Posts Populares

American Gods – S02E06 – Donar the Great

Para surpresa de ninguém o Pai de Todos não é um bom pai

O sexto episódio da segunda temporada de American Gods é um exemplo claro de como a série consegue expandir o universo criado por Gaiman sem perder a qualidade do material original. Ao passo que os esforços de guerra de Wednesday avançavam no presente fomos introduzidos a mais um capítulo do passado dos deuses nos Estados Unidos.

No presente Shadow e Wednesday vão até um shopping encontrar Sindri e Dvalin, dois anões capazes de realizar os reparos em Gungnir, durante essa viagem somos, aos poucos, introduzidos ao passado de Wednesday nos Estados Unidos e o panteão de American Gods cresce um pouco mais.

No período entre as duas grandes guerras, Wednesday buscava adoração de uma maneira distinta, através de um show burlesco em Chicago, suas duas grandes estrelas eram seu filho Thor, ou Donar, o grande, e Columbia, namorada de Donar e a personificação do “espírito americano”, representado pelos espetáculos burlescos.

Em meio a esse cenário vemos uma versão antiga de Technical Boy, na época o deus do telefone, interagir com Wednesday, pra variar o Pai de Todos já maquinava alguma maneira de se beneficiar. Se nesse primeiro contato com o novo deus ele não conseguiu nada, com um grupo nazista, ou “amigos da nova Alemanha”, ele teve sucesso, para que Donar fosse adorado, negociou para que este fosse patrocinado por eles em concursos de força.

De volta ao presente, Sindri e Dvalin impõem uma condição para que o reparo de Gungnir fosse realizado: que um objeto de grande poder fosse trazido a eles, no caso uma jaqueta de um roqueiro famoso.

Esse ponto merece muito destaque porque American Gods mais uma vez, e expandindo o universo criado no livro, brinca com os novos “ídolos” da sociedade, trazendo a decadência dos shoppings, que hoje em dia sofrem com a concorrência das vendas on-line, e a adoração em torno de certos músicos e fenômenos culturais.

Para conseguir a jaqueta, Shadow e Wednesday aplicam um golpe no ingênuo vendedor que acaba ficando sem a jaqueta e sem o pagamento por ela. Com a jaqueta devidamente entregue para os anões o reparo é feito.

De volta ao passado vemos um frustrado Donar que não se deixará ser derrotado em um concurso somente porque os patrocinadores desejam, somente depois de um sermão de Anansi (em mais uma espetacular atuação de Orlando Jones) Donar desiste de enfrentar seus patrocinadores nazistas, mas não significa que ele irá se conformar, acaba por propor a Columbia que os dois fujam juntos, para que ambos possam viver juntos.

Tudo corria bem até que Wednesday, buscando ganhar poder através do filho, interfere, fazendo uso de sua sabedoria e malandragem ele convence Technical Boy que o seu poder e adoração não durarão para sempre, afinal o telefone um dia se tornaria obsoleto, e oferece uma nova fonte de poder ao novo deus, através de Columbia o American Way of Life deveria ganhar muito poder, principalmente com a segunda grande guerra que estava por vir, assim vemos a criação de Media.

Para fechar o episódio vemos pai e filho se enfrentando, na ânsia por poder e sem se importar de tomar proveito do próprio filho Wednesday tenta dissuadi-lo de ir embora, mas Donar está decidido a partir, ainda que sem Columbia. No embate entre os dois deuses Gungnir é quebrada ao meio, revelando como a arma do Pai de Todos se partiu.

Antes do fim do episódio sabemos o desfecho de Donar que, sozinho, acaba por tirar a própria vida. Nesse ponto vemos um Wednesday diferente, um Wednesday que talvez sinta remorso do que fez ou que talvez esconda outro sentimento acerca desses acontecimentos.

Esse episódio foi sensacional, talvez o melhor da temporada até então! Além de trazer todos os elementos do livro acaba por expandir o universo de maneira magistral, ver o destino de Thor e a criação de Media foi incrível. E então, o que acharam? Quais Deuses vocês gostariam de ser inseridos na história? Quais origens vocês gostariam de ver?

gostou da matéria? deixe um comentário!

Felipe Tanabe

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries