Posts Populares

Orange Is The New Black – S03E07 – Tongue-Tied

A.K.A. Norma Romano’s appreciation thread. Haters, gentileza evitar.

OITNB tem muitos temas recorrentes, mas poucos são tão predominantes ou tão poderosos quanto a sombra constante de solidão e a necessidade de conexão. Em “Tongue-Tied”, finalmente mergulhamos no passado de Norma e descobrimos o que faz seu coração tão gentil e mantém seus lábios selados.

13est-img-otrc-orange-is-the-new-black-Annie-Golden-Norma

Vemos Norma como uma linda jovem que procura abrigo com um grupo de indivíduos em um retiro defendendo a transformação espiritual. Ela parece movida pelas palavras do líder masculino carismático que estende a mão para ela e pergunta por que ela está lá. É nesse ponto que sabemos que Norma tem uma gagueira debilitante e, para não ser compelida a revelar-se ainda mais, o líder garante que ela nunca foi de falar com ele, que ele pode ouvi-la muito bem e, mais importante, que ele está feliz que ela está lá. Os dois acabam se casando em uma cerimônia que o casamento inclui um grande número de outras moças saudáveis, algo que dói claramente em Norma.

Mas Norma não é nada além de leal, e ela fica com seu marido, mesmo depois do grupo ser dissolvido. Mas, em vez de ser grato por encontrar uma adorável e gentil parceira, o marido de Norma se enraivece. Desolada, Norma o mata, empurrando-o de um penhasco e, com raiva, chamando-o de “filho da puta”.

A partir daí é que vemos o dia a dia de Norma na prisão com novos olhos. Sempre fui atraído pela personagem, mas agora é que sinto realmente uma “mágica” em torno dela. As pessoas se sentem melhor quando estão na presença de Norma porque ela é boa, amável e aberta para os outros. Em um lugar como Litchfield, tal ligação não é nada menos que um milagre.

Mais importante, ainda, é que Norma começa a apreciar o seu dom, distanciando-se de Red e concentrando seu tempo e atenção em pessoas que realmente a apreciam. As pessoas podem não ser capazes de retribuir, mas mesmo assim a respeitam – algo que fez falta ao longo dessa vida. As pessoas estão finalmente vendo o valor da bondade de Norma, sem querer explorá-la. Quem é ela para recusar isso?

oitnb-307-1
Mas é uma coisa complicada, mesmo assim, a ideia de que as pessoas buscam Norma como fonte de uma maior sabedoria que talvez ela não possa oferecer. Embora ela não possa pregar para seu rebanho da forma como seu ex-marido podia, há um reconhecimento implícito de serviços que estão sendo prestados. Em algum momento a sua “família feliz” pode ficar insatisfeita. O que acontece a partir daí poderia realmente partir o coração.

Em última análise, Norma está oferecendo consolo para quem quer estar com ela e Litchfield, como sempre, está cheia de pessoas à procura de qualquer tipo de conforto que pode obter, seja Daya implorando a seu feto para obter respostas quanto ao futuro ou Sophia e Gloria lutando para continuarem boas genitoras mesmo atrás das grades, ou até mesmo Caputo tentando descobrir onde ele se encaixa na nova estrutura da cadeia. As pessoas estão no fundo do poço em Litchfield, à procura de um caminho para a frente, embora quase todos estejam errados. Mas se a escolha em última análise se resume ao calor mudo de Norma ou ao empório de calcinhas sujas de Piper, tô com a Norma e não abro mais uma vez.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Henry Kapranos

Se quiser falar de amor, fale com o Marcinho. Comigo você vai falar sobre reality shows, pop trending e cultura de gênero.


Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu