Maaaaaaaaaais desenvolvimento e pouca ação.

Mas gente! Sério que esse foi o oitavo episódio da temporada? Eu estou decepcionadíssimo! Esperava muito mais, ainda mais nessa altura da temporada. O episódio prometia, pelo teaser, e apresentou bem pouco. De mais, pra mim, este e o episódio anterior foram bem descartáveis, sem coisas que acrescentassem muito à história e ao enredo.

O episódio começa e termina no núcleo de Arya, em Braavos. Começa mostrando a mudança na atuação de Lady Crane (a atriz que Arya deveria matar) e como ela foi reconhecida pelo público. Ao que parece, a atriz seguiu os conselhos da menina Stark direitinho. Na volta ao camarim, ela então encontra Arya sangrando e decide ajudá-la, levando-a pra casa, alimentando-a e ajudando a tratar dos ferimentos. Nesse ponto, Lady Crane convida Arya pra se juntar à trupe de artistas e ir para Pentos. Mas, claro, Arya recusou o convite e ainda falou de sua vontade de conhecer mais sobre o mundo em questão, como o que existe depois de Westeros, à oeste.

Untitled 3

O episódio segue com o Cão e seu plot sem rumo e sem graça. Não sei pra que essa mula voltou. Ele vai atrás de vingança e encontra alguns dos membros da Irmandade Sem Bandeiras. E ele já chega matando todos! Pra completar, ele encontra outros membros da Irmandade executando os 3 que o próprio caçava. Ao que parece, a Irmandade não concordou com eles terem assassinado o Septão Meribald e os aldeões que estavam construindo o septo. Dondarrion, o líder do grupo, diz ao Cão que ele pode matar 2 deles, mas tem que ser por enforcamento. Pra completar, Clegane aparece comendo com os membros da Irmandade, que ainda o convidam para se juntar ao clã, por um bem maior. O que será que vem por aí?

Untitled 4

Saindo das Terras Fluviais, vamos para Meereen, onde as coisas parecem ir bem para Tyrion. Com a ajuda das Sacerdotisas do Senhor da Luz, o povo da cidade parece ter se acalmado e Daenerys parece ganhar mais apreço popular. É a deixa para Varys voltar para Westeros em busca de apoio e barcos, para então começar a conquista da porra toda. Será que ele vai pras Ilhas de Ferro ou pra Dorne? Outra parte legal do episódio em Meereen foi o papo entre Tyrion, Verme Cinzendo e Missandei, enquanto bebiam. Além de mostrar um papo descontraído dos três, ainda mostrou um pouco da cultura de Missandei e de Verme Cinzento. Tudo vai bem até que eles recebem um aviso de que os Mestres vieram recuperar a cidade e estão atacando de todos os lados. Tyrion tenta debater estratégias de guerra com o Verme Cinzento, mas acaba calado pelo guerreiro. Até que aparece ninguém mais ninguém menos que Daenerys, com seu pequenino dragão. Parece que o jogo virou!

Untitled 5

Em Porto Real, Cersei continua comendo o pão que o diabo amassou. A Fé Militante tenta leva-la para o Septo, mas ela “escolhe violência” e nessa hora eu achei que veríamos a porra toda caindo e muita gente morrendo. Pobre de mim. Tivemos o Montanha matando um só e foi isso. Ela ainda vai até a Sala do Trono pra ver o que tá rolando e acaba levando um tombo: Tommen faz a propaganda da Fé, diz que o julgamento de Cersei e Loras será no Grande Septo, e diz que os julgamentos por combate estão extintos dos Sete Reinos. Ao que parece, Cersei será julgada pelos sete Septões. Ou não, se depender dos planos dela com o tal rumor que vimos no fim da cena.

Untitled 6

Em Correrio, Brienne chegou com Podrick e já exigiu falar com Jaime. Eles falam sobre as promessas feitas para Catelyn Stark, mas o que Brienne quer mesmo é a chance de persuadir o Peixe Negro para levar o exército para Sansa e a batalha em Winterfell. Jaime ainda zomba dela, dizendo o líder Tully é mais cabeça-dura que ela. Mas no fim, os dois acertam um acordo e Brienne vai tentar a sorte. A loira ainda tenta devolver a espada para Jaime, mas ele diz que é dela pra sempre. Enquanto isso, Podrick e Bron têm um papo, onde Bron testa o garoto como escudeiro. Interação legalzinha, mas desnecessária.

Untitled 7

Dentro do castelo, Brienne tenta convencer o Peixe Negro, mas ouve muitos nãos e declarações e que ele não se entregará. Após ser chamada de “amiga” de Jaime, Brienne se irrita e praticamente dá com a carte de Sansa na cara do chefe Tully. Ele lê a carta e se emociona sobre a maneira de Sansa ser parecida com Catelyn. Infelizmente, ele recusa o pedido e Brienne manda Pod enviar um corvo para a menina Stark, dizendo que ela falhou na tentativa de conseguir mais homens para a batalha.

A treta em Correrio se arrasta e Jaime vai atrás de Edmure, que permanece prisioneiro do cerco. Os dois tem um papinho sobre a suposta esposa e filho do herdeiro Tully, até que Edmure joga umas verdades na cara de Jaime e aí ele começa a falar sobre Catelyn, irmã do prisioneiro. Ele fala das semelhanças entre Cat e Cersei, e diz que vai fazer o possível para voltar logo para a amada irmã. Isso inclui até mesmo soltar Edmure, que vai até o castelo e coloca o Peixe Negro numa sinuca de bico. Enquanto o Peixe Negro tenta convencer os soldados de Correrio que é uma armadilha, o comandante acaba por acatar as ordens de Edmure e deixa-o entrar no castelo. Ele então acaba com a resistência e manda abrir os portões. Os Lannisters tomam conta da porra toda e o Peixe Negro é morto em combate (que aliás nem vimos). Só deu tempo de ele mandar Brienne e Podrick num barquinho. Jaime viu isso, deu tchauzinho e deixou os dois irem embora em paz.

Untitled 8

Voltando ao núcleo de Arya em Braavos, Lady Crane é assassinada pela Criança Abandonada e começa uma perseguição. Arya corre pelas ruas da cidade, mas acaba abrindo os ferimentos já feitos pela enjoada da Casa do Preto e Branco. A menina Stark consegue levar a Criança Abandonada para uma armadilha e decide combate-la no escuro, com as habilidades que aprendeu enquanto cega. Se não tivemos luta em Correrio, não tivemos aqui também. O esperado embate foi reduzido ao rosto da Criança Abandonada pendurado em uma das colunas da Casa do Preto e Branco. Arya confronta Jaqen, que diz que ela finalmente se tornou Ninguém. Mas Arya deixa muito bem claro quem é e pra onde vai. Será que ela passou no teste?

Untitled 9

O episódio termina assim: com um plot interessante, mas que poderia ter rendido muito mais. Acho que todos esperávamos ver o Peixe Negro em combate, além de ver Arya dando uma surra na Criança Abandonada. Pra mim, a cena de Cersei na Fortaleza Vermelha deveria ter sido muito melhor. As coisas em Porto Real têm andado muito devagar, assim como em Meereen. Correrio também ficou muito jogada. Odiei a forma como as coisas se resolveram. Espero que ao menos Jaime oriente Edmure a enviar os Tully para ajudar Sansa. O núcleo do Cão dispensa comentários, pois acho muito chato. E enquanto isso, estamos sem ver as coisas na Muralha, com Bran e com Sam. Eita que bosta.

Gerson Elesbão
Gerson Elesbão

Nem tão complicado demais, mas nem tão simples assim: quebra-galho, colunista e seriador. Dificilmente atualiza o Banco de Séries, mas adora gongar as séries amadas pelo público. @gersonelesbao
Deixe-nos um comentário!
  • Heloisa

    Pra mim, foi o pior da temporada… Enganou demais nas cenas do próximo episódio e não entregou nada!!! Aí, agora vem o fantástico 9º episódio, sem ligação nenhuma com este…

%d blogueiros gostam disto: