Posts Populares

The Walking Dead – S08E16 – Wrath [SEASON FINALE]

“Minha piedade prevaleceu sobre minha ira”

Após uma temporada demasiadamente cansativa, mas que melhorou consideravelmente nos últimos episódios, chegou o dia de finalmente sabermos o desfecho da guerra que durou duas temporadas e meia. Eu penso que eles prolongaram demais essa batalha, pois houve diversos momentos que tudo isso poderia ter sido antecipado, entretanto, é chato correr com esse tipo de coisa na série, pois ficaria parecendo que The Walking Dead se resumiria em – ‘Vilão novo, conflito durante toda temporada (com Rick perdendo) e final com Rick e seu grupo vencendo o vilão’. Penso que houve erros e acertos durante essas duas temporadas e meia, como algumas mortes que para mim não fizeram/fazem nenhum sentido ou mudanças de comportamento e pensamento de certos personagens que acabaram os deixando ainda piores. Enfim, isso é o que penso, mais especificamente sobre a oitava temporada. 

Preparando-se para o conflito, Rick e todo o seu grupo decide seguir a informação que Dwight repassou através de Gregory. É plausível imaginar que eles desconfiariam dessa informação, até porque ela veio das mãos de Gregory, um dos maiores traidores dessas últimas seaons. Pois bem, o grupo avança, e acaba se encontrando com um pequeno grupo de Salvadores que acabou sendo mandado para o abate. Negan os mandou sabendo que eles morreriam, e ele fez isso pois esse grupo era de alguns seguidores do Simon, que o traiu no episódio anterior. Já em sua base, Eugene entrega para Negan as balas encomendadas para essa guerra, Eugene aparenta estar convicto de que a vitória será deles, e chega até a assustar vê-lo tão frio assim… Esse personagem mudou muito desde sua primeira aparição, eu realmente passei a entender a proposta de Eugene como alguém que usa a inteligência para sobreviver, e não somente como um covarde. 

Os grupos acabam indo para um grande pasto, e lá Negan acaba cercando todo o grupo de Rick, tendo Gabriel como refém direto, que será morto por ele próprio. Quando Negan ordena o ataque, o grupo de Rick está em uma situação bem inferior ao de Negan, já que os Salvadores estavam escondidos no alto do morro, e atirariam de forma muito mais fácil neles, entretanto, algo surpreendente acontece… Eugene sabotou todas as balas, e no momento que todos atiraram, incluindo Negan, as balas acabaram explodindo e voltando para eles mesmos, matando assim alguns salvadores, e ferindo vários outros. A partir daí Rick e seu grupo viu a chance de finalmente acabar com essa batalha, e sem pensar duas vezes eles avançam em direção aos Salvadores, aniquilando os restantes e os rendendo. Gabriel e Dwight acabam atacando Negan, mas ele consegue escapar mesmo com a mão ferida. Rick o encontra, e ele também está ferido, e assim os dois iniciam mais uma vez uma briga com alguns socos e pontapés. 

O mais interessante nesse conflito foi a atitude de Rick, que tentou convencer Negan de que lutar não era mais necessário, e que eles deveriam seguir a vontade de Carl e acabar com essa guerra de uma vez por todas. Negan acaba sendo afetado por essas palavras, e é nesse momento que Rick mais uma vez age rapidamente e acaba cortando a garganta de Negan. O vilão não morre, e Rick decide poupar a vida dele, seguindo de certo modo o desejo de seu filho. Mas o desejo do Carl não foi o único que tivemos nesse episódio, já que Maggie ficou atordoada com o fato de Rick deixar o homem que matou seu marido, vivo, contrariando assim seu desejo de vingança. Ao final, os Salvadores vivos foram poupados, e Rick planeja começar algo novo, pretendendo unir todas as comunidades e recomeçar a partir daí, plano bem nobre, mas que dependerá de diversos fatores para tudo ocorrer bem. 

Por fim, temos alguns pontos que vale destacar aqui também, um deles é o então surgimento de Oceanside juntamente com Aaron. Finalmente elas decidiram apoiar Rick e seu grupo, e acabaram contribuindo para a derrota dos salvadores, mas preciso ressaltar que achei o desenvolvimento da trama referente a essa comunidade muito ruim. Temos também os Salvadores que acabaram se juntando a Hilltop, e posteriormente ganharam a confiança de Maggie, ato esse que para mim foi bem bacana. Algumas curiosidades como a grande horda de zumbis que Rick aponta, pode indicar o surgimento de uma nova ameaça para o seu grupo… Os temidos Sussurradores! Tivemos também Morgan indo até Jadis e a convencendo de se juntar ao grupo de Rick, que ao que parece, ela acaba topando, mas estranhamente Morgan decide não voltar com ela. O santuário também está agora sobre uma nova administração, tudo parece estar mudando, e todos, seja do grupo de Rick ou do antigo grupo dos Salvadores, parecem estar entrando em harmonia. Por fim, também vale dizer que esse final foi bem pontual ao que acontece na HQ, como já havia sido previsto a sabotagem de Eugene com as balas, o corte na garganta de Negan e a prisão do mesmo por Rick. 

A decisão de deixar Negan vivo despertou em Maggie um desejo obscuro de tentar “trair a confiança” de Rick. Eu coloquei isso em aspas, pois não temos certeza se ela, juntamente com Daryl e Jesus serão capazes disso. Para mim, o mais óbvio que eles pretendem fazer é matar Negan, mas acho muito pouco provável de até isso acontecer. Mas há alguns rumores de que Lauren Cohan (atriz que faz a Maggie) ainda não renovou seu contrato, e ela não estava contente com algumas coisas referentes a série, então não podemos afirmar nada com certeza sobre o futuro dessa personagem e sobre essa possível trama que poderá surgir. 

E assim como a temporada começa, ela também termina com a cena de Rick sentado ao pé de uma árvore, e dizendo “minha piedade prevaleceu sobre minha ira”, e assim como o episódio se inicia, com Rick e Carl ainda jovem caminhando e parecendo felizes, ele também termina com a mesma cena, transmitindo o mesmo sentimento de paz. Mas até quando?

Bom pessoal, obrigado a todos que acompanharam essa temporada aqui com a gente do Panelas. Sei que reclamei bastante, principalmente na primeira parte da temporada, mas eu gostei desse final, e acho que conseguiu compensar a temporada trazendo uma solução/fechamento razoável e uma crescente curiosidade de saber como será a nova trama da série. Agradeço mais uma vez a todos e nos vemos na nona temporada. 😀 

 

gostou da matéria? deixe um comentário!

Ricardo Souza

Tem gente que diz que sou um amorzinho, eu digo que sou um trouxa. Viciado em maratonar séries e ficar na bad depois de assistir tudo em um dia. Amo muito música indie, quando quiser me chamar pra ouvir Florence já sabe onde procurar. Mineiro do interior que não puxa o 'r' quando fala, mas adora um pão de queijo.


Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu