Posts Populares

#NowPlaying: Tributo à Aretha Franklin

Aretha: R-E-S-P-E-C-T! #TQR

Uma das maiores perdas do cenário musical foi a de Aretha Franklin, em agosto desse ano. Dona de uma poderosa voz e músicas com fortes mensagens, Aretha é sem sombras de dúvidas uma das maiores inspirações de várias cantoras que surgiram depois. Durante toda sua trajetória musical, teve em sua carreira vários sucessos ainda hoje reconhecidos, apesar que apenas “Respect” alcançou o topo da Billboard, porém dona e proprietária de 21 grammys. Mesmo sendo bastante discreta em sua vida pessoal, sua inconfundível voz e a intensidade de suas interpretações, nunca passaram despercebidas.

Conhecida como ‘Queen of Soul‘, mesmo com seu distanciamento dos palcos enquanto viva, seu nome sempre é lembrado em realities musicais quando um participante escolhe um dos seus grandes hinos, o que mostra o quanto ela continua ainda influenciando cantores dessa nova geração. Pensando nisso, o Panela de Série irá homenagear esse ícone musical listando as melhores performances de suas músicas nos realities musicais.

Kirsten Joy Vs Toni Warne (The Voice UK, Season 1) – “Think”

Das músicas selecionadas para o tributo, confesso que a menos conhecia somente pelo título seria “Think“, porém o refrão me soa bastante familiar. A canção é de autoria da própria Aretha e outro parceiro, com esse refrão de apesar de bem simples, tendo por trás dela uma mensagem de poder feminino e até mesmo uma percursora de “Respect“, já que ambas tem uma letra onde a mulher se impõe diante do seu parceiro. Ainda na primeira temporada do TVUK, Jessie J sabiamente escolheu a música para uma de suas battles, resultando num belo embate, onde ambas acts demonstraram muito poder e força, tanto nos vocais, quanto na atitude. Particularmente, amei a música como um duelo e acho que poderia ser mais aproveitada nos realities, pois oferece ótimos momentos para o act se destacar vocalmente, além desse arranjo mais energético e animado. Além dessa battle, indico outra performance da música, também do TVUK, dessa vez uma apresentação solo nos Knockouts.

Brooklynne Richards (TVUK, Season 5)

Tamar Davis (The Voice US, Season 10) – “Chain Of Fools”

Essa é mais uma música com uma batida mais animada e um refrão chiclete que fica em nossas mentes, além de representar novamente a voz da mulher diante de um homem, soando mais como um desabafo feminino, importante principalmente quando lançada num momento, 1967, onde mulheres não tinham toda essa liberdade de hoje. Interessante que acho ela bem parecida com “Think“, tendo uma dinâmica e uma letra que trata de temas semelhantes, porém elas são de diferentes álbuns e “Chain Of Fools” não ser um composição da Aretha. A performance escolhida eu amo, achei que Tamar conseguiu imprimir muita personalidade na interpretação, conseguiu bem dar conta vocalmente desse grande clássico, sem contar em sua confiante presença de palco. Outros bons covers dessa song, foram da Sugar e Leo, que apesar de vocalmente não ser tão atrativas, gosto de como ambos se divertiram em suas performances.

Sugar Jones (TVUS, Season 7) | Leo Abisaab (TVAU, Season 7)

Sugar Joans (The Voice US, Season 7) – “I Say A Little Prayer”

Essa canção não foi escrita originalmente para a Aretha, mas sim para Dionne Warwick, porém sua versão da música, ainda lançada menos de um ano depois da song original, fez bastante sucesso e para muitos a música é lembrada e diretamente associada a nossa ‘Queen Of Soul’. A canção tem uma letra mais romântico, uma certa melosidade, associada com um arranjo mais suave e ainda um coro de fundo que cria todo um estilo meio gospel na canção. Para representar esse hino dos ainda últimos românticos, trouxe a performance da Sugar, aparecendo aqui novamente, por conta que achei que vocalmente é de longe sua melhor performance vocal, onde explorou um lado mais suave, os refrões em alguns trechos não me agradam tanto por conta que soam um pouco estridente demais pra mim, porém não tem como negar que é um ótimo cover pra canção. Outro cover em reality que gosto é da queridinha kids Gina.

Gina Philpot (TVUK KIDS, Season 1)

Louisa Johnson (The X Factor UK, Season 12) – “Respect” 

Respect” é um dos grandes sucessos de Aretha, sendo considerada como um hino feminista da época e um dos seus maiores sucessos. Interessante que a música na verdade trata-se de uma regravação da banda Otis Redding, porém na voz de Aretha ela obteve um sucesso muito maior, foi bastante ousado e inteligente dessa vez sendo uma mulher exigindo respeito, até mesmo porque naquela época, ainda hoje aliás, são mulheres que são desrespeitadas por motivos mesquinhas e extremamente machistas. Assim, Aretha relançou a canção com um novo arranjo, acrescentando um novo verso e marcando o cenário musical com uma música símbolo da luta feminina por direitos iguais. Representando esse hinão atemporal, trouxe essa linda e forte versão da Louisa Jhonson, que aliás tem um timbre forte e com essa roquidão nos agudos, que aliás me lembram da maravilhosa Aretha. Outras performances em realities, não tão boas quanto Louisa, temos da Bupsi que fez uma performance mais focada no entretenimento e da Autumn que fez uma versão corretinha.

Bupsi (TXFUK, Season 12) |  Autumn Turner (TVUS, Season 12)

Amanda Brown (The Voice US, Season 3) – “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”

Diante das pesquisas que fiz para encontrar os covers em realities das músicas de Aretha, essa foi de longe a que encontrei com maior número. A música pertence ao inspiradíssimo álbum “Lady Soul“, um título que representa bem as músicas sempre com a mulher como protagonista, todas com uma forte letra e interpretação cheias de personalidade e sentimento. “A Natural Woman” tem um arranjo lindíssimo, amo como a música começa de uma forma mais intimista e vai crescendo aos poucos, até explodir no refrão, assim só uma mulher com vocais poderosas e muita personalidade pode realmente interpretar uma canção dessa patamar. Por gosto particular, minha versão favorita é da Amanda Brown, que conseguiu majestosamente fazer um belo trabalho com a canção, com uma empolgante e vocalmente impressionante performance. Outras performances que gostaria de destacar, seria da recente apresentação da Scarlet e também Lola, ambas do TVUK, além da competente performance da Brooklin no TVUS.

Scarlett Lee (TXFUK, Season 15) | Lola Saunders (TXFUK, Season 11) | Brooke Simpson (TVUS, Season 13)

Sisaundra Lewis (The Voice US, Season 6) – “Ain’t No Way”

Eu amo todas as músicas dessa lista, porém “Ain’t No Way” é a minha favorita dentre todas. Também um grande sucesso do álbum “Lady Soul“, esse hino foi composto por uma irmã de Aretha. Novamente aqui, temos uma letra forte onde uma mulher conta tudo que sente diante do relacionamento que vive, um desabafo forte e cheio de sentimento, com versos impactantes do tipo “It ain’t no way for me to love you, if you won’t let me”, uma letra que trás um certo desespero e angústia, o que fica mais nítido na interpretação de Aretha. Não só essa é a minha música favorita da Aretha, mas também aqui tem o meu cover favorito em realities de uma canção dela, Sissaundra de uma forma excepcional consegue fazer jus a performance original, com vocais assustadoramente impecáveis e uma interpretação digna de aplausos, aliás dentre todas aqui, acho que é a interprete que tem o estilo mais parecido com a grande diva. Sendo uma música que amo forte, gosto de vários outros covers, no próprio TVUS com Sasha e Hannah, Mya no TVUK e por fim até a performance da Gaby no Idol me agradou bastante.

Sasha Allen (TVUS, Season 4) | Hannah Houston (TVUS, Season 10) | Mia Sylvester (TVUK, Season 5)Gabby Barrett (AI, Season 16)

Menções Honrosas

 Amber Riley (Glee, S02E17) – “Ain’t No Way”

Apesar desse tributo ser baseado em performances de realities, não tinha como não incluir o Glee que foram responsáveis por grandes covers de diversos artistas, incluindo a maravilhosa Aretha. Amber Riley é dona desse cover poderosa e cheio de emoção ainda na segunda temporada, seus vocais me trouxe bem aquele sentimento de desespero que a música pede, com essa rouquidão maravilhosa nos agudos, pra completar ainda tem esse coral maravilhosa no fundo, aliás fica bem nítido a forte inspiração musical. Aliás, foi a própria Amber que foi responsável por mais dois maravilhosos covers de Aretha, além de uma performance em trio para o sucesso “I Say A Little Prayer“.

“I Say a Little Prayer” (S01E02) | “Respect” (S01E01) | “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” (S05E15)

Então pessoal, termino aqui o nosso primeiro tributo do #NowPlaying. Pretendemos lançar mais outros, para isso contaremos com os seus feedbacks e vamos deixar a escolha de vocês quem será o próximo homenageado.

Abraços e até o próximo #NowPlaying!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Michel Araujo

Meio baiano, meio sergipano, já passou dos 20 anos e um sofrido estudante de engenharia, com uma personalidade cheia de atitude e uma leve ousadia. Viciado em séries, realites e músicas, vai me encontrar sempre por aí escrevendo reviews, numa diversidade de gêneros de série e programas de TV.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu