A melhor série da DC atualmente no ar.

É isso mesmo meu povo. Na humilde opinião desse que vos fala, Gotham é a melhor série da DC atualmente no ar. Podem vir os fãs de Flash, Arrow, Supergirl, Legends of Tomorrow… (a propósito, assisto todas essas também). Nenhuma dessas séries consegue bater a consistência de Gotham. Seja no enredo, na construção dos personagens, na profundeza na história… Desde a primeira temporada, Gotham nos entregou um trabalho que não precisava apelar para Batman ou Coringa. Era um trabalho em cima da cidade, de como a fatídica Gotham estava à mercê do mal antes do homem-morcego aparecer.

Sem mais enrolação, Gotham retornou para sua metade final no último dia 29 de fevereiro, e trouxe o plot do Sr. Frio (Mr. Freeze, em inglês). Veio a calhar que esta review é um combo sobre os dois últimos episódios, que tratam sobre o vilão de gelo, facilitando nossa análise.

Antes de mais nada é importante falar sobre as razões para Victor Fries fazer o que estava fazendo. Num contexto que entendemos que nem todos são 100% bonzinhos (Jim Gordon está aí pra provar) ou 100% malvados, temos personagens agindo em torno de suas motivações. Da mesma forma, Victor está desesperado com a doença de sua esposa, que está morrendo aos poucos. Pensando nisso, ele tem a ideia de desenvolver uma fórmula que permita congelar o corpo de sua mulher até a doença ter cura ou parar de avançar. O problema é na elaboração da fórmula, uma vez que ele está tendo problemas para descongelar os corpos que tem usado como cobaias.

tumblr_o3llcqPBGL1tm9plgo6_r1_250

Em meio a esse turbilhão de sequestros acontecendo em Gotham, Jim tem que lidar com um processo administrativo sobre a morte de Theo Galavan. Ele é interrogado e liberado, mesmo com Dent e Barnes desconfiados. Pra completar, Pinguim, que estava foragido acaba capturado. Para sorte de Jim, Pinguim faz o louco e confessa o assassinato de Theo sozinho, indo parar em Arkham.

tumblr_o3cbwijfwx1u44521o1_500

O submundo do crime em Gotham segue seu curso. Butch assumiu o lugar de Pinguim e acaba se vendo cara-a-cara com Thabita, a Tigresa. Pelo visto, os dois vão se aliar para se vingar da cidade. Ainda pudemos ver que Bruce está fora da cidade, enquanto Lee está de volta, gravidíssima. Também tivemos uma mostra de uma outra aliança perigosa: Pinguim e Nygma. Os dois tem uma breve conversa, enquanto Pinguim está na delegacia, e podemos ver que Nygma tem Pinguim como uma inspiração.

tumblr_o3cb6vMEdU1u7xkfso2_250 tumblr_o3cb6vMEdU1u7xkfso7_250 (1)

Por falar no cientista forense, ele ajuda Jim e Harvey a descobrirem a substância que o Sr. Frio usa em sua arma: hélio líquido. Com essa informação, os detetives seguem atrás das fontes da substância, que adivinhem só, é uma das afiliadas das Empresas Wayne. Enquanto isso, em Arkham, Pinguim acaba conhecendo e tornando-se paciente do Dr. Strange, uma pessoa com intenções bem duvidosas, que utiliza tratamentos estranhos para os internos do hospício.

Sr. Frio segue na sua tentativa de descobrir uma fórmula para salvar sua esposa. Durante suas pesquisas, sua esposa passa mal e ele sai em busca de medicação pra ela. O farmacêutico não percebe com quem está se metendo e se recusa a vender. Obviamente, Victor volta armado, consegue os medicamentos e ainda faz uso de uma nova fórmula no farmacêutico, como vingança. Harvey e Jim recebem um aviso da ação de Victor na farmácia e descobrem o endereço dele, chegando até Nora, que está em choque por descobrir o que o marido fazia para salvá-la (ela pensava que ele usava ratos e não humanos nos experimentos). Eles a levam para a delegacia, a interrogam (sem sucesso) e a deixam sob os cuidados de Lee.

tumblr_o3e3ylCOMJ1u44521o1_250 tumblr_o3e3ylCOMJ1u44521o2_r2_250

Victor percebe que se não se entregar sua mulher morrerá. Ele vai até a delegacia e descobre que o farmacêutico congelado voltou a vida. Ou seja, sua fórmula funcionou! Ele vai embora da delegacia prometendo vingança, enquanto Dr. Strange ouve notícias do novo vilão e se interessa pelo assunto.

tumblr_o3f38y588C1v08u1wo4_r1_250 tumblr_o3f38y588C1v08u1wo10_r1_250

O que nos leva ao episódio seguinte, onde Victor começa raptando um inocente como refém, para alcançar sua esposa e utilizar a fórmula correta nela. Percebendo a sinuca de bico, o Sargento Barnes sugere que movam Nora para Arkham, que tem uma ala médica, e a usem como isca, para atrair Victor. Lee se mostra contra o plano e coloca Jim contra a parede mostrando que irá junto com Nora, uma vez que ela é sua paciente.

Por falar em Lee, vemos a construção de uma relação entre ela e Bruce (que já voltou da Suíça, após os acontecimentos). Lee, que futuramente se torna uma espécie de conselheira de Bruce, começou a conhecer melhor o garoto, e numa conversa profunda, Bruce também acaba se conhecendo melhor e se interessando por aquela ação. Nesse núcleo, tivemos ainda Alfred se aliando a Bruce e mostrando informações valiosas sobre o assassino de seus pais. Alfred deixa claro, com a intenção de proteger Bruce, que ele é quem matará Malone, quando o encontrarem. Obviamente, Bruce faz parecer que concorda, mas nas cenas seguintes está pedindo para Selina conseguir uma arma para ele matar Malone. Acho que Bruce evoluirá para Batman no momento em que começar a confiar seus segredos e seus anseios à Alfred, e acredito que Lee será parte importante nessa evolução.

tumblr_o3pk3g1OWM1srtqcqo1_500

A saga de Pinguim em Arkham continua. Ele foi submetido a um tratamento de choque, que na verdade aparentou surtir pouco efeito. Peabody vai acabar pagando caro no futuro. Enquanto isso, Harvey e Jim, durante o processo de transferência de Nora para Arkham, encontram Pinguim num estado deplorável. Pinguim, no desespero da situação, acaba gritando que quem matou Theo Galavan foi Jim, e Dr. Strange assiste tudo de camarote. Aposto que vem chantagem por aí.

tumblr_o3c2g3rESe1u496xso3_500

Mr. Freeze aumenta seu arsenal e refina suas armas e vai atrás de Nora em Arkham. Ele consegue, com a ajuda de Dr. Strange, em troca de sua fórmula, recuperar sua esposa e fugir para sua casa. Ele acaba levando Lee consigo, para ajudar a carregar Nora, para desespero de Jim. Já pronto para congelar sua esposa, Victor ouve dela um pedido: deixa-la morrer em paz. Ele se recusa e ela só vê uma alternativa: enganá-lo. Ela faz isso trocando as fórmulas na máquina de congelar, sem que Victor ou Lee vejam ou desconfiem.

Já no fim do episódio, Victor percebe que matou sua esposa, libera Lee e injeta hélio líquido em si próprio. O seu corpo vai parar em Indian Hill, um distrito que conhecemos de leve, onde coisas estranhas acontecem. Na verdade, Victor não morreu durante o processo do hélio líquido em seu corpo. Como Dr. Strange sugeriu, as células dele se alteraram e seu organismo agiu diferente. Ele agora só pode sobreviver em ambientes de baixas temperaturas. E parece que Dr. Strange quer usar a fórmula de Victor para outros fins, incluindo o corpo de Theo Galavan.

Além disso, Lee e Gordon tem uma discussão e acredito que ela vá acabar perdendo o bebê e se separando dele. Acredito também que Morena Baccarin deva sumir da série por um tempo, já que sua gravidez está no fim.

Analisando os episódios, é possível ver que a mística de Gotham está sendo construída e que o trabalho dos personagens é algo a longo prazo, uma vez que vilões clássicos do Batman estão sendo apresentados agora. Indian Hill ainda é um complexo que dará o que falar, mas não nessa temporada. Dr. Strange vem tomando a dianteira como um possível vilão da terceira temporada, assim como Theo se apresentou no início desta temporada. No mais, não restam mais elogios para Gotham. A série tem sido uma grata surpresa!

Gerson Elesbão
Gerson Elesbão

Nem tão complicado demais, mas nem tão simples assim: quebra-galho, colunista e seriador. Dificilmente atualiza o Banco de Séries, mas adora gongar as séries amadas pelo público. @gersonelesbao
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: