Panela de Séries » Arquivos Gypsy - S01E10 - Black Barn [SEASON FINALE] - Panela de Séries

Posts Populares

Gypsy – S01E10 – Black Barn [SEASON FINALE]

Season Finale e o que temos? Um misto de sentimentos por esse episódio. Confesso que o desfecho não foi exatamente como esperava, mas também não foi decepcionante. Os conflitos de Jean vem à tona, finalmente conhecemos a misteriosa Melissa e Michael descobre, pelo menos em parte, a vida dupla da esposa.

“O momento da transgressão geralmente é curto, quase imperceptível.” Com essa frase iniciamos a viagem pelo último episódio dessa série tão profunda e brilhantemente interpretada por Naomi Watts.

Logo na primeira cena, Jean conversa com seu supervisor e em seguida com o detetive responsável pelo caso de desaparecimento de Alisson. Ela tenta falar com a garota, sem sucesso. Ao encontrar Tom, ele afirma que não tem nada a ver com esse desaparecimento e que na verdade está preocupado também.

Diane recebe Sidney em seu apartamento e induz a garota a descobrir sobre o noivado de Sam, que aconteceria no mesmo dia. Ela convence Sidney a ir ao local e as duas ficam escondidas observando o evento. Em certo momento, Diane pede a ela o celular pra tirar uma foto de Sam e aproveita para apagar o post do Instagram em que as duas apareciam.

A noite, já em casa, ela parece alucinar, ou sonhar, que ela e Sidney são a mesma pessoa.

No dia seguinte, Sidney vai ao escritório de Michael confrontar Alexis sobre a História da Montanha Russa, que Diane enviou para ela como sendo a autora, mas a garota achou na internet a autoria de Alexis. Ela entra no escritório de Michael e parece ver a foto de Diane/Jean e Dolly sobre a mesa.

No consultório, Jean está atendendo Claire, que lê a “falsa carta” de Rebecca emocionada. Jean pede desculpas a Claire por não estar tão presente aqueles dias e diz que de certa forma pode ter se identificado com Rebecca, uma vez que também tem problemas de relacionamento com a mãe.

Enquanto isso, Alexis conta a Michael sobre a visita inesperada de Sidney ao escritório e sobre as perguntas dela. Quando ela menciona que a garota afirmou que o texto era de Diane Hart, Michael aparenta ficar em choque. Em seguida ele dá em cima de Alexis, afirmando estar sendo legal com as pessoas erradas. Alexis rejeita a investida dele.

Já em casa, Jean queima as anotações que mantinha escondidas sobre sua relação com Alisson e se assusta com um carro do outro lado da rua, como se alguém a estivesse observando.

Quando Michael chega, eles sentam pra conversar e Jean confessa que está tendo problemas e que está com medo. Ela conta que abrigou Alisson no apartamento e agora a garota está desaparecida. Michael fica furioso com essa revelação, principalmente por ela ter escondido a existência do apartamento por tantos anos e a confronta sobre a sua dificuldade de comprometimento.

Jean procura a mãe após a briga e ela a orienta a dizer a Michael que vai, finalmente, se desfazer do apartamento. Jean aproveita para pegar algumas coisas suas na casa da mãe, inclusive uma fita onde ela grava os dados pessoais de Diane. Enquanto isso, Michael encontra um pedaço dos papeis que Jean queimou, onde está escrito ‘foi bom ser Diane’.

No dia seguinte, ele pede a Jean a chave do apartamento e quando chega lá, encontra uma garrafa de whisky e dois copos em cima da mesa, indicando que ela bebeu com alguém ali.

Sam volta ao consultório para uma última sessão de despedida e mais uma vez, Jean tenta dissuadi-lo do noivado e convencê-lo de que no final das contas, Sidney não é tão ruim assim. Ela mente que Sidney a enviou um e-mail demonstrando preocupação com Sam. Ele sai dali confuso e vai ao apartamento de Sidney, onde fica abraçado com o cachorro dos dois.

Finalmente conhecemos Melissa, quando Jean a encontra. Não fica claro o tipo de relação que elas tiveram, mas certamente foi alguma coisa íntima que acabou “destruindo” a vida de Melissa.

Jean recebe um telefonema do detetive que investiga o caso Alisson. Ele diz que Tom mencionou um apartamento no sentido Oeste onde a garota se hospedou. Jean entra em pânico e corre para tirar tudo o que é seu de lá. Acidentalmente ou não, fica pra trás uma foto da mãe de Jean.

Jean vai á escola de Dolly palestrar sobre bullying. O auditório está cheio, Michael também está assistindo e todos a prestigiam. Enquanto isso vemos Sam chegando a um bar para encontrar Emily, mas voltando atrás, dando a entender que vai desistir dela. Em seguida vemos Alisson desacordada no banco de trás do carro de Tom. O episódio termina com Sidney chegando de repente ao auditório onde está acontecendo a palestra e Jean a vê, as duas sorriem uma pra outra, dando margem a vários tipos de interpretação. Esse final deixa muitas questões em aberto e por isso os sentimentos são mistos nesse episódio.

Se pensarmos bem, o nome da série tem tudo a ver com a personagem principal. “Gypsy”, em tradução literal significa “Cigano”, povo conhecido por sua liberdade, por não se fixarem em um lugar apenas e por seu desejo contínuo de celebrar a vida. A maior dificuldade de Jean/Diane era o comprometimento com uma vida que ela achava monótona, sem aventuras, sem transgressões, rotineira. Parece que seu padrão de comportamento durante a vida toda foi fugir da “vida perfeita” e como Diane, ela podia realizar os seus desejos sem julgamentos. O que faz disso um comportamento ainda mais doentio do que já aparenta ser, é o fato dela se envolver tão profundamente na vida dos seus pacientes. A forma de transgressão que ela encontra é encarnar como pessoal aquilo que ouve no consultório. Apesar das críticas, pra mim, a série é muito bem feita e acerta na construção desse personagem tão profundo. Episódio por episódio vamos conhecendo e entendendo melhor essa mulher que aprendemos a amar e odiar ao mesmo tempo.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Júlia Curi

Mineira, 28 anos, psicóloga. Ah, e aquariana, precisa dizer mais?! Apaixonada por séries, fã de carteirinha de maratonas infinitas, mas nova nesse mundo de escrever sobre elas!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu