Um divisor de águas.

Sem dúvidas, esses dois últimos episódios ditarão os últimos capítulos da temporada. Cada personagem teve que tomar decisões que afetaram no seu curso dentro da série e isso vai refletir daqui até a Season Finale. Vou falar dos episódios misturados, pois um acaba complementando o outro.

No plot de Pinguim, parece que ele está mesmo curado (por pouco tempo, espero). Após sair de Arkham, ele vai atrás de Butch e Tabitha, que veem o pobre como apenas um coitado, que não pode ameaçar ninguém mais. Aqui tem uma cena que pode refletir no futuro: Butch decide poupar a vida de Pinguim, e pode vir a ser muito bem recompensando. A próxima visita de Pinguim é à Nygma, que está ocupado no outro plot do episódio. De qualquer forma, nosso futuro charada pareceu preocupado com Pinguim, mas não o suficiente para perder tempo ajudando-o. O que levou nosso pequeno criminoso ao cemitério, no túmulo de sua mãe. Aqui ele se encontra e conhece Elijah Van Dahl, que ao que parece é seu pai perdido. Elijah leva-o pra casa e dá à Pinguim o verdadeiro sentido de Lar, com uma vida aconchegante, uma família e, finalmente, paz. Pelo menos era o que pensávamos.

Elijah conta como conheceu a mãe de Pinguim e sua atual esposa, enquanto o vilãozinho decide confessar seu passado criminoso ao pai, um ato de redenção do personagem. Quando o resto da família decide desmascarar Pinguim, já senti maldade nas ações daquele povo. Isto nos é comprovado quando Elijah passa mal e decide alterar o testamento, incluindo Pinguim como herdeiro. Nesse momento, vemos a atual esposa e os filhos tentando envenenar Pinguim, mas acabando matando seu pai, para desespero do pobre coitado. Vale lembrar que em um dos diálogos com Elijah, Pinguim descobre que seus antepassados têm problemas mentais (os “fantasmas”), que definirão o futuro do personagem na série e em Gotham, como grande vilão de Batman.

Gotham penguin insane oswald cobblepot robin lord taylor

Outro plot é o de Bruce. Morando nas ruas com Selina, Bruce se reencontra com Ivy, que agora cultiva cogumelos alucinógenos para uma gangue de traficantes. A Gata sugere que ela e Bruce roubem algum dinheiro dos bandidos, e o garoto Wayne prontamente concorda. O plano quase dá certo, não fosse o chefe da gangue chegar na hora e pegar os dois com a boca na botija. Como refém, Bruce enfrenta Sonny e toma uma surra, mas lembra das palavras de Alfred e consegue dar um jeito no mandachuva, assim que a oportunidade aparece. Por fim, após estar muito machucado e com Selina cuidando dele, Bruce mostra como pode se tornar forte e como esse tempo nas ruas o ajudará a tornar-se o novo Batman.

Gotham

Finalmente chegando ao plot principal dos episódios, temos o desabrochar de Nygma como o Charada. Se sentindo ameaçado pela investigação de Jim sobre Kristen Kringle, Ed decide armar uma emboscada para o detetive. O plano de Nygma é muito bem planejado e executado, com direito até a uma explosão com bomba. Em meio ao caos que o criminoso da interrogação verde deixou, Jim ainda tem que lidar com a reabertura do caso da morte de Theo Gallavan, com o aparecimento de uma nova testemunha. Mais uma vez, tudo parte do plano de Nygma. O plano ainda conta com a morte do Oficial Pinkney e com Ed colocando Jim na cena do crime, bem na hora que o Sargento Barnes aparece. Enquanto Barnes interroga Gordon, vemos com detalhes como o plano de Nygma foi executado e como ele fez o detetive ir parar atrás das grades.

Gotham jim gordon james gordon sob gotham fox

Em meio à confusão da prisão de Gordon, temos Barbara acordando do coma e provavelmente se tornando mais uma engrenagem no plano do Dr. Strange, e temos Jim dispensando Lee, dizendo para ela se mudar com o bebê e seguir sua vida (uma vez que ele deve ficar preso por muito tempo).

Com Jim na prisão, o tempo passa. Após algumas semanas sob regime de proteção, Gordon é transferido para a ala comum, onde estão muitos criminosos que ele prendeu, para desespero de Harvey. Ele inclusive vai visitar Jim e conta que Lee perdeu seu filho. O detetive também fica preocupado com a segurança e o estado psicológico do amigo e, sem mais pra onde correr, apela para a Don Falcone para liberar Jim da cadeia e dar uma chance dele provar sua inocência.

Enquanto isso, o diretor da prisão, um amigo do ex-comissionário Loeb, está decidido a dar um fim à Jim Gordon, e pede para os presos cuidarem disso. Após levar uma surra, Jim conhece Puck, que tentou ajudá-lo e o reconhece como uma boa pessoa e um herói para a cidade. Jim também conhece bons policiais, que tentam ajudá-lo dentro da prisão. Por fim, após Puck ser fortemente espancado a mando do diretor da prisão, o plano de Harvey e Falcone para liberar Gordon é posto em ação. Durante uma sessão de cinema dentro da prisão, um bandido finge matar Jim, para alegria do diretor da unidade. Na verdade, tudo não passou de um plano arquitetado por Falcone, Harvey e alguns policiais e presidiários.

Gotham fox

No fim do episódio, após fugir da prisão e levar Puck, que acaba morrendo em seguida, Jim Gordon se vê obrigado a provar sua inocência antes de ir atrás de Lee. Com a benção e a proteção de Don Falcone, Jim e Harvey se preparam para enfrentar tempos difíceis na cidade.

Dois episódios que vão influenciar muito para o fim da temporada. Além disso, achei interessante a passagem de tempo e a forma como os produtores acharam de sumir com Morena Baccarin, que está grávida na vida real. Nos próximos 6 episódios devemos ver uma evolução enorme de Bruce e devemos ver Pinguim sendo atormentando pelos “fantasmas”. Além disso, Jim deve provar sua inocência e fazer alguns inimigos fortes nesse caminho.

Gerson Elesbão
Gerson Elesbão

Nem tão complicado demais, mas nem tão simples assim: quebra-galho, colunista e seriador. Dificilmente atualiza o Banco de Séries, mas adora gongar as séries amadas pelo público. @gersonelesbao
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: