Posts Populares

American Gods – S02E07 – Treasure of The Sun

Você me deve uma moeda, Moon Shadow

Com um ritmo diferente do livro, a série teve que desenvolver alguns personagens um pouco mais, como foi o caso de Mad Sweeney, que até se tornou um dos melhores personagens da série. Esse episódio teve um foco especial no leprechaun, principalmente na sua história antiga.

O episódio começa com uma referência ao livro, Shadow encontra com Sweeney caído, aparentemente morto debaixo de uma ponte, no entanto não passa de uma ilusão, ele só está, para variar, muito bêbado. Desde que deu sua moeda por engano para Shadow, Sweeney tem passado por diversos momentos de azar, ficando cada vez mais fraco, o que tem o deixado muito irritado e contribui para que sua raiva de Wednesday só aumente.

Falando no Pai de todos, ele continua reunindo forças para a grande guerra, apesar de ter conseguido muitos aliados parecem muito poucos em relação a força dos Novos Deuses. A grande adição ao exército dos Velhos Deuses é que Gungnir foi finalmente consertada e agora está nos cuidados de Shadow.

Outro ponto positivo da série é a expansão da mitologia dos deuses secundários, nesse episódio conhecemos um pouco dos domínios de Mama-Ji, a breve interação da Deusa com Laura nos deu uma pequena noção dos ponderes que a Deusa Kali possui atualmente.

No decorrer do episódio acompanhamos a deterioração de Sweeney, ao chegar na casa funerária o leprechaun se depara com um grupo de Banshee. Na mitologia Celta, Banshee são fadas obscuras, mensageiras da morte, ou seja, a presença delas não é um bom sinal, principalmente porque apenas Mad Sweeney parece ouvi-las.

Não bastasse as Banshee, Sweeney continua a mostrar sinais de que esta cada vez mais perdido, ao encontrar-se com Bilquis e ser interpelado a contar sua história, o deus parece se confundir e não saber ao certo qual é de fato sua história, confrontar Odin não parece ajudar, cada vez mais irritado e bêbado ele adota cada vez mais um comportamento errático.

Mais um ponto interessantíssimo que a série trouxe foi o confronto de Mad Sweeney com a expansão católica, o conflito passado com os Monges de Cinza, a desconfiança de Sweeney pela possível perda de poder, que eventualmente o leva a loucura, retrata o conflito entre os antigos deuses, nesse caso Celtas com a fé católica.

As conversas com Bilquis, Wednesday e Salim parecem fazer com que Sweeney comece a se lembrar de sua própria história, o Deus finalmente parece saber o seu propósito, depois de uma conversa com Shadow tentando alerta-lo de que Wednesday é perigoso e pede para que quando a hora chegar, ou seja, quando Sweeney finalmente enfrentar o Pai de Todos, que Shadow não entre no caminho dos Deuses.

A peça final da história de Sweeney é contada quando o Sr. Ibis continua a escrever seu livro, nesse capítulo ele fala do leprechaun, à época, Lugh, deus do sol, da sorte, do artesanato, um Deus-Rei, muito poderoso. Na história de Lugh, o deus salva seu povo dos Fomorianos, um povo liderado pelo avô de Lugh, Balor, o Caolho.

Balor ouviu uma profecia de que um de seus netos o mataria então mandou afogar todos os seus netos em um lago, no entanto um deles sobreviveu, Lugh.

Em sua raiva, Sweeney diz que Ibis está errado, que Balor, o Caolho, nunca existiu, quem Lugh derrotou, na verdade, foi Odin. Com seu objetivo claro em mente, Sweeney paga pela cerveja que tomou e vai enfrentar Wednesday.

Apesar dos avisos Shadow fica entre Sweeney e Wednesay e então os dois se enfrentam mais uma vez. Quando Shadow parece vencer, Sweeney da sua última investida pegando Gungnir e atacando Wednesday, no último segundo Shadow bloqueia o ataque e acaba empalando sweeney. Em seu ato final Sweeney coloca Gungir junto com suas moedas, a lança do Pai de Todos agora é parte do tesouro do sol.

Tenho que confessar que no início do episódio, quando sweeney não estava morto debaixo da ponte, eu pensei que a série não o mataria, como aconteceu no livro, no entanto não posso dizer que fiquei decepcionado com a morte de Sweeney, foi bem condizente com o desenvolvimento do personagem nessas duas temporadas, agora é esperar o que o season finale trará.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Felipe Tanabe

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries