Posts Populares

Panelaço: Os Melhores Realities Exibidos na MTV Brasil

Quer um reality com muita gritaria, confusão e polêmica? MTV é a sua melhor opção!

A MTV é uma emissora de grande referência para a música como o seu próprio nome já sugere. Originalmente a emissora era mais voltada para clipes musicais, com uma programação direcionada para o público jovem, apresentado por vários apresentadores que foram denominados como video-jockeys (VJ’s). Inegável a contribuição da MTV ao mercado fonográfico, porém com o passar dos anos e principalmente aqui no Brasil após a venda da MTV em outubro de 2013, o canal passou por uma grande reforma em sua grade e investido mais em realities e séries, e menos em programais musicais ou de humor como ela costumava investir antes.

Inegável a febre e o grande sucessos dos realities shows, virou mania nacional de grande impacto em especial nas redes sociais. Os realities exibidos aqui na nossa MTV tem grande apelo pela espontaneidade dos participantes e as polêmicas que são criadas na exibição deles. Os comportamentos e atitudes dos participantes geram reações diversas nos expectadores, com uma relação de amor e ódio, mas o mais importante nos realities da MTV não é ser o mais querido, até porque eles não disputam prêmios que dependem da aprovação do público, mas sim mostrar ao que veio e permitir ser quem realmente é, o que trás no programa esse ar de mais espontâneo e real.  Diante da minha mania com os realities da MTV, resolvi fazer o panelaço com o ranking dos melhores que já foram exibidos aqui no Brasil, das mais diversas temáticas e focos.

6. Just Tattoo of Us

Dentre todos da lista, acredito que esse é o mais despretensioso, com uma dinâmica bem simples e apenas com o intuito de entreter os telespectadores afim de ri das escrotices ditas e tatuadas no programa. Apresentado por Charolotte Crosby e Stephen Bear, ambos aproveitados de outros realities como Geordie Shore e Ex On The Beach, acredito que o programa foi mais uma forma de aproveitar o carisma de Charlotte que tinha deixando o elenco de Geordie Shore, já a escolha do Bear eu não sei muito bem o motivo, talvez seja pelo seu envolvimento com Charlotte ou para apimentar o programa, já que ele gosta de causar bastante com seus comentários e atitudes bem escrotas e sem noção. O reality funciona com uma dupla que irá ser tatuada com o desenho elaborado pela sua respectiva dupla, com tatuagens na maioria das vezes bem vergonha alheia que representa um momento vivido da pessoa tatuada. Até então o formato com apresentadores e tatuadores fixos por temporada, conta com a segunda temporada sendo transmitida no momento e por enquanto é apenas uma opção para assistir às vezes, mas não acompanhar por não ter uma sequência que possa prender o telespectador, o que também pode ser bom para quem não curte acompanhar sequencialmente.

5. Jovens e Mães (16 and Pregnant/ Teen Mom)

Esse é o programa de maior impacto social da MTV e com uma temática bastante séria, a gravidez na adolescência. A série americana acompanha a vida das meninas desde 2009, com o drama vivido em suas famílias por conta da gravidez inesperada e continuou acompanhando o cotidiano das garotas até 2016, mostrando sua evolução e maturidade em cada temporada. A série original é 16 and Pregnant que já conta com 5 temporada (2009 – 2014) que conta com 3 spin-offs: Teen Mom (Teen Mom OG), Teen Mom 2 e Teen Mom 3, onde cada uma delas conta com o cast de uma das seasons do reality original. É uma ótima opção para quem curte um bom drama com uma pegada de documentário, além de também pode identificar nas meninas um perfil comum nos dias atuais, um problema social preocupante por conta dos outros problemas que podem desencadear, no programa mesmo vemos caso de abandono da escola, abandono dos seus parceiros ou pais, depressão, entre outros.

4. Catfish

REALITIES MTV BRASIL3

Com uma temática bem diferente dos realities que já existiam por aí, Catfish apostou no mundo virtual e mais claramente em desvendar o grande mistério que são os perfis fakes, a verdade por trás da tela que esconde por vezes os chamados catfishes. O formato original é uma produção americana e conta com a apresentação do Nev e Max, contando com cinco temporadas desde 2012. Com a boa repercussão do reality no Brasil, a MTV apostou numa versão brasileira com Ciro e Ricardo a frente, responsáveis pela investigação de cada caso exibido no episódio e em fazer o contato entre a suposta vítima e o possível fake. O mais interessante do programa é o suspense que ele carrega, talvez incomode alguns por conta do roteiro que ele apresenta para tornar a mais busca mais interessante e menos previsível, mas é essa a enrolação que é o charme da produção e o que nos prende em cada episódio.

3. De Férias Com O Ex (Ex On The Beach)

REALITIES MTV BRASIL2.jpg

Se tem um reality que foi feito para causar, com certeza foi o Ex On The Beach, até porque a ideia de reunir ex’s numa só casa já sabemos bem que podemos esperar bastante brigas e um clima nada agradável entre os participantes. A versão original é britânica e já conta com 7 temporadas desde 2014 e um elenco com carinhas às vezes conhecida pelo grande público, aproveitando estrelas de outros realities ou ex participantes do próprio programa. A dinâmica do jogo é que na verdade tudo se baseia na convivência de várias mulheres e homens que precisam lidar em conviver com novas pessoas na casa e a chegada repentina de algum ex, sendo que o clima da casa é de total pegação, festas e bebidas, além do terrível “tablet do terror” responsável por anunciar a chegada de novos ex’s e criar situações no mínimo desconfortáveis, o que gera ainda mais confusão. Em 2016, o Brasil resolveu apostar na franquia e criou a sua versão do reality que teve bastante repercussão, apesar que a versão nacional se mostrou mais leve e menos polêmica que a britânica. Exibindo para a segunda temporada, o reality deu uma grande melhorada em relação à primeira, apostou num elenco com mulheres muito mais polêmicas e de forte personalidades, além da edição que tem acertado bem na exibição dos episódios que sempre tem algum barraco em vista.

Nós paneleiros inclusive, já nos rendemos a versão e estamos fazendo as reviews dos episódios, caso você queira conferir clica AQUI.

2. Franquias Shore (Geordie Shore, Acapulco Shore e Super Shore)

REALITIES MTV BRASIL

Acredito que a franquia Shore é o favorito da maioria e a mais antiga das citadas aqui no panelaço. A dinâmica do reality é bem simples, reunir pessoas loucas e de personalidade forte para passarem juntos umas férias, regadas a festas, pegações, brigas e muito álcool. A versão americana já extinta Jersey Shore foi a primeira versão da franquia que apesar do grande sucesso foi exibida apenas 6 temporadas em três anos. Apesar da grande repercussão da franquia original, sem sombras de dúvidas a versão UK, Geordie Shore, é a melhor franquia já produzida do reality, prova disso é que está no ar desde de 2011. O grande sucesso da versão britânica deve-se a participantes carismáticos e irreverentes como a Charlotte Crosby e Vicky Pattison, ambas já deixaram a atração, porém ser tornaram personalidades da mídia bastante influentes. O elenco passou por diversas modificações ao longo dos anos e uma 16ª temporada já está sendo preparada para o próximo ano. Com o sucesso no US e UK, a franquia se espalhou para a Espanha que não obteve muito sucesso com seu Gandía Shore, mas no México o Acapulco Shore acabou sendo muito bem aceito pelo público e já apresentou 4 temporadas em 3 anos. Aproveitando do sucesso da versão mexicana, a MTV espanhola reformulou a ideia do programa e apresentou o Super Shore que misturava participantes das versões espanhola e mexicana, além do brasileiro Igor que participou do AYTO BR e a polêmica Elettra, dessa vez a versão deu muito certo e no momento tem exibido no Brasil sua terceira temporada, com o elenco sofrendo algumas alterações em cada temporada, sendo que a terceira conta com participantes de diversas nacionalidades mas que nunca participaram de outra franquia Shore.

Uma ótima novidade é que para aqueles que ainda sentem o precoce encerramento do Jersey Shore, o US estreou recentemente a nova franquia americana totalmente reformulada no elenco e também no seu título, passando a chamar Floribama Shore e ainda anunciaram um Jersey Shore Vacation, trazendo de voltas os ex participantes mas sem muitos detalhes divulgados ainda. Ambos realities ainda não tem data de exibição no Brasil, mas já aguardo ansioso a estréia aqui. Falando no Brasil, a MTV daqui afirmou numa entrevista que continuará investindo nas versões dos realities e que teremos novidades para 2018, sendo assim em breve podemos ter uma versão brasileira da franquia.

1. Are You The One 

Um dos maiores sucessos da MTV com certeza é o Are You The One, uma competição com uma dinâmica muito mais elaborada que os demais realites da emissora. A ideia é colocar um grupo de solteiros na casa para descobrir seu par ideal, sendo que a regra é que ou todos ganham e dividem o prêmio ou todos saem do jogo com as mãos abanando. Para ajudar na descoberta dos pares, são dados a eles a cabine da verdade que revela se um determinado casal é um par ideal e a cerimônia onde de forma alternada homens e mulheres escolhem seus pares, assim são revelados a quantidade de pares formados, porém não é revelado quem são esses pares até o fim da temporada. A franquia original é a americana que já conta com seis temporadas e um spin off com o título de Are You The One: Second Chance, onde davam aos casais formados nas temporadas anteriores uma segunda chance de ganhar um novo prêmio. Depois do grande sucesso da versão americana aqui, o Brasil investiu numa versão brasileira que teve uma boa repercussão aqui, além dessas franquias a MTV brasileira ainda exibiu a versão latina intitulada de Are You the One? El Match Perfecto, aliás a próxima temporada dessa versão será filmada em Trancoso e promete uma renovada com uma temporada com muito mais episódios que a primeira, mostrando o dia a dia dos candidatos.

O Are You The One é um dos grandes sucessos de acesso aqui no nosso site que tem feito as reviews da versão americana (AYTO confira AQUI), a versão brasileira (AYTOBR confira AQUI) e o spin off americano (AYTO: Second Chance confira AQUI).

Menção Honrosa: Adotada

Adotada é um reality original da MTV Brasil, com uma proposta a princípio bem simples, acabou se tornando um grande sucesso da emissora e chegando até mesmo a concorrer o aclamado Emmy. A grande protagonista do reality, Maria Eugênia, surgiu do reality Papito In Love como ex e conselheira do Supla, porém o programa não foi tão popular e resolveram apostar nela por conta de sua personalidade irreverente e um jeito bastante sincero de ser. A cada episódio, Mareu é adotada por uma família diferente, mostrando todos os costumes e o cotidiano da família. O reality já conta com quatro temporadas até o momento e é uma ótima opção para quem procura um programa familiar e bastante prazeroso. Outro destaque do reality são os conflitos e tensões entre a Mareu e sua nova família, colocando em discussão assuntos como machismo, poliamor, homossexualismo, conflitos de gerações, entre outros, além de render momentos divertidos e bastante emotivos. Outro ponto forte é as diversas regiões que o reality passa em cada episódio, mostrando diferentes formações familiares, hábitos e costumes, trazendo ao telespectador conhecer novas culturas.

E aí pessoal, o que acharam do panelaço? Concordam com o ranking? Acompanha algum dos realities? Eu gosto bastante da MTV e acabei viciando bastante em seus realities, tem para todos os gostos e várias franquias, a emissora certa para você que curte muito um reality. Bem, finalizo aqui e agradeço à todos que prestigiaram mais esse panelaço. Até uma próxima e abraços!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Michel Araujo

Meio baiano, meio sergipano, já passou dos 20 anos e um sofrido estudante de engenharia, com uma personalidade cheia de atitude e uma leve ousadia. Viciado em séries, realites e músicas, vai me encontrar sempre por aí escrevendo reviews, numa diversidade de gêneros de série e programas de TV.


Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu