Posts Populares

Control Z – Season 01 – Clichê sobre adolescentes e mistérios [Análise com spoiler]

A Netflix e sua capacidade de nos alienar com mais do mesmo

Nesses tempos de quarentena para ocuparmos nossas mentes ficando em casa mais do que o normal, mesmo tendo que fazer inúmeras coisas, acabamos nos deparando com umas estreias bem aleatórias da Netflix e Control Z é um grande exemplo disto, já que não é uma série excepcional, mas nos faz viciar e querer maratonar assistindo rápido os episódios disponíveis, já que tem aquela capacidade de nos prender, por envolver mistério.

Control Z tem como história uma escola de classe alta mexicana, seguindo aquele clichê de adolescentes que não existem na vida real, que vivem em festas regradas a drogas, bebidas e muita futilidade na maioria deles, com os valentões, as patricinhas, os introspectivos, os esquisitos e todos tendo que viver juntos, só que tudo começa a mudar, quando temos um hacker a solta na escola que espalha verdades sobre todos os alunos.

O primeiro vazamento da história é da Isabela que escondia até então que era uma menina trans, com isso vimos muita transfobia, inclusive do seu namorado, mas é de bater palmas para a série com essa representatividade, já que a atriz é trans na vida real. Passado esse primeiro vazamento, temos inúmeros outros. O namorado da Isabela é um escroto que a traia e tinha uns nudes, a sua melhor amiga a Natalia era uma ladra que apoderava do dinheiro dos colegas, já que ela organizava festas, o Garry o valentão vivia em sites de pornografia gay e por último a vida luxuosa Raul, já que seu pai era um político corrupto.

Tudo isso acontecia em uma escola de classe A, que tinha uma menina tratada por todos como esquisita, a protagonista da história, que é a Sofia, uma menina peculiar, que tinha um poder de observação terrível e que começou a investigar tudo que envolvia o hacker, junto com o novato da escola, o Javier, com quem shipamos demais.

No desenrolar da história vimos a casa cair para todos, um mundo bem fútil e de todos totalmente surtados, só que Sofia vivia em contato com o Hacker sem nem saber quem era, contando já com a ajuda do Raul e Javier. Durante tudo que acontecia, ela sempre observava, inclusive nas cenas pesadas de Bullying do Garry com o Luís, que obviamente por ser o que mais sofria na mão de todos era o principal suspeito e a mando do Hacker, chegou a assumir a culpa, com medo de vazar coisas suas, que claro que com essas suspeitas o Garry quis resolver em um circo totalmente armado pelo Hacker, que ocasionou inicialmente ao coma do Luís e posteriormente a morte, em uma cena de guerra dos alunos bem pesadas.

No desenvolver da série, mesmo de forma muitas vezes sem nexo, vimos uma Sofia bem investigativa ao lado do Javier e Raul, mas também a vimos de certa forma misteriosa com seus segredos envolvendo seu pai, que na verdade não estava morto, mas estava vivo e com constante comunicação com ela, tanto que essa era a arma do Hacker com ela, que a fazia fazer coisas inexplicáveis. Em uma festa, a Sofia ficou com o Javier, pulou em uma piscina e ainda foi sequestrada (o grande erro do sequestrador), que queria ficar cara a cara com ela.

Outro que tinha seus segredos era o Javier, que na verdade não era nada do que ele demonstrava ser, pois era um marrentão, não queria passar a imagem que o destruiu internamente, até mesmo sendo culpado pela morte de um adolescente e claro que era uma arma do Raul contra ele para principalmente conquistar a Sofia. Quando foi sequestrada, vimos que Sofia usou bastante seu lado observador para principalmente descobrir o seu sequestrador, que chegou no responsável do T.I da escola, mas logo ela viu de ele não era e como não tinha como provar, aquilo não adiantou de nada, porém só serviu para colocar ele como um cumplice e também o Javier, que era o novato e que teve provas plantadas no apartamento de um dos hackers.

Com a série chegando ao fim, havia inúmeras respostas a nos apresentar, principalmente a principal pergunta “quem é o Hacker?” e foi no penúltimo episódio, com Javier já como o culpado, bruno cumplice, que nos foi apresentado a motivação e como foi desenvolvido todo o esquema e aqui uma broxada monstra, que por mais que a série não seja perfeita, expectativas foram criadas. Logo de cara nos mostrou que era um esquema de Bruno e Raul, porque Raul foi chantageado por bruno, mas ao mesmo tempo viu que poderia usar isso para acabar com seus amigos fúteis e hipócritas, então colocou todo um plano em prática, inclusive para conquistar a Sofia e se colocando na reta, como um dos expositores.

Com isso tudo explanado, sem noção nenhuma Raúl abrir mão de tudo, dinheiro, poder e já com Sofia e sem Javier no caminho, tudo estava perto de finalizar, só que Sofia já havia descoberto que era ele o culpado e deixou ele confessar em um plano totalmente esquematizado com Javier para vazar tudo na festa dos alunos. Meu pai, eu achando que o caos não poderia ser maior, com a morte do Luis, o Garry ficou mais surtado e foi com uma arma para essa festa e com um disparado acidentalmente no Javier, acabou a temporada.

A série é fraca, com um plot bom, mas ao mesmo tempo cum uma motivação horrorosa, mas a Netflix nela soube trabalhar o mistério e todo o enredo, vazando informações de todo mundo da escola, criando um caos, levantando vários mistérios e como um celular pode destruir tudo, já que nossa vida está nele hoje em dia, talvez se fosse melhor trabalhada, seria uma série com uma qualidade melhor até mesmo da própria Elite, que vem nessa mesma pegada e sendo mais do mesmo, que como todo bom “alienado” assiste mesmo assim e aguarda mais uma temporada.

Abraços e beijos.

Talvez Você também goste de...

gostou da matéria? deixe um comentário!

Autor

Phelipe

Um cara Fitness, gosta de esportes e um escorpiano nato, apaixonado pela vida. Um "nerd" que curte balada e um baladeiro que curte coisas "nerds", porque a vida é muito curta para se apegar em coisas pequenas, logo pode observar que sou uma pessoa muito eclética em todos os sentidos da vida.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries