Posts Populares

Black Mirror – S05E01 – Striking Vipers [SEASON PREMIERE]

Quais os limites da amizade, do desejo e da tecnologia?

Que Black Mirror nos faz pensar sobre a nossa relação com a tecnologia, isso é de praxe. Mas nesse episódio ele nos leva um pouco além, nos fazendo pensar em tudo o que fazemos pra suprir nossos desejos, nosso apetite sexual. E nesse campo, nem tudo é válido. Ou é?

A história toda gira em torno da amizade de anos de Danny e Karl. No meio dessa história, temos ainda Theo, esposa de Danny e também amiga de Karl. Acontece que a amizade da vida real de Danny e Karl se transforma em desejo e atração quando os dois se veem tendo relações sexuais em um jogo online, onde a mente dos jogadores é imersa e eles se tornam os personagens do jogo.

Nesse momento, muitos dilemas aparecem. Danny tem filho, quer mais filhos, ama sua esposa, mas está tendo um caso com seu melhor amigo em um jogo online que o seu melhor amigo é uma moça branca de origem asiática. Nada faz sentido. Seria traição? O episódio mostra muito bem essas dúvidas também na mente de Danny, e deixando à cargo do telespectador o julgamento. Fato é que as coisas saem do controle e Danny percebe que aquilo é errado, encerrando o vínculo “sexual” com Karl.

O tempo passa, Theo confronta Danny sobre ele estar estranho, distante e, sem sucesso em descobrir nada, percebe que seu casamento está em risco. Ela coloca Danny contra a parede e enfim os dois se resolvem, culminando em uma nova gravidez. Enquanto isso, Karl segue tendo experiências com outras pessoas no jogo, já que Danny o abandonou. Ele inclusive confronta o amigo em outro encontro, mas no fim ambos percebem que não possuem atração um pelo outro, mas sim uma questão cibernética do jogo.

Os jogos de realidade virtual atuais já nos colocam em mundos diferentes. Não temos tecnologias tão ricas como a descrita ao alcance, mas ainda assim vemos pessoas vivendo os jogos online como se fossem suas vidas. A questão grande do episódio, no entanto, não é essa. O episódio mostra o quão longe os amigos vão para realizar seu desejo. Eles acabam confundindo realidade e ficção, estragam uma amizade, pois não possuem o discernimento sobre o que está acontecendo e o que eles sentem. Além disso, em um primeiro momento vemos que o jogo não é para aquele propósito que eles estão utilizando hahahaha Então, será que a internet não está cheia de ferramentas que estamos usando de forma equivocada ou que outras pessoas podem estar usando contra a gente? Um exemplo fácil disso são as redes sociais. Apesar de o grande propósito ser de mantermos conexões sociais com os amigos e construirmos novas, as redes sociais se tornaram uma competição sobre quem tem a vida mais perfeita, enquanto na verdade ninguém quer resolver seus problemas e ir em busca de uma vida imperfeita, mas feliz.

O episódio também aborda as questões dos relacionamentos amorosos. Atualmente, as relações têm estado cada vez mais superficiais. Vemos casais se casando, morando juntos, com pouco tempo de relacionamento. As pessoas não se conhecem e não sabem quais os anseios e limites uns dos outros. Agora me digam, vocês consideram assistir filme pornô traição? E mandar nudes? Seria o jogo online que Danny e Karl estavam jogando uma traição com Theo? Tudo isso é muito pessoal, e abordado de forma inteligente no final do episódio, quando Danny e Theo entram em um acordo para que ambos possam se divertir cada um à sua maneira. Então, de modo geral, o combinado não sai caro. Não seria traição nesse caso, pois ambos se respeitam e entendem que aqueles são seus limites.

Mais uma vez, Black Mirror consegue colocar questões simples de maneira complexa em nossa mente, nos fazendo pensar sobre as relações que temos com as pessoas, mas principalmente com a tecnologia. Quem sabe num futuro próximo uma realidade virtual dessas não seja o que estaremos vivendo?

gostou da matéria? deixe um comentário!

Gerson Elesbão

Um @gerson incomoda muita gente, um @gersonrealoficial incomoda incomoda incomoda muito mais! É DC, é Marvel, é Netflix, é reality. Se a série for boa, chama no probleminha, bebê!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries