Posts Populares

13 Reasons Why – S03E07 – There Are a Number of Problems with Clay Jensen

“You know what, Ani? Screw you.”

Uma opinião pessoal, mas que eu acredito que reflita como muitos se sentem em relação a essa temporada de 13RW: comecei me esforçando bastante para gostar da Ani, por toda a situação não-ideal dela, a meu ver (tendo que morar na casa de desconhecidos com sua mãe, por exemplo, e ter tido que se mudar tantas vezes, o que não é fácil para nenhum adolescente), porque ao invés de reclamar da vida, ela jamais se colocou passivamente na condição de vítima. Porém, entretanto, todavia: tudo começou a mudar quando ficou mais e mais claro que ela está contando uma narrativa quase que fictícia para a polícia (e eu digo isso imaginando que a pessoa para quem ela está narrando a história seja um investigador), e parece estar querendo incriminar o Clay sendo que, ao menos pra mim, com certeza não foi ele quem assassinou o Bryce.

Ela mentiu inúmeras vezes sobre diversos pontos-chave dessa história, principalmente tentando colocar o Clay como um garoto obsessivo que segue o mesmo padrão – antes era apaixonado e obcecado pela Hannah, e agora é por ela -, dizendo que eles não eram tão próximos, que eles nunca se beijaram, entre outros. Nada disso é verdade. O Clay era apaixonado pela Hannah e ela quase acabou com a vida dele deixando aquelas fitas e fazendo com que ele se sentisse por tanto tempo responsável, de certa maneira, pelo suicídio, o que OBVIAMENTE fez com que ele ficasse obcecado em conseguir justiça por ela e pela sua família. Mas vamos encarar: quantos de nós não faríamos o mesmo? Eu sei que eu faria muito parecido, tentando chegar o mais fundo possível na história, pois só assim eu conseguiria paz. E foi a mesma coisa com o Clay. Depois do julgamento da Hannah e do memorial dela, ele finalmente conseguiu seguir em frente e deixar ela ir ao final da temporada passada. A situação com a Ani é totalmente diferente.

Fomos vendo ao longo desta temporada que Clay estava gostando de verdade da Ani e que aparentemente ela nunca correspondeu de verdade, mas parecia incentivar ele mesmo assim. O que foi aquela cena de ela tirando a roupa pra ele medir? Não estou fazendo qualquer insinuação aqui: ela pode fazer o que quiser, e é livre para gostar ou não dele ou de qualquer outra pessoa, mas ela é muito boa analisando as pessoas (como ela irritantemente faz questão de salientar a cada segundo), logo, é obvio que ela sempre soube do interesse dele, e momentos como AQUELE só serviram para atiçar a mente do coitado gratuitamente. Pense você aí, na sua casa, como você se sentiria com seu crush tirando a roupa na sua frente. No mínimo do mínimo, você ia encarar como uma espécie de sinal para avançar, e sua paixonite ia aumentar ainda mais. E junte isso a eles viverem andando juntos pra cima e pra baixo, ele levando ela de volta da escola pra casa de carro, a sensação inevitável de proteção que ele tinha em relação a ela morar na mesma casa que um notório estuprador, e temos aí a receita da desgraça.

Em resumo: os sentimentos do Clay pela Hannah e pela Ani são, a meu ver, totalmente diferentes, até porque a Ani incentivou e muito o Clay mesmo sabendo que não gostava dele dessa forma, e vem mentindo deliberadamente para a polícia sobre inúmeros pontos importantes da história, fazendo com que o Clay pareça cada vez mais culpado. E isso só faz com que eu pense que quem matou o Bryce foi a própria Ani. Não saberia dizer o motivo, mas não consigo pensar em mais ninguém com potenciais razões e oportunidade que seria capaz de uma coisa dessas. Vamos ver como essa história de desenrola, e até onde a Ani vai conseguir levar suas mentiras.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Isabella Oliveira

Poderia estar matando ou roubando, mas provavelmente levaria pouquíssimo jeito para a coisa, daí eu faço Direito. @brockhxmptxn no Twitter.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries