Disque 180, denuncie.
Em 2018, o Atlas da violência apresentou uma análise sobre a violência sexual, apenas 15% dos casos são denunciados, o que elevaria para 300 mil a 500 mil o número de estupros cometidos no Brasil a cada ano. No mesmo ano foi estimado que em dia, 180 casos de estupro são denunciados. Não é o meu lugar de fala, porém qualquer pessoa com o mínimo de decência sabe o quanto uma mulher é desacredita o tempo todo, não importando qual papel ela impõe na sociedade, a partir do momento que ela denuncia um homem, o mundo se vira contra ela.
13 Reasons Why possui vários defeitos, mas se tem algo que acertou desde o início foi todo o desenrolar de sobreviventes de um abuso sexual, até mesmo na problemática temporada passada, eu concordei com a escolha dos escritores de não prenderam o Bryce, seria totalmente inverossímil, ele é um homem branco, então não importa quantas vitimas ele tenha feito, ou quantas provas existam, ele continua um homem branco e homens brancos nunca são responsabilizados por seus atos.
Bryce nesse episódio experimentou 0,000000000000000000001% do que eu acredito que uma vítima de estupro deva sentir, após fazer uma aula de alongamento com sua mãe e ter “forçado” seu corpo, ele entra em uma crise de choro. Eu realmente achei que ele poderia tentar uma mudança real, mas no final do episódio continuou sendo o mesmo babaca de sempre que ao não conseguir o que quer, usa frases extremamente machistas para atingir o Zach.
A parte mais interessante desse episódio foi o discurso da Jessica, junto com Tyler assumindo ser um sobrevivente e surpreendendo a todos, Justin também. Na temporada passada foi discutida o estupro masculino, assunto muito pouco comentado, devido a masculinidade tóxica e através do Justin foi discutido o abuso infantil também. Todo o discurso da Jessica dizendo para eles assumirem o que são sobreviventes foi muito emocionante, inclusive criou uma campanha nas redes sociais com sobreviventes abraçando o termo.
Caso você tenha passado por essa experiência, denuncie, existe o portal de ajuda, é só discar 180, mas caso não se sinta preparado, converse com uma pessoa que você confie.
Você não está sozinho.