Posts Populares

Black Lightning – S03E09 – The Book of Resistance Chapter Four: Earth Crisis

E a Crise chegou com tudo em Freeland!!!

Em seu nono episódio, Black Lightning se aprofunda de vez na Crise nas Infinitas Terras de maneira sensacional e com um episódio a altura.

O episódio começa mostrando Jennifer gravando um vídeo contando sobre suas dúvidas e sobre estar trabalhando para o Agente Odell e a ASA. Esse vídeo tem como destinatário, Anissa, e ela diz que sua cabeça diz para continuar trabalhando com Odell, mas seu coração diz que Anissa e Jefferson estão certos ao trabalharem com a Resistência. Esse episódio foi bastante importante para termos um gigantesco crescimento de personagem com Jennifer, e espero termos a chance de vermos essa evolução mais para a frente.

No episódio passado, a Resistência com a ajuda de Gambi, conseguiu enviar um vídeo detalhando as coisas que estavam acontecendo em Freeland, e que a ASA e o governo estavam mentindo para o mundo. Contudo, agora sabemos que, embora o vídeo tenha sido enviado para fora de Freeland, a ASA conseguiu fazer alterações nele, taxando a Resistência de liberais anti-vacinação, e a ASA como a organização que queria vacinar o povo e cuidar para que as doenças ali presente não espalhassem para o mundo. O que sabemos que pura mentira.

Odell, que já está recuperado do tiro que havia recebido, de novo entra em contado com Jennifer. A missão da garota dessa vez é cuidar do perímetro da cidade e evitar que markovianos invadam, e caso aviste algum, ela deveria mata-los. Contudo, enquanto esperava, de uniforme, na casa de Anissa para contar que estava trabalhando com Odell, o céu de Freeland fica vermelho, e todos sabemos do que isso se trata, a Crise chegou. A antimatéria acaba entrando em contato com os poderes de Jennifer, e isso desestabiliza seu corpo, fazendo com que ela conheça outras versões sua, da Terra – 1 e da Terra – 2. A partir daqui dividiremos essa review para facilitar o entendimento.

Terra Principal de Black Lightning

Anissa chama Gambi para tentar descobrir o que estava errado com Jennifer. A situação é tão crítica que nem mesmo Gambi consegue descobrir o que está acontecendo com a garota. Eles então chamam Lynn, que estava ocupada tentando recriar a droga que aumenta sua inteligência. Como ela não possui mais os recursos da ASA, ela precisa usar o que tem à disposição em casa.

Quando escuta o recado de Anissa, ela vai para junto de sua filha. Logo após isso Jefferson chega, e com algumas análises de Gambi, o grupo descobre que Jennifer, provavelmente, está em dois lugares ao mesmo tempo, e por isso seu corpo está sumindo. A teoria deles, universos paralelos, terras paralelas, um multiverso. Para nós e os outros personagens do Arrowverse, isso já está mais do que explicado, mas é importante ressaltar que esse foi o primeiro contato do universo de Black Lightning com isso, então é normal eles estarem descrentes igual estava acontecendo.

Contudo, mesmo com todo esse drama familiar, Henderson liga para a Pássaro Negro e para o Raio Negro, pedindo ajuda para a Resistência. A ASA estava massacrando o grupo, e um dos heróis eram necessários para revidar. Lynn obriga Jefferson a ir, mesmo contra sua vontade, dizendo que a culpa disso tudo estar acontecendo, é dele. Precisamos combinar, toda série possui um personagem chato, e sem sombra de dúvidas, a de Black Lightning é Lynn.

Raio negro consegue salvar a resistência e ainda destruir uma das bases da ASA, deixando-os apenas com uma, a prisão meta. Isso leva Odell a tomar uma decisão drástica. Levar Luz Verde para os jovens metas que estão presos, colocar chips controladores em suas cabeças, e os preparar para lutar contra Raio Negro e a Resistência. Será que isso irá mesmo acontecer?

Terra – 1

Jennifer consegue ver o que está acontecendo nas Terras de suas outras versões, mas por seu corpo estar instável, não consegue interferir em nada. Na Terra – 1, Jefferson e Anissa perderam os poderes, assim como a grande maioria dos metas daquela versão de Freeland. O motivo é que a Jennifer daquela Terra havia usado seus poderes para mudar a água de Freeland, o que tiraria os poderes de todo meta que a bebesse.

A ASA não gostou da decisão tomada por Jennifer, e a prendeu como punição, mas a liberou para aproveitar o natal com sua família. Contudo, Odell aparece com uma equipe com provas de que Jefferson, mesmo sem seus poderes, continua ajudando os metas restantes a fugirem de Freeland, e mata o antigo Raio Negro na frente de suas filhas, levando Jennifer de volta para a prisão. A garota então acha que a culpa de tudo é de seus poderes, e passa a se questionar se estar sem eles ajuda.

Ela e sua mãe, Lynn, naquela realidade não são muito próximas. Contudo, em uma conversa, Lynn convence Jennifer de que a escolha dela de mudar a água para que as pessoas não sejam mais metas, acabou salvando milhões de pessoas, e se o preço disso era a morte de Jefferson, então valeu a pena.

Terra – 2

Com toda a certeza, essa foi a versão mais pesada mostrada. Jennifer viu uma versão de si mesma que não possuía nenhum senso de moralidade. Ela acreditava que tudo era aceitável para trazer paz para Freeland, e por isso trabalhava para Odell matando os markovianos.

Isso era totalmente contra ao que Jefferson acreditava e defendia, e esse é o limite que ele, e praticamente todo herói, respeita: nunca tirar uma vida. Mas a Jennifer da Terra – 2 não liga para isso, e após matar vários meta-humanos markovianos, vai direto para a casa de sua família, já que eles iriam atrás dela de qualquer jeito.

Ela é recebida por Lynn, Jefferson e Anissa, que pedem para que ela se renda para as autoridades. Contudo, Jennifer não aceita, e lista as fraquezas de sua família. O Raio Negro precisa de uma roupa para poder usar seus poderes ao máximo, Anissa precisa segurar a respiração e Lynn era apenas uma humana, claramente Jennifer se ver como superior.

Após uma briga com Anissa, Jennifer a mata, logo em seguida assassina sua mãe, o que a deixa em um mano a mano com seu pai. Temos uma batalha de raios, mas como Jefferson não estava com seu uniforme, e Jennifer podia usar força máxima, ele perde e também é morto por sua filha. Vale ressaltar que a Jennifer que conhecemos, da Terra original de Black Lightning, estava assistindo a tudo isso. Então ela viu seu pai ser morto duas vezes, e sua família inteira ser morta uma vez.

Ao final do episódio, vemos que ela decidiu o lado que iria seguir, de Odell ou da Resistência, e vemos uma grande evolução da personagem ao abraçar sua família e seus poderes. Contudo, ela não pode passar isso a frente, já que ela acabou desaparecendo por causa da antimatéria. Logo em seguida, foi a ver da Terra que conhecemos de Black Lightning ser consumida pelo Anti-Monitor, mas o Raio Negro foi salvo antes disso. O que irá acontecer agora com a trama? Até o final da Crise nas Infinitas Terras, teremos as que foram destruídas restauradas? Tudo irá convergir para uma única Terra? Bem, teremos a resposta somente em janeiro de 2020.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Viciado em séries e filmes desde sempre. Leitor assíduo e estudante de jornalismo. Um dia vou realizar meu sonho de deixar as séries atualizadas.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries