Posts Populares

Orange Is The New Black S03E09 – Where My Dreidel At

Enquanto eu escutava Losing My Religion

Eu nunca imaginei que eu precisaria de um flashback sobre Leanne. Eu nem tenho certeza que eu lembrada do seu nome ao final da segunda temporada, apenas que ela passou a maior parte de seu tempo na lavanderia com outra noiada de metanfetamina e parecia bastante feliz com sua existência.

Então, quando eu percebi que esse episódio permitiria conhecer a história por trás de Leanne, eu não estava completamente animado. E ainda por cima que “Where My Dreidel At” seria um dos melhores episódios da temporada, conseguindo fazer sentido acerca de um personagem sem sentido, e ao mesmo tempo tirando o foco de um tema que tinha borbulhado nos oito episódios anteriores.

orange-is-the-new-black-recap-episode-309-where-my-dreidel-atA fé sempre foi um pilar em OITNB, mas apenas quando necessário. Sister Ingalls e suas crenças sempre foram centrais para a discussão religiosa sobre o programa, e o mesmo pode ser dito de pontos de vista extremistas de Pennsatucky, embora grande parte tenha sido abrandada com o tempo. Mas a season 3 tem dado mais tempo e cuidado para a questão de fé e crença e como ele pertence à vida, tanto dentro como fora da prisão. Quando começamos a vê-la, Leanne é uma adolescente. Nós, então, vemos ela em um milharal trocando de roupa, como uma adolescente típica depois de uma noitada. Mas isso não é o caso de Leanne – ela retorna de seu Rumspringa, escolhendo ser batizada e retornar a seu estilo de vida Pennsylvania Dutch (uma ideologia semelhante aos anabatistas ou amishes).

É surpreendente, mesmo porque sabemos onde Leanne acaba. Mas somos capazes de testemunhar seu batismo na Igreja e como ela está feliz por estar de volta para casa com sua família. Antes de tudo é interrompida por policiais uniformizados, segurando a velha mochila de Leanne contendo sua identidade e alguns comprimidos de metanfetamina. Leanne é forçada a volta, algo que ela faz com relutância, e desta vez quando ela retorna à sua comunidade ela é evitada, ignorada pelos anciãos. Embora sua mãe esteja ao seu lado, seu pai só vê a situação como algo que condena seus negócios e, para proteger sua família, Leanne deixa a comunidade.

oitnb-309-2Seria fácil, mesmo que esperado, tirar sarro da educação amish de Leanne, mas ao retratar a fé de Leanne sem julgamento, a série na verdade traduz milimetricamente sua personagem. Ela é, naturalmente, obcecada com a tentativa de determinar o que a Igreja de Norma é, porque ela sabe que vai ser atacada, escarnecida, menosprezada por sua fé e que a única maneira de sobreviver é ser confortável e confiante em suas crenças.

E, nesse ponto em Litchfield, a paz está em falta. Gloria e Sophia têm uma queda para um incidente violento envolvendo seus filhos, uma situação que Aleida só agrava. Lolly quebra uma janela e, na sequência, rouba um enorme caco de vidro, algo que Alex acha bem suspeito, tão suspeito quanto o notebook em que Lolly mantém o controle da rotina diária da querida Vause. E a pobre Piper está sendo tentada por uma Stella completamente nua no banheiro, enquanto perde a paciência com a paranóia de Alex, uma situação que não surpreende e termina com Piper e Stella se beijando.

HeaderA paz é grande, mas pelo que parece Litchfield vai precisar de mais do que gentileza e tranquilidade para se estabilizar.

Henry

gostou da matéria? deixe um comentário!

Henry Kapranos

Se quiser falar de amor, fale com o Marcinho. Comigo você vai falar sobre reality shows, pop trending e cultura de gênero.


Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu