Posts Populares

The Walking Dead – S09E05 – What Comes After

O começo de um novo fim

O quinto episódio da nova temporada de The Walking Dead veio trazendo a confirmação que quase tivemos no episódio anterior, da iminente e trágica morte de Rick Grimes, o protagonista da série. Apesar de parecer, a forma que ele morreu não foi aquela esperada, tendo em vista que ele conseguiu prolongar sua vida durante algum tempo, fazendo literalmente a jornada do herói durante o episódio, uma ideia clássica e bem interessante para mostrar o fim do personagem. 

Vamos começar pelo fato de ele ter conseguido escapar daqueles vergalhões que o perfuraram, mas apesar disso, ele se feriu gravemente, fazendo com que a grande horda de zumbis ficasse durante o episódio inteiro bem próximo a ele, já que ele não conseguia fugir rapidamente. A jornada do herói começa com seus encontros com aqueles que já se foram, mas que representaram algo na vida de Rick, trazendo um significado de que ele deveria se manter vivo, ou pelo menos morrer tentando. Tivemos Shane, Hershel e Sasha surgindo em momentos de relevância na jornada do protagonista, e todos eles tentaram mostrar a Rick sua importância ao estar vivo, e como tudo o que ele fez foi por um propósito. Além disso, Rick também se vê no passado, mais especificamente no início de toda sua jornada, um fato que é até mesmo curioso, pois a forma como ele se feriu, e a forma como ele se encontrou parecia suspeita por tamanha semelhança. Durante todo o episódio tivemos Rick se arrastando e tentando sobreviver a iminente morte, o que ao decorrer do caminho foi gerando esperança nos telespectadores que acompanhavam aflitos. 

Ao final de sua jornada como herói, Rick nos proporciona seu último ato, o ato que salva não só seu propósito como personagem e herói, mas de fato salva todos aqueles que ele vem protegendo desde o inicio, sua família, seus amigos, sua comunidade. Rick consegue atrair todos os zumbis para a ponte que eles construíram, e imaginando que ela cairia com o peso dos zumbis, ele a atravessa e espera a horda o seguir, mas isso não acontece. Se entregando então para a morte, Rick e subitamente salvo por Daryl e todos aqueles que ele o elegeram como líder, mas a chegada deles foi um tanto tarde, pois como último esforço de terminar sua jornada de forma patriótica, Rick atira em explosivos que se encontravam na ponte e consegue fazer com que os zumbis caiam no rio com a ponte explodida, mas sacrificando assim sua vida. 

A jornada do herói chega ao fim, mas como dito no início, esse é o começo de um novo fim, e então é aí que a série consegue nos surpreender. Rick não morreu com a explosão, mas saiu com a vida no fim. Jadis acaba o encontrando na beirada do rio que carregava os diversos corpos dos zumbis, e com isso, ela consegue levar Rick para dentro do misterioso helicóptero, que o levará supostamente para um local seguro e o salvará. Sendo assim, um novo começo para Rick Grimes se aproxima, e de forma ainda mais inesperada, já que com esse acontecimento, tivemos a notícia de que, apesar de que supostamente Rick não voltará para a série, ele realizará um projeto paralelo em uma trilogia de filmes, contando o que se passou após o resgate de Jadis. Não sabemos como isso vai funcionar, não sabemos se Rick durante esse tempo vai tentar ir atrás de sua família e amigos, mas ele provavelmente também encerrará o personagem nos filmes. O ponto que eu gostaria de chamar a atenção, é de uma pequena teoria que eu pensei ao assistir esses momentos de ida ao passado de Rick, que como eu disse, deixou algo suspeito no ar. A forma como ele se feriu, exatamente na barriga e no lado em que Rick apareceu pela primeira vez foi uma grande coincidência, mas também, vocês se lembram do helicóptero que existe perto do hospital onde Rick aparece? Não é estranho saber desse detalhe e descobrir ao final que Rick está sendo levado para algum lugar misterioso justamente de helicóptero? Além do fato de ele ter manobrado uma grande horda de zumbis sobre um cavalo branco, justamente como ele fez na primeira temporada? Claro que tudo não deve passar de uma coincidência, ou até mesmo de uma própria brincadeira feita pela série, para nos provocar essa sensação de teoria da conspiração de que Rick pode estar voltando no tempo, de estar em um looping do tempo, ou até mesmo de tudo isso não passar de um sonho (sei que isso é confirmadamente mentira). 

O fato é que The Walking Dead, com a saída de Rick, nos apresentou a um novo mundo pós apocalíptico, em que se passou 6 anos desde essa perda, e vemos todos os personagens mudados e crescidos. Judith assumirá o papel esperado de jovem heroína, mas o fato é que nela há traços não só de seu pai, mas também de seu irmão. Vemos Judith salvando um pequenos grupo que se encontrou cercado por uma grande horda de zumbis, e ao que parece, esse problema com os mesmos aparentemente crescerá, pois dá a entender que a quantidade de zumbis está aumentando ao invés de diminuir, e temos a surpresa de que eles estão se desenvolvendo, conseguindo até mesmo “falar”.  Os sobreviventes então enfrentarão essa “nova” ameaça, que se dificulta, pois ao que parece, os recursos que antes já eram escassos, agora estão mais ainda. 

Para finalizar, eu gostaria de ressaltar um outro ponto importante do episódio, que foi a quase morte de Negan pelas mãos de Maggie, que consegue ir até a prisão para executar o vilão. Entretanto, ela percebe que Negan já é um homem morto, que sua carne está apodrecendo ali dento, e que não é preciso ela fazer tal ato, pois já basta isso para ela ter sua justiça. O que mostra, mais uma vez coincidência ou não, que Negan e Rick não morreram como previsto, mas o destino dos mesmos agora é totalmente imprevisível.  

gostou da matéria? deixe um comentário!

Ricardo Souza

Tem gente que diz que sou um amorzinho, eu digo que sou um trouxa. Viciado em maratonar séries e ficar na bad depois de assistir tudo em um dia. Amo muito música indie, quando quiser me chamar pra ouvir Florence já sabe onde procurar. Mineiro do interior que não puxa o 'r' quando fala, mas adora um pão de queijo.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu