Posts Populares

Especial – Dark – Season 2 – Spoilers, Acontecimentos e Teorias

Se vocês ficaram só o meme da Nazaré perdida assistindo isso aqui então vieram ao local certo porque o sentimento foi mútuo.

Em primeiro lugar venho me justificar. Usualmente aqui no site publicamos reviews de episódio pós episódio relatando nossas críticas e elogios a produção, história, atores e outros. Entretanto, essa missão ficou extremamente COMPLICADA nessa segunda temporada de Dark, por razões de compromissos profissionais e por complexidade da série eu decidi então aguardar o final da temporada e montar um post explicativo de onde estamos agora. Ainda assim, demorou um pouco hahaha, estou a pouco mais de 1 mês e continuo a refletir sobre tudo que ocorreu nessa segunda temporada e como a história mudou, se alterou e se complexou.

Em linhas gerais a segunda temporada de Dark levou a série a outro nível, dando contornos mais obscuros e revelando parte dos planos arquitetados por maestria pelos escritores que deixaram todos seus telespectados chocados e cada vez mais antenados. Dark ainda se tornou a série favorita de muita gente, e a forma natural de sua divulgação do boca a boca (já que a Netflix pouco divulga esse hino) e sua qualidade que vai desde um roteiro perfeito, ao cuidado da escolha dos atores para se parecem com suas versões no passado ou no futuro ou até mesmo os efeitos especiais fazem dessa série merecedora de premiações e muito mais.

Antes de começar a falar algo importante aqui, vamos aos pormenores, se vocês se sentiram perdidos, largados e não lembravam mais nada da primeira temporada e o tempo de rever tudo é ZERO eu indico dois vídeos da maravilhosa da Carol Moreira:

 

Vou elaborar alguns tópicos iniciais abordando as PRINCIPAIS revelações desta segunda temporada. Vamos conferir tudo que rolou passando por cada ano abordado nessa segunda temporada? Foi a única maneira que achei de pensar nesse post e organizar meus pensamentos kkk. Também agradeço ao Carlos aqui do site que me deu uma ajuda para eu não perder o raciocínio hahhaa. 

1921

  1. SIM, voltamos ao passado do passado! A criação da máquina do tempo fez com que Jonas e Claudia pudessem viajar através do tempo sem utilizar o buraco de minhocas, mais tarde outros personagens a utilizaram. 
  2. Na sua viagem ao passado, o jovem Jonas conhece Adam e descobre que Adam é apenas um Jonas envelhecido. A grande pergunta é: como Jonas se tornou Adam? como pode o doce e guerreiro Jonas ter se tornado algo que ele temia tanto. O velho Adam pede a Jonas que ele encontre as páginas perdidas do caderninho da Triquetra e que evite que Mikkel/Michael se mate (assim ele evitaria que tudo acontecesse de novo, mas vimos que a intenção era outra).
  3. Também é nesse mesmo ano que a foto dos viajantes do Sic Mundus foi tirada, foto essa que foi encontrada por Charlotte em 2019. Na série é mostrado que Franciska e Magnus envelheceram e estão naquela época, inclusive Magnus questiona Adam sobre ele contar a verdade ao jovem Jonas. 
  4. Também conhecemos o jovem Noah que vem sendo guiado por um rapaz sem identificação que todos acreditamos que seja Bartosz! Como apontado na foto acima aí. Noah segue seguindo Adam sem desacreditar de sua fé e mata esse homem por ordem de Noah/Adam. 
  5. O Noah adulto tenta matar Adam, mas é impedido por Agnes que o mata antes. O jovem Noah é enviado a 2020 logo antes do apocalipse onde entra no abrigo e como bem sabemos vai sobreviver e ter um relacionamento com Elizabeth. 

As principais teorias aqui! Francisca, Bartorz e Magnus viajaram no tempo no final da temporada e apenas Franciska e Magnus são mostrados envelhecidos ao lado de Adam. Bartorz não foi mostrado, mas uma das teorias é que ele seja o homem que foi assassinado pelo jovem Noah, ele inclusive fala de como perdeu sua fé e esse discurso bateria com o fato do jovem Bartorz ter sido guiado pelo Noah adulto.

Outro ponto que dizem é que Bartorz pode ter sido o esposo de Agnês e assim esposo da irmã de seu assassino do passado. Agnês fala apenas que seu marido morreu e que perdeu sua fé, sem dar detalhes, será que não poderia ter sido ele?

1953/54

  1. São mostrados os planos de se construir a Usina Nuclear em Widden. 
  2. O adulto Ulrich chega ao passado pela passagem do buraco de minhocas e como bem sabemos ele tinha sido preso acusado de ter matado todas as crianças.
  3. Ulrich inclusive quase mata o jovem Helge, pensando que assim ele impediria que todo o ciclo acontecesse e assim salvaria Mikkel de voltar ao passado. Helge acorda no bunker após retornar de sua passagem por 1986,o mesmo bunker foi utilizado para os testes da máquina do tempo e mesmo bunker em que os jovens Yasin e Erik foram transportados.
  4. O jovem Helge é guiado pelo adulto Noah, e volta a sua casa após um sumiço de 6 meses chocando a todos. Sua mãe pede ao adulto Noah que o ajude e o guie e o garoto que não falava até então, começa a falar no mesmo momento.
  5. Antes de ser preso, o adulto Ulrich foi ao escritório do H. G. Tannhaus (que vai criar a máquina do tempo) e acaba deixando seu telefone.
  6. Velha Claudia leva a cachorra da jovem Cláudia para 1986. A Velha Claúdia também deixa instruções para H. G. Tannahaus construir a máquina do tempo e enterra a máquina do tempo no futuro pátio da Claúdia adulta. 
  7. A jovem Cláudia tem uma ótima conexão com seu pai Egon e ela flagra Agnes e sua irmã Doris praticando atividades sexuais. O jovem Tronte (pai de Ulrich) mostra seu pênis a jovem Cláudia (que se mostrou safadinha desde cedo hahaha). A adulta Agnes encontra a velha Claudia e recebe instruções para trai-lá pelo Noah adulto. (Nessa parte eu FIQUEI CHOCADO). Agnes então conta Noah que as páginas perdidas da Triqueta estão sob posse da Velha Claudia e pede uma passagem de volta ao Sic Mundus.
  8. A velha Claudia sabe que vai ter sua vida acabada em breve e resolve visitar seu pai Egon onde pede desculpas a ele. A velha Claudia retorna ao escritório de H. G. Tannahaus e lhe dá a máquina de viagem no tempo e pede a ele que explique a sua versão adulta como utilizar a máquina. Noah então mata a velha Cláudia e se decepciona com o que ele, ele descobre a verdade sobre Charlotte. 
  9. Egon adulto examina o corpo de Cláudia e acha que ela tem relação com o sumiço de Helge, ao questionar o garoto, ele diz que já ouvi falar da mulher e cita o diabo branco.
  10. Hannah volta ao passado utilizando a máquina do tempo que estava no quarto do Jonas adulto e reencontra Ulrich, ela desdenha dele e flerta com Egon.

Mais teorias!! AAAAAAAH! Primeiramente apenas meninos foram transportados na máquina do tempo e todos morreram durante os testes. Segundo, uma das teorias é que Hannah e Egon tiveram um caso, e o jovem Aleksander que aparece em 1986 e que rouba os documentos de Aleksander Kohler e posteriormente assume o nome de Aleksander Tiedman, possa ser filho dos dois.Seu nome verdadeiro é Boris Niewald, e seu sobrenome poderia ser uma mistura dos nomes de Hannah Kahnland e Egon Nielsen. 

Outra teoria envolvendo Hannah é que ela seria a mulher que foi morta no lago na história que Bartosz conta. Tudo isso vem da imagem do pingente que ela aparece trajando em 1953 e do mesmo pingente que o jovem Jonas encontra no lago em 2019. (Teoria retirada do grupo de Dark no Faceboook). 

1986/87

  1. A Usina foi construída em 1986 e agora tem como uma de suas diretoras Claudia Tiedemann. A adulta Claudia segue mantendo relações com o adulto Tronte. 
  2. Uma explosão acontece na Usina liberando material radioativo que foi fechado posteriormente pelos administradores da Usina, entretanto, essa explosão cria o buraco de minhocas.
  3. Noah adulto chega a Widden e se torna o novo padre/pastor da cidade.
  4. O jovem Boris Niewald aparece na cidade portando uma arma e pega a identidade de Aleksander Kohler que andava sumido. Hannah ve ele escondendo a arma e o passaporte e pega ambos. Mais tarde descobrimos que Hannah chantageava Aleksander Tiedemann no futuro por conta disso e recebia dinheiro em troca. O mesmo Aleksander é contratado por Claudia para soldar as portas entre a Usina e a Caverna. 
  5. O jovem Mads Nielsen (irmão de Ulrich) é sequestrado pelo adulto Helge e é colocado na cadeira no bunker onde tentam transportá-lo para 2019, mas ele morre no processo assim como Yasin e Erik na tentativa de ir a 1986 de 1953.
  6. A adulta Claudia reencontra sua cachorrinha sumida Gretchen e fica alerta sobre aquilo, ela mantém a cachorra com ela. A adulta Claudia recebe a visita da Velha Claudia e ela se revela, usa Gretchen como uma prova de tudo. A velha Claudia da instruções a jovem Claudia sobre o uso da máquina do tempo e diz a ela que ela precisa parar Jonas/Adam.
  7. O adulto Jonas aparece em 1986 para pedir a H. G. Tannahaus para concertar a máquina do tempo e assim ele poderá destruir o buraco de minhocas. Entretanto, não funciona e ele acaba ativando a passagem temporal no buraco de minhocas. 
  8. O jovem Jonas chega a 1986 e ve Mikkel de longe, entretanto ele foi orientado pelo adulto Jonas a não levar o garoto de volta, senão sua existência estaria ameaçada, o jovem Jonas retorna a 2019. 
  9. Como vimos na primeira temporada o jovem Mikkel chegou a cidade, e fica um tempo internado no hospital sob os cuidados de Ines que o adotou. O velho Ulrich consegue fugir da prisão e reencontra seu filho. Os dois tentam fugir e chegam próximos ao buraco de minhoca quando são pegos. 
  10. O jovem Ulrich é preso acusado de ter estrupado a jovem Katharina e a jovem Hannah aparece como testemunha. Mais tarde, ela retira a acusação contra ele mas antes diz a Katharina que foi Regina que fez a acusação, Katharina bate em Regina que acaba sendo resgatada por Aleksander.
  11. O velho Helge reencontra o adulto Helge que está ali para pegar as crianças e tentar matar ele, mas em um acidente de carro ele acaba morrendo e o adulto Helge sobrevive.
  12. Após a tentativa erronea do adulto Jonas de fechar o buraco, o jovem Jonas viaja a 2052 e o jovem Helge chega a 1986.
  13. O velho Egon começa a desconfiar de algo, e visita o adulto Helge no hospício e lhe faz perguntas sobre o desaparecimento de Mads Nielsen. O velho Egon visita então o velho Ulrich na cela da prisão do hospício e o questiona sobre o possíveis crimes que ele cometeu, entretanto ele segue sem entender qual a real identidade do velho Ulrich.
  14. Claudia adulta desenterra a máquina do tempo deixada pela Velha Claudia em 1953 para ela. Hannah adulta e Jonas adulto chegam a 1987 e veem Mikkel junto de Ines e retornam a 2019 onde contam a Katharina e Charlotte sobre. Claudia também decide visitar o adulto Helge para perguntar porque ele lhe deu o livro “Um Jornada Através dos Tempos” e ele lhe diz para nunca confiar em Noah. 
  15. Noah adulto consegue transportar o jovem Helge sem mata-lo no processo e como disse anteriormente ele agora conhece o Noah e já foi manipulado por ele. 
  16. Egon segue encucado e faz perguntas a Ines sobre os pais de Mikkel mas é despitado por ela. O velho Egon então pede uma foto de Mikkel e retorna ao hospício onde mostra essa foto ao velho Ulrich sendo quase sufocado por ele. Ulrich foge do hospital e reencontra o jovem Mikkel. Os dois tentam fugir após um reencontro emocionante, mas ao chegar na porta da caverna são pegos pela polícia. Durante seu retorno ao hospital psiquiatrico, o velho Ulrich ve seus outros dois filhos pela janela que chegaram a 1986 utilizando a máquina do tempo: Martha e Magnus. Fraciska, Elizabeth e Bartosz estão juntos deles também.
  17. Inês é vista roubando drogas do hospital, drogas essas que ela deve utilizar para deixar o jovem Mikkel em casa, sob controle e talvez isso tenha vindo a colaborar com seu jeito no futuro.
  18.  Cláudia ouve pela primeira vez sobre a partícula de Deus do antigo diretor da Usina: Bernd Doppler, também pai de Helge Doppler. No futuro a sua casa foi transferida para Clauda Tiedmann (quem ele adorava muito) e acaba virando o hotel de Regina em 2019.
  19. O velho Egon também contou a sua filha Cláudia que está com cancer de prostráta e ela fica muito mais próxima dele, pedindo a ele que venha a morar com ela. Mais tarde, durante a primeira sessão de quimioterapia de seu pai, os dois conversam e Egon conta tudo a Claudia sobre a caverna, Mikkel/Ulrich e pede a ela para lhe ajudar a investigar. Mais tarde os dois discutem, e em um descuido Egon cai na cozinha de Claudia batendo a cabeça em uma quina, Claudia pensa em salvar ele, mas posteriormente pensa que esse é o sacrifício que ela precisa fazer para salvar Regina. O jovem Noah aparece e diz a ela que os dois precisa sair imediatamente dela. 

Mais teorias fresquinhas minha gente: Aqui já se começa a discutir a dualidade da série, aliás a trialidade, a presença de 3 diferentes mundos que começa ser exposta com mais ênfase brevemente antes do apocalipse. Outro grande ponto aqui é a presença de Peter Doppler que casa com Charlotte, ele chega nessa época na cidade e no futuro ele diz que chegou a cidade em 1987 quando é investigado pelo Detetive Clausen na busca pelo seu irmão Aleksander Kohler. 

Peter Doppler é Aleksander Kohler (retirada do grupo de Dark no Facebook – postada por Gustavo Freua).

Até o momento não sabemos a origem de Peter Doppler, embora saibamos que Helge é seu “pai”. Nós acompanhamos Helge Doppler em ’86 e em nenhum momento ele demonstra ter filhos. O próprio Peter diz que CHEGOU em Winden em ’87, ou seja, ele não nasceu lá! No último ep da 2T, o detetive Clausen revela que está em busca de seu irmão desaparecido desde ’86 e mostra uma foto dele com seu irmão. O ator da foto se parece com o Peter!

1986 também é o ano que Boris Niwald chega a Winden fugindo da polícia e com um ferimento de bala nas costas. Ele impede que o Ulrich e a Kathryna machuquem a Regina Tiedemann, sua futura esposa de quem ele rouba o sobrenome. Um fugitivo iria parar sua fuga para ajudar um desconhecido? Pouco provável né? Logo, ele fez isso de propósito pq sabia que precisava conquistar a Regina e a Cláudia de ’86 para um dia trabalhar na usina.

Peter está sempre com Helge no bunker e embora não demonstre, ele sabe sobre as viagens no tempo, tanto que é ele quem recebe, em 2019, o corpo de Mads Nilsen vindo de ’86. Ele imediatamente liga para Tronte Nilsen que fica surpreso ao ver o corpo de Mads, mas não demonstra mais nenhuma reação, o que é bem estranho. Logo depois, Cláudia Tiedemann (2052?) chega ao bunker, mas isso não assusta Peter e Tronte (eles já a conheciam ou esperavam por ela) Claudia diz que eles devem levar o corpo de Mads para o local certo (eles querem que o Ulrich ache o corpo.)”

Conclusão: Boris, Helge, Peter, Tronte e Cláudia trabalham para um mesmo propósito, sendo que Boris e Peter trocaram de identidade para no futuro serem procurados por Clausen que vai ajudar no apocalipse. O grupo também age para influenciar a ida de Ulrich pro passado.” 

Eu fiquei passado com essa teoria porque no fundo ela fez muito sentido para mim! Eu realmente to crendo em toda essa teoria ai e que Boris, Helge, Peter, Tronte e Claúdia talvez sejam um segundo grupo, coincidentemente nenhum deles aparece naquela foto do início. 

2019

  1. Aqui o bagulho ficou louco minha gente, SOS! Vamos lá tivemos dois jovem Jonas coexistindo ao mesmo tempo aqui! Inicialmente vimos Martha, Jonas, Bartosz e Magnus indo ao lado. Enquanto Bartosz e Magnus se divertem, vemos um clima rolando entre Martha e Jonas. Jonas encontra a medalha de São Cristóvão na areia, a mesma medalha que Hannah estava usando em 1953. O clima rolou mas nada acontece, o jovem Jonas vai embora. O Jonas vindo do futuro com as marcas no pescoço observa tudo, após algum tempo ele cobre o pescoço com a jaqueta amarela e se senta ao lado de Martha e ali ocorre o primeiro beijo entre os dois.
  2. Descobrimos também que o Jonas do futuro pegou o jovem Mikkel quando todos fugiam da caverna após aquele barulho e foi ele que levou ele para dentro e assim o garoto passou pela passagem das minhocas indo parar em 1986.
  3. Rola a festa de 25 anos de casamento de Ulrich e Katharina, todos aparecem e com Mikkel estando doente, Katharina cuida dele durante parte da festa e o clima reacende entre Ulrich e Hannah. Nessa mesma festa o jovem Jonas vai até o quarto de Martha, e ela lhe taca lhe um beijo, que ele acredita que tenha sido o primeiro deles, mas na vdd não foi kkk mas foi o primeiro sexo! Nessa mesma noite, Martha entrega ao jovem Jonas um colar que ela fez com a medalha que encontrou no lago.
  4. Vimos que o adulto Jonas retorna a cidade e revela a Hannah sua identidade quando ela está próxima de cometer suicídio, mais tarde ele vai ao quarto de Martha e deixa aquilo no travesseiro dela. 
  5. Na mesma noite da festa, o Jonas do futuro aparece e conta a Mikkel que sabe de tudo e lhe entrega a carta que Mikkel fez a ele pedindo para o pai não se matar. Entretanto foi justamente a carta que despertou o gatilho de Mikkel. O adulto Mikkel revela ao jovem Jonas que foi uma versão do jovem Jonas que lhe mostrou o caminho da caverna e como passar pelo buraco de minhocas. A velha Claúdia aparece e diz que o jovem Jonas precisa lutar contra si mesmo, pois ela viu um mundo sem Jonas e não é o que ele acredita.. (seria esse o mundo com Adam?). Velha Claudia diz que todos devem fazer sacrifícios dando a entender que Mikkel precisa se matar. 
  6. O jovem Erik desaparece sendo sequestrado pelo adulto Helge. Peter Doppler foi responsável por encontrar o corpo de Mads Nielsen como dito na teoria acima e ele conta a Tronte. A velha Claudia diz a eles para se desfazerem do corpo e entrega aos dois o caderno da Triquetra.
  7. Como mostrado na primeira temporada ou segunda (I’m lost”) o adulto Jonas chega a Widden e fica no hotel de Regina, ele deixa vários artefatos lá que após um tempo Regina encontra. Entre esses dois fatos, Charlotte descobre o bunker e Elizabeth conhece Noah que lhe dá um relógio de bolso e lhe diz para entregar a sua mãe. 
  8. Após ter suspendido Ulrich e de seu sumiço, Charlotte começa a investigar e encontra uma foto de Ulrich em 1953 sendo acusado de matar crianças. Após várias investigações Charlotte encontra Peter no Bunker (olha a teoria acima povo).
  9. O adulto Noah dá o caderno da triquetra ao jovem Bartosz e avisa ele para nunca confiar em Claúdia. 
  10. Várias pessoas visitam o trailer de Benni e descobrimos que o policial Torben Woller é seu irmão. As idas de Franciska até Benni era para entregar receitas de terapia hormonal para ela, que antigamente era trazidas por Peter quando ele era cliente dela.
  11. A jovem Elizabeth encontra uma foto de Noah em um livro de H. G. Tannahaus em sua livraria. Woller traz o lixo radioativo que estava na caverna para a usina.
  12. Clausen que agora assumiu as investigações na busca por seu irmão resolve entrevistar algumas pessoas e assim, ele e Charlotte confrontam Regina que revela sobre os itens do adulto Jonas. Claudia adulta chega ao futuro procurando por menções a ela, mas descobre que Aleksander que está no comando da usina e vê menções ao seu desaparecimento em 1987. Claudia adulta também descobre que sua filha Regina tem câncer ela sai e decide voltar a 1987. 
  13. Adulta Charlotte encontra o adulto Jonas na casa de Hannah e leva ele e Hannah ao bunker, lá Charlotte revela ao adulto Jonas sobre o Sic Mundus, mostra a foto de Noah adulto em 1921. Eles resolvem contar a Katharina, mas ela não acredita. Entretanto vemos ela terminando a série nas cavernas na procura do buraco de minhocas. 
  14. Fraciska, Martha, Elizabeth e Magnus vão às cavernas e encontram Bartosz que lhe conta sobre a viagem no tempo e todos duvidam. Após alguns dias, ele resolvem tentar e acabam indo a 1987 usando a máquina do tempo e retornam depois. 
  15. Adulto Jonas conta a Charlotte sobre o adulto Noah e sobre como a velha Cláudia os usou. O adulto Noah revela a Charlotte que Elizabeth é sua mãe e todos ficam CHOCADOS.
  16. Após uma série de entrevistas, Clausen prende Aleksander Tiedmann por roubo de identidade. Clausen revela que recebeu uma carta anônima afirmando que ele tinha que ir a Widden para acha-lo. 
  17. Martha conhece o adulto Jonas que revela a sua identidade a ela. Nas buscas loucas de Clausen, todos estão na usina no dia do apocalipse, entretanto Elizabeth, Peter e Regina estão no bunker. Martha estava lá, mas quando o jovem Noah chega ela acaba saindo. 
  18. Mais tarde vimos que Martha reencontra o jovem Jonas que voltou para tentar evitar a tragédia e ela acaba sendo morta por Adam. Após a saída de Adam então, uma Martha totalmente diferente aparece e leva o jovem Noah dali, dando a entender que uma outra realidade existe assim como falamos antes.

Teorias: O que foram todos esses fatos minha gente, MUITA COISA ACONTECEU AQUI e demorei umas 5 horas pra digitar tudo isso e pesquisar coisa por coisa, rever cena por cena haha. Como destaquei a teoria da existência dos multiversos é REAL! Senão estiverem no grupo “Dark Brasil” no Facebook entrem! Uma das teorias mostra que no episódio 1 da primeira temporada, quando o jovem Erik é colocado na máquina do tempo no bunker, na TV está passando um clipe de música da nena (S01E01, 47:00 em diante). No segundo episódio (S01E02) a mesma cena se repete (22:15), só que dessa vez o visor que estoura o tímpano está sendo selado, mas na televisão está passando um programa do H. G. Tannhaus. A movimentação da cena é a mesma, é para boa parte dos fandom seria um indício da existência dos multiversos desde o ínicio. 

Outro ponto é que dos 4 personagens que estavam no bunker aparentemente sabemos onde 3 deles foram parar, mas qual foi o destino de Peter Doppler que estava com sua filha Elizabeth no bunker? Seria ele o responsável por trazer a Charlotte que ainda vai nascer para o passado? Let’s see!

2052/2053

  1. A adulta Elizabeth aparece como a líder de uma tribo que acaba pegando o jovem Jonas no final da primeira temporada. 
  2. Mais tarde descobrimos que é uma realidade pós-apocalptica, que quase tudo que eles conheciam foi destruído. Elizabeth lidera um grupo sobre regras, e quando duas pessoas saem da zona morta delimitada por ela, ela mata os dois.
  3. Jonas em sua busca pela partícula de Deus acaba desrespeitando essas regras, é foi quase morto por Elizabeth por enforcamento, mas é salvo no final ficando com aquela tradicional marca que vimos depois. 
  4. A jovem que parece com Hannah vai até a cela de Jonas e exige que ele lhe mostre sobre o que ele está falando, ele a leva até a partícula de Deus, ele consegue estabilizar a partícula temporariamente e atravessa o portal temporal. Elizabeth pega a garota saindo de lá e a confronta.
  5. No dia do apocalipse que se dá devido a explosão da usina em 2020, a jovem Elizabeth vai até o local onde está a partícula de Deus e momentaneamente ela vê sua própria mãe/filha em cena emocionante. 

Teorias: Só eu que acho aquela garotinha a CARA DA HANNAH? Eu não sei qual a ligação viu, mas ela é a cara da Hannah e algum parentesco deve ter, as escolhas em Dark nunca são a toa. 

Outros mistérios que ainda pairam no ar! Quem é o vilão e quem é o moçinho? Será que temos isso nessa história mesmo? Antes de matar Noah, Adam lhe diz que Claúdia estava certa sobre ele ainda não saber jogar aquele jogo. Claúdia sempre afirma ser da luz, jogar pelo bem e por querer intervir, mas será que é esse seu real objetivo? Não estaria Claudia manipulando Jonas para ele se tornar Adam? Não poderiam Claudia e Adam trabalharem juntas por um bem comum? Não saberemos tão cedo.

Outro ponto levantado é sobre a origem de Noah, quem são seus pais? de onde ele vem? outra teoria sugere que seu nome real nem Noah é. E vocês queridos amantes de Dark o que acharam desta temporada? dos fatos detalhados aqui e de tudo que aconteceu? Espero que esse guia tenha ajudado vocês a compreender!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Lindomar Albuquerque

Amado por 30 milhões de Brasileiros! Paulista, Canceriano, 25 anos, Químico e atualmente faço Doutorado em Biotecnologia e Polímeros. Me achou nerd neh? Sou mesmo! Amo uma boa banda alternativa/indie, fã número 1 de Imagine Dragons e adoro perder um bom final de semana maratonando séries! P.S. Sou bêbado também gente, me chama para uma cerveja e para falar de série!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries