série derivada do sucesso Heroes, Reborn apresentou uma queda considerável do segundo para o terceiro episódio, que se vê na bolha com uma situação desconfortável se continuar a cair. Já The Blacklist manteve uma média boa e, mesmo com a queda da última semana, está na situação de possível renovação. Quanto a The Player que, além de não ter uma estreia muito animadora, continua caindo, sendo a série de menor audiência do canal no momento e por ser novata, não deve voltar para uma nova temporada.

Séries da Sexta

sexta2

[ABC] Last Man Standing & Dr. Ken

Se fosse tomar a estreia de Last Man Standing como base seria um pouco complicado dizer seu destino mesmo sendo veterana e dado-se bem nas sextas em suas temporadas passadas, todavia, a série teve um crescimento no demo durante essas três primeiras semanas de exibição da fall e mesmo que Dr. Ken tenha tido uma estreia superior a ela, nessa semana a primeira subiu e a segunda caiu, o que por enquanto deixa as duas em situação de bolha. Se Last Man Standing crescer novamente e manter uma média boa tem mais chances de renovação do que Dr. Ken se continuar caindo, pois temos uma veterana e uma novata e todos sabem que é dada preferência às veteranas, não só nesse canal.

[CBS] Hawaii Five-0 & Blue Bloods

A sexta é uma dia complicado para qualquer canal e isso não é diferente com o CBS, de um lado Hawaii Five-0 que está entre os dramas menos assistidos do canal e mesmo que fique em segundo colocado no seu horário, se vê em maus bucados se os outros dramas saírem-se melhores que ele, até porque a série se encontra em último nos dramas de sexta e isso não é um bom sinal, por isso corre risco de cancelamento. Já Blue Bloods está em outras águas, não tem números de encher os olhos mas sai-se muito bem no seu horário e como veterana tem boas chances de renovação.

[CW] Reign

Reign teve os piores números de audiência da CW essa semana, algo comparável ao que ela marcava antes e alguns números feitos pela novata cancelada The Messengers, a diferença é que agora ela é exibida na sexta. Por enquanto está na bolha, mas acredito que o canal não vá cancelá-la, se continuar com esses números, apesar de que movê-la para a sexta foi mesmo que um tiro. Veremos.

[NBC] Undateable

Undateable é um caso diferente, foi renovada para uma segunda temporada com números baixos e teve um aumento para sua segunda temporada. Por enquanto permanece na bolha, pois mesmo com números abaixo de The Player, é incerto seu destino baseado apenas em sua primeira audiência, pois sendo veterana tem suas vantagens.

Séries do Domingo

domingo

[ABC] Once Upon a Time, Blood and Oil & Quantico

De um lado temos Once Upon a Time que não tem lá os melhores números, porém também não está abaixo da média e que não apresentou queda de audiência sendo um drama veterano, se encontra na situação de uma possível renovação. O mesmo aplica-se para Quantico que teve o melhor demo para um drama de domingo e se continuar assim poderá lhe garantir uma nova temporada. O caso de Blood and Oil é diferente, pois a série não apresenta uma boa média para o canal, mesmo que seja aos domingos e além de ter sido a única das três que apresentou uma queda, também fica em último no seu horário de exibição, por isso corre um certo risco de cancelamento.

[CBS] Madam Secretary, The Good Wife & CSI: Cyber

É difícil ter uma noção certa do destino das três séries que fazem a frente pelos domingos na CBS, no caso da primeira faz até numeros consideráveis, deixando The Good Wife e principalmente CSI: Cyber numa situação preocupante, mas tem de se levar em consideração que séries no domingo não costumam ter números fantásticos, garantindo a presença das três na bolha por enquanto.

[FOX] Brooklyn Nine-Nine & The Last Man on Earth

Ambas comédias que figuram o domingo junto com The Simpsons, que já está renovada, e Family Guy que é outra aposta de renovação certa. Levando em consideração o aumento que ambas tiveram em sua segunda semana de exibição, sendo comédias e além de tudo acima da média do canal, configuram uma situação de possível renovação. E no geral, os números de Brooklyn Nine-Nine são melhores, até porque é exibida mais cedo. Veremos o que vai acontecer durante as próximas semanas.

Então a situação das séries na nossa primeira análise ficou assim:

zonaderenovação 1ª Análise

bolha 1ª análise

zona de cancelamento 1ª análise

Obs:

  • As análises aqui levam muito em conta o canal no qual cada série faz parte, dia da semana e horário que é exibida, mas mesmo assim não é algo de certeza, pois ninguém aqui é dono de nenhum canal, são apenas previsões embasadas na análise dos números de audiência, então tudo pode acontecer e podemos ser sempre pegos de surpresa.
  • Demo é uma abreviação de “demographics”, e representa alguns segmentos da população dos Estados Unidos. A que é levada mais em consideração é a 18-49, pois representa a parte da população muito difícil de ser atingida pelos comerciais e por isso torna-se alvo de maior investimento dos canais. Por isso procedurais como NCIS e CSI, que tidos por mim como coisas chatas e entediantes, vão tão bem e possuem tantas temporadas, por fazerem sucesso no público adulto, o mesmo é válido para The Big Bang Theory e Empire.

O que acharam? Não deixem de compartilhar suas opiniões conosco! Agradeço a todos que conferiram nossa primeira Análise baseada em Audiência. Em breve voltaremos com novidades conforme o decorrer da fall e a estreia das séries. Até a próxima!

nettao

gostou da matéria? deixe um comentário!

  • Pati de Jesus

    HTGAWM só perde audiência, essa tabela está sem fundamento.

  • Pingback: Fall Season 2015: Datas de estreia | Panela de Séries()

  • Tainá Rezende

    Hawaii Five-0 ainda existe…como assim!?

  • Caroline Azevedo

    Pooo, faltou Significant Mother hein? hahaha

    • Oi Carolzinha, não pus Significant Mother pois não é uma série de Fall, mas pelo que pesquiso ela tem números comparados aos de Beauty and the Beast. Eu nunca entendi o motivo de BatB ser renovada mesmo com a menor audiência do canal, por isso é difícil dizer o que vai acontecer com SM, principalmente por ser uma série novata e a sua baixa audiência pode ser decorrente de ser uma série de summer (onde as audiências não são lá as melhores).

      • Caroline Azevedo

        É, tô achando q não vai ser renovada, vejamos. BATB é renovada pq tem mta repercussão na internet, não só nas redes sociais, mas como no Hulu e afins 😉

    • Por mim podem cancelar Reign e renovar Significant Mother e BATB!

Antonio Netto

Estudante de Engenharia Química. Pernambucano engraçado, dono de uma gargalhada única e de um sotaque marcante. Apaixonado por comida, séries, química e cálculos. Até gosta de estudar mas, sempre que pode, está pelo mundo curtindo e falando da vida alheia.


Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu