Posts Populares

Game of Thrones – S08E03 – The Long Night

Sobre esse episódio: EU TO SEM PALAVRAS. Mas vou ter que conseguir escrever porque isso aqui é uma review, rs. Sinceramente, um dos melhores episódios de Game of Thrones todos os tempos.

Falando em estatísticas, foi a cena de batalha mais longa já feita no audiovisual e o maior episódio da história de Game of Thrones (82min), ou seja, a review vai ser longa! hahaha

Já na abertura, já dava pra notar que os “quadradinhos brancos e azuis” que representam os White Walkers haviam finalmente chegado em Winterfel. Foi um episódio com pouquíssimos diálogos, realmente a grande guerra chegou. Ainda no início rolava um clima de tensão, todo o exército alinhado, apenas aguardando os Caminhantes Brancos chegarem. Com todos os guerreiros em posição, tivemos a volta repentina de Melisandre, que faz uma oração para o Senhor da Luz, e coloca fogo em todas as armas dos guerreiros Dothrakis, com a finalidade de ajudar na batalha contra os mortos.Logo em seguida, eles partem rumo aos caminhantes, numa noite super escura. Então, temos a primeira cena já no contexto da guerra, com uma trilha sonora super emocionantes, onde logo depois, aos poucos vemos apenas as espadas se apagando na escuridão, um silêncio profundo, mostrando que os Dothrakis foram rapidamente dizimados pelos Mortos.

O exército dos mortos chegam com tudo pra cima dos Imaculados, numa cena sombria, onde usaram a escuridão como suspense, porque os inimigos ainda não tinham forma definida, a maioria ainda não sabia direito o que aguardar. Daenerys sobe em seu dragão e começa tacar fogo em tudo, tentando ajudar, mas sem sucesso, o exército era enorme. Os cavaleiros recebem uma ordem para recuar pra dentro de Winterfel.

João das Neves e Dany, teoricamente ficariam do alto, aguardando o sinal de Sir Davos, para acenderem a trincheira que protegeria o castelo da ameaça dos White Walkers, mas uma névoa não deixou Dany ver que era pra acender a trincheira, e rolaram uns momentos de desespero, até que Melisandre vem salvar a pátria, fazendo novamente uma oração para o Senhor da Luz, que parecia não funcionar, para acender a barreira. Felizmente, numa cena linda, o fogo foi se espalhando, e num primeiro momento o castelo ficou protegido. Todo mundo fica achando que iria dar certo, “agora temos fogo nessa bagaça!”, só que não. kkkkk

Passado momento de tensão, foi mostrado que Sansa, Tyrion, algumas mulheres e crianças estavam bem protegidos nas Criptas, SQN. Logo em seguida, os Mortos conseguiram um jeito de driblar o fogo que protegia o castelo, e conseguiram avançar, escalando os muros e invadindo o castelo. Aí a porradaria come solta, bem do jeito que a gente gosta de ver. Tivemos longos minutos de batalha, e enquanto isso, Jon e Dany fizeram vários nadas, passeando de dragão. 2 fucking dragões pra fazerem NADA um tempão, perdidos na neblina.

(Desperdício colocar o João em cima de um dragão gente, ele não fez nada no ep, tinha que ter ficado na batalha, que é o que ele sempre soube fazer) Mas enfim, logo depois, tivemos a aparição do Rei da Noite montado em Vyserion, onde ocorreu uma briga épica entre dragões, onde os dois ficaram muito feridos, e Jon e o Rei da Noite foram para o chão.

O Sam quase morre umas 3 ou 4 vezes no episódio, não dava pra ver quase nada na TV, a escuridão era intencional, para as pessoas acharem que fulano morreu, ou não morreu, e ficarem na dúvida. A gente só ter certeza de alguma coisa, no teaser. Na real eu achei que Brienne iria morrer, eu já estava preparado, mas toda hora parecia que alguém ia morrer, mas não morria. Eu já estava puto com isso, rs, parece que eles não tiveram coragem de matar personagens importantes, espero que tenha uma explicação pra isso depois. Ainda no contexto da guerra, temos a pequena guerreira Lyanna Mormont, que num ato heroico, sacrifica sua vida, mas mata um gigante. Foi uma cena super forte, até o barulhinho dos ossos quebrando… (Got tem tara por matar criança né? Ned Umber, Shireen, Lyanna etc.) Foi uma das mortes mais importantes do episódio, que já anuncia o fim da casa mormont.

Durante o episódio todo, vemos A MARAVILINDA ARYA passando por várias situações de perigo, se esquivando de todas elas. Confesso que fiquei morrendo de medo de dar merda com ela. Nesse meio tempo, Theon Greyjoy fica com Bran de baixo do Represeiro, onde protegeu o garoto de todos os Mortos que tentavam avançar. O EP relembrou o medo que o cão de caça tem do fogo, mas ele superou novamente e foi ajudar Arya, e logo, já mostraram ela na biblioteca quando um dos Mortos escuta a gota de sangue que cai dela, e vai procurar e ela some, ela é mais silenciosa que uma gota de sangue. Isso já prova que ela entra e sai sem que percebam, um momento importantíssimo pro episódio: A GAROTA É NINGUÉM!

Dany de cima do seu dragao, avistou o Rei da Noite no chão e lançou um “DRACARYS!” nele, mas eu tinha ctz que nao ia acontecer nada, e realmente, o fogo de dragão não fez nada com ele. Então, Jon pega a espadinha e corre atrás do RN, por um segundo ele achou que ia dar certo, mas ele parou e pensou EITA! E o Rei da Noite começa levantar a mãozinha, so pensei FUDEUSSS. Então, todo e exército de mortos começa a levantar, inclusive Lyanna e Ed.

Consequentemente, os mortos enterrados nas Criptas começaram a ressurgir, foram momentos de tensão lá embaixo, onde as pessoas já não estavam mais seguras. Isso já era provável que iria acontecer, de tanto que foram falando durante os eps que a cripta era o lugar mais seguro, iria dar merda com certeza. Rolou um momento de afinidade entre Sansa e Tyrion, que podemos ver alguma evolução nos próximos episódios, mas em momento nenhum ela usa a adaga que foi dada a ela por Arya mais cedo, fazendo referência de quando Jon deu a agulha pra ela, mas nada aconteceu. Se você dá uma arma pra uma pessoa, espera-se que ela use né. Haha

Após os mortos se levantarem, o dragão onde estava Daenerys foi atacado pelo exército, e ela não conseguiu se manter ali. Ela foi mais guerreira que o Jon, catou uma espada no chão e partiu pra guerra: “já to na merda msm, bora lutar.” Parecia que ela ia perder, mas apareceu seu fiel escudeiro Jorah, que morreu fazendo o que ele mais amava, com a pessoa que ele mais amava. Dany ficou sobre seu corpo chorando, fiquei triste real oficial nessa cena. Até o Drogon demonstrou carinho com a mãe, e ficou ao lado dela.

O Rei da noite finalmente encontra Bran, enquanto o retardado do Jon encarava Vyserion “cara a cara”, todo mundo em casa ficou pensando o que iria acontecer: “o seu loco, qq vc ta fazendo?” A cara do suicídio! (Parecia que eles iam ficar igual as crianças do meme “é boi!! é vaca!!!”).

Agora vamos ao plot twist do episódio, o Rei da Noite encara o Bran, com uma trilha sonora novamente cinematográfica, cenas de tensão por toda Winterfel, seria o momento do tudo ou nada. O Rei para ao lado de Bran, e lentamente leva a mão na sua espada, quando ninguém menos que ARYA aparece literalmente voando de três metros de altura com uma faca em direção o Rei. Ele a segura pelo pescoço (nesse momento eu já estava pulando do sofá) e de repente ela se mostra mais ágil que ele, solta a faca da mão de cima, que cai na de baixo e ela apunhala o Rei da Noite no meio da barriga. E fim, ele explode em cacos de vidro, e todo seu exército de Mortos e Caminhantes Brancos são extintos.

Ele morreu com aço valiriano, não foi com vidro de dragão que havia sido comentado várias vezes, e essa adaga era a do mindinho, que apareceu desde a primeira temporada. Não sei se vocês se recordam, mas tentaram matar o Bran com ela.

Falando em bran, 8 temporadas pra ele virar um drone hahah e ficar assistindo de cima.

Falaram que ele estava fazendo isso pra atrair o rei da noite, mas nem sei. Tenho minhas dúvidas com esse personagem super misterioso. Lembro mais uma vez da tensão na cena da biblioteca com Arya, dando a impressão que fosse dar merda várias vezes.

É visível que os produtores se preocuparam em não deixar monótono, o truque da escuridão aparece ai mais uma vez, com a intenção de prender o espectador na tela e causar o desconforto. Outro tópico polêmico, é que não precisaria ser necessariamente ser o Azor Ahai para matar o Rei da Noite, mas eles devem citar alguma coisa até o final da série.

 

Pra descontrair, um meme que descreve perfeitamente o episódio:

 

Checklist de quem morreu:

ED – Lorde comandante da patrulha da noite

Lyanna Mormont

Jorah Mormont

Berick Dondarrion

Melisandre de Asshai

Theon Greyjoy

Rei da noite (e todo seu exército)

 

Fiquem com o trailer do próximo episódio, que já nos traz algumas informações, como a que já estão programando a guerra contra Cersei, mostra que Gilly parece estar viva, Ghost e o Dragão que estava com Jon também.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Hugo Boniolo

Um fotógrafo quase carioca e quase capixaba. Fanático por séries, família, amigos e tecnologia, principalmente se acompanhados de uma boa cerveja.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries