Posts Populares

13 Reasons Why – S03E12 – And Then the Hurricane Hit

Disque 180, denuncie.

Em 2018, o Atlas da violência apresentou uma análise sobre a violência sexual, apenas 15% dos casos são denunciados, o que elevaria para 300 mil a 500 mil o número de estupros cometidos no Brasil a cada ano. No mesmo ano foi estimado que em dia, 180 casos de estupro são denunciados. Não é o meu lugar de fala, porém qualquer pessoa com o mínimo de decência sabe o quanto uma mulher é desacredita o tempo todo, não importando qual papel ela impõe na sociedade, a partir do momento que ela denuncia um homem, o mundo se vira contra ela.

13 Reasons Why possui vários defeitos, mas se tem algo que acertou desde o início foi todo o desenrolar de sobreviventes de um abuso sexual, até mesmo na problemática temporada passada, eu concordei com a escolha dos escritores de não prenderam o Bryce, seria totalmente inverossímil, ele é um homem branco, então não importa quantas vitimas ele tenha feito, ou quantas provas existam, ele continua um homem branco e homens brancos nunca são responsabilizados por seus atos.

Bryce nesse episódio experimentou 0,000000000000000000001% do que eu acredito que uma vítima de estupro deva sentir, após fazer uma aula de alongamento com sua mãe e ter “forçado” seu corpo, ele entra em uma crise de choro. Eu realmente achei que ele poderia tentar uma mudança real, mas no final do episódio continuou sendo o mesmo babaca de sempre que ao não conseguir o que quer, usa frases extremamente machistas para atingir o Zach.

A parte mais interessante desse episódio foi o discurso da Jessica, junto com Tyler assumindo ser um sobrevivente e surpreendendo a todos, Justin também. Na temporada passada foi discutida o estupro masculino, assunto muito pouco comentado, devido a masculinidade tóxica e através do Justin foi discutido o abuso infantil também. Todo o discurso da Jessica dizendo para eles assumirem o que são sobreviventes foi muito emocionante, inclusive criou uma campanha nas redes sociais com sobreviventes abraçando o termo.

Caso você tenha passado por essa experiência, denuncie, existe o portal de ajuda, é só discar 180, mas caso não se sinta preparado, converse com uma pessoa que você confie.

Você não está sozinho.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Ives Gonçalves

Um carioca estudante de direito querendo se formar, viciado em x factor´s do mundo e que ama uma praia

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries