Posts Populares

13 Reasons Why – S02E07 – The Third Polaroid

Dor e sofrimento.

O sétimo episódio da temporada começa de maneira um tanto diferente dos demais, com bonitas cenas de Clay e Hannah como desenhos discutindo sobre o universo e o infinito. Pelo teor do que eles estavam falando, imediatamente imaginei que estavam sob efeito de alguma droga, mas nem passou pela minha cabeça que o Clay teria que admitir isso perante o tribunal, obviamente causando danos à causa da Hannah. Eles já a viam como uma adolescente promíscua e vitimista, e agora também como usuária de drogas. Honestamente, não ficaria surpresa se a família Baker perdesse no tribunal.

Juntamente com as cenas com o falecido Jeff, provavelmente a pessoa mais decente que já passou por aquela escola, pudemos ver como a Hannah estava profundamente infeliz já nessa época. Ela pergunta para o grupo se eles também pensam em simplesmente desistir e deixar de viver, e Alex diz que pensa o tempo todo, mas obviamente o tom que ele usa é o mesmo tom de grande parte dos adolescentes de hoje em dia na internet, que tratam a depressão como a moda do momento, enquanto as pessoas que realmente sofrem não recebem a atenção e a ajuda que merecem.

Sobre a cena mais pesada do episódio: acredito que a série está sendo um pouco mais responsável com temas como o estupro e as consequências para a vítima. É importante que seja mostrado que estupro não é somente o que Bryce fez com Jessica, de maneira absolutamente violenta, ainda mais considerando que ela estava quase desacordada na hora, mas também o que Bryce fez com Chloe, sua namorada. Estupro entre namorados é muito mais comum do que a maioria das pessoas imagina, e foi o que aconteceu, considerando que Chloe disse diversas vezes para Bryce que queria assistir ao filme, empurrou ele, entre outros, e ele continuou insistindo com certa violência até ela decidir parar de lutar, estando claramente muito incomodada com a situação. Já podemos mandar o Bryce de volta para a caçamba de lixo de onde ele saiu, ou melhor, para a cadeia.

E o aniversário do Alex foi o que se poderia chamar de “o verdadeiro furdúncio”. Tyler foi expulso da festa por Zach e Jessica, o que eu achei péssimo da parte deles e obviamente vai contribuir para o menino ficar cada vez mais revoltado. Tyler inclusive já decidiu se vingar de Zach num futuro próximo, e eu não quero nem ver no que vai dar isso. Depois, tivemos Jessica mandando a real para o Alex, que era algo que eu estava aguardando desde o início da temporada. Geralmente quando passamos por alguma coisa muito traumática começamos a desconsiderar a dor alheia porque, para nós, nada vai ser pior do que aquilo que passamos. Alex precisava ser lembrado de que ele não foi a única pessoa afetada pela sua tentativa de suicídio, e que ele tem que seguir em frente e parar de magoar todos ao seu redor.

E o que foi aquela cena dos pais da Hannah se beijando no túmulo dela e em seguida o pai pedindo o divórcio? Não que fosse algo totalmente inesperado da parte dele considerando que ele está morando com a nova namorada, mas pra que beijar a Olivia antes pra iludir a coitada? Complicado.

Por fim, aparece a terceira polaroid (conforme o nome do episódio), e Clay está cada vez mais perto de descobrir onde é essa maldita Clubhouse. Já estamos na ansiedade pra mandarem prender o Bryce e seus capangas, ainda mais depois de Clay decidir divulgar as fitas. É claro que essa foi uma atitude problemática considerando que a Jessica não autorizou e já está sendo horrível pra ela lidar com o estupro, e provavelmente será ainda pior quando todos tiverem quase que a confirmação de que isso realmente aconteceu. Por outro lado, é a única maneira que consigo enxergar de a Hannah conseguir alguma justiça, e do Bryce ser mais facilmente responsabilizado por todas as mulheres que ele já estuprou. Até agora já temos conhecimento de quatro delas, e podem haver mais.

Pessoalmente, eu estou gostando muito mais do desenvolvimento dessa temporada do que da primeira. Espero que continue nesse ritmo! Até o próximo episódio 😉

gostou da matéria? deixe um comentário!

Isabella Oliveira

Poderia estar matando ou roubando, mas provavelmente levaria pouquíssimo jeito para a coisa, daí eu faço Direito. @brockhxmptxn no Twitter.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu