Posts Populares

Kidding – S01E05 – The New You

“Punch your fucking father in the face”

Depois do tiro que foi o último episódio, a expectativa estava alta pra este. Não posso dizer que fiquei decepcionado, porque Kidding sempre entrega um ótimo trabalho, mas tenho que dizer que esperava um pouquinho mais.

Esse episódio me pareceu mais centrado no pai de Jeff, mostrando como ele afeta todas as pessoas ao seu redor. E isso já fica claro logo no início do episódio, quando vemos Jeff sendo pressionado durante um jogo de Hóquei. Não é de hoje que Sebastian (o pai) vem se mostrando uma pessoa controladora, que manipula as outras. Ele manipula Jeff, desde o começo da carreira na TV, como deixa claro no episódio. Agora controla a irmã. É tudo um jogo de interesses, e aposto que o pai de Jeff lava dinheiro ou tem alguma falcatrua nessa história.

Enfim, o ranço fica maior nesse episódio porque ele se infiltra na vida de Jeff de um jeito surreal. Primeiro sugerindo um novo show, um espetáculo no gelo, em que Jeff não será Jeff. Na verdade, a contratação da patinadora foi um soco no estômago do nosso astro, porque ele não quer ser substituído. Ele mesmo admite que gosta de ser valorizado pelas pessoas, que gosta de dar significado pra vida delas. Isso é um pouco arrogante, mas também pode ser um fardo, se considerarmos aquele encontro que ele teve há uns episódios atrás. Sebastian também se mostra controlador nos detalhes, como a aliança que Jeff não está usando durante a gravação. Isso, aos poucos, vai minando a relação dos dois, vai destruindo Jeff, obrigando-o a ser alguém que não, a fazer coisas que não quer. Tem o fato de ele se meter com Will também, querendo controlar o neto, no caso com as drogas. Eu entendo a preocupação, mas não aceito a abordagem. Teve uma atitude escrota, pra depois dar lição de moral. E isso deixa Jeff possesso, pois ele vê que está perdendo cada vez mais espaço e controle da sua vida pra seu pai. Por fim, Dee Dee (a irmã de Jeff) também se vê encurralada pelo pai, pois num primeiro momento ela foi convencida por ele que herdaria todo o império, mas depois ele não deixa nem ela dar vida a um novo personagem. Contando com sua vida pessoal bagunçada também, Dee Dee acaba se tornando mais uma pessoa miserável nas mãos do pai.

Kidding é um show de sutilezas. Cada detalhe do episódio vai resultar em alguma coisa, não importa em que momento. Por exemplo, os sapatos azuis de Jeff. Primeiro eles são como um objeto de independência. Algo que ele está comprando pra ser uma pessoa diferente, uma versão diferente de si mesmo. Mostra a confiança que ele sente quando usa os sapatos, a pessoa diferente que se torna. Logo nas primeiras cenas, no restaurante com Vivian, quando ele se vê numa situação de extremo nervosismo e acaba se abrindo com ela. Apesar de ela não dar muita bola pra confissão, não podemos deixar em branco a questão de ele próprio admitir que é uma bomba-relógio, que está cheio de raiva e rancor, mas que segura tudo dentro de si.

Os sapatos também aparecem em outros dois momentos importantes. Primeiro quando eles estão na pista de patinação, e ele quer pagar lanche pra todo mundo, como uma boa pessoa, confiante com aqueles sapatos, mas tem o cartão negado. E por quê o cartão foi negado? Porque justamente não é do feitio de Jeff comprar coisas novas, coisas caras. Ele é um cara de vida simples, um cara que vive e se contenta com pouco, como um relacionamento de 6 semanas. O cartão havia sido bloqueado por uma compra suspeita, a dos sapatos. E nesse momento ele volta a ser quem sempre tem sido. Outro momento que os sapatos aparecem é quando ele cheio de confiança vai atrás do seu pai, pra tirar satisfação, botar um ponto final nessa relação abusava. E quando ele chega lá está a patinadora que fará o papel de Jeff no espetáculo do gelo. A cena dele entregando os sapatos pra ela é muito simbólica, pois representa justamente ele sucumbindo ao pai novamente. Ele entregando esse Jeff confiante, forte, capaz, nas mãos do pai mais uma vez.

Eu vejo Kidding como uma série que pode acontecer desgraça a qualquer momento. E lembra quando eu disse que os detalhes fazem toda a diferença? Justamente! Aquela vez que Jeff deixou o forno ligado… parece que todo o gás que ficou na casa pode resultar em uma nova perda pra Jeff. Mas são cenas pros próximos capítulos. Assim como a validade de seu relacionamento com Vivian, que tende a ficar mais forte com o tempo, mas cada vez mais frágil também.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Gerson Elesbão

Um @gerson incomoda muita gente, um @gersonrealoficial incomoda incomoda incomoda muito mais! É DC, é Marvel, é Netflix, é reality. Se a série for boa, chama no probleminha, bebê!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu