Posts Populares

Gotham – S04E22 – A Dark Knight: No Man’s Land [SEASON FINALE]

Um fim digno, pra uma temporada irregular.

Como fã de Gotham, não dá pra deixar de reiterar, nesse fim de temporada, que essa temporada foi bem fraca, num contexto geral. Considerando que a Season Finale da temporada passada mostrou Bruce em cima de um prédio, lutando contra bandidos, esperava-se outra abordagem pra essa temporada. Infelizmente, tivemos um Bruce rebelde, bem chatinho, em boa parte da temporada. E não foi só isso. Os roteiristas encheram a temporada de episódios que não agregaram em nada, de plots que não renderam. Felizmente, alguns episódios foram muito bons, principalmente esses do fim da temporada. Vamos torcer para que a temporada final saiba dosar e entregar um ótimo trabalho, digno das primeiras temporadas.

O episódio foi todo pautado nos planos de Jeremiah e Ra’s Al Ghul, que inclusive incluíam Bruce. Mas vamos começar com o que paramos, que foi Selina sendo baleada por Jeremiah. A menina foi pro hospital, passou por cirurgia, mas parece que a tendência é ela ficar sem movimentos. Aí pode ser que a história da nossa Mulher-Gato finalmente saia do papel e aconteça. Amém!

Os vilões aliados de Gotham, Jeremiah e Ra’s Al Ghul, decidem continuar espalhando o terror, e querem que Bruce Wayne observe tudo de camarote. Então eles sequestram Bruce, no momento que ele conversava com Jeremiah, na GCPD. Jim bem que tentou evitar, mas um Major do exército havia chegado em Gotham, e acabou cagando tudo. Fato é que Jim estava fora de cena e Jeremiah continuava a tocar o terror, inclusive explodindo o prédio da prefeitura e matando o prefeito.

Em outro núcleo, temos Butch, Thabita e Pinguim com Hugo Strange, finalmente curando Butch. Alfred e Tabitha querem se resolver com Jeremiah, cada um com seus motivos, e Barbara quer acabar com Ra’s Al Ghul de uma vez por todas, que segue a atormentando. Pinguim acaba se juntando a eles, pela diversão, e assim eles vão atrás de Ra’s, Jeremiah e Bruce.

Enquanto tudo isso rolava, Jim tinha sido preso por Nygma, por motivos de ciúmes de Lee. Até hoje não engulo essa relação dos dois. Mas enfim, Lee aparece na hora certa, fala umas coisas pra Jim, que não gosta mais dele, que vai sair de vez da cidade, e dá um ultimato em Nygma: ou para com essa fixação em Jim, ou vai perder ela. Achei bem massa o discurso dela, falando que ela vai ser quem ela quer ser, e não quem Nygma ou Jim, ou qualquer outra pessoa, quer. Pisou, Lee! Claro que, depois que Gordon tava livre, ela foi lá se derreter um pouquinho por ele. E no fim do episódio, ela e Nygma ainda têm uma discussão, que acaba com os dois se esfaqueando.

Já livre, Jim descobre que Jeremiah vai colocar as bombas nas pontes, isolando Gotham do mundo, em uma “Ilha de Escuridão”. E corre pra tirar as pessoas das pontes. Do lado de fora da cidade, Barbara, Tabitha, Pinguim e Alfred chegavam pra acabar com Jeremiah e Ra’s, e resgatar Bruce. No fim das contas, Bruce matou Ra’s (de novo), com a ajuda de Barbara, e Jeremiah acabou fugindo.

Os últimos instantes da temporada mostram muitas coisas que podem ser decisivas para a próxima temporada. Tem Pinguim matando Butch, na frente de Thabita, relembrando o episódio em que ela matou sua mãe. Mágoas do passado, com certeza. Tem Alfred deixando Gotham junto com Selina, e deixando Bruce pra trás, pra caçar Jerome e resgatar a cidade. Tem Jim, Harvey e Lucious tentando manter a ordem na polícia, na cidade. Tem os vilões ocupando nichos diferentes, como o Sr. Frio, a Vagalume, o Espantalho… Tem Hugo Strange recebendo os corpos de Lee e Nygma, sabe-se lá pra fazer o que, sabe-se lá se eles morreram mesmo.

  

A última cena da temporada é icônica. Temos Jim, em cima do telhado, com um refletor voltado pro céu. Ao seu lado, Bruce, e os dois pensando no que podem fazer pra salvar Gotham e a levantar novamente.

Essas cenas finais mostram que a próxima temporada deve começar depois de um certo período de tempo na cidade. Se fosse chutar, diria que passarão pelo menos uns 5 anos, pra gente ter personagens mais maduros e uma Gotham mais próxima da que conhecemos pelo universo do Batman. Enfim, espero que tenham curtido nossas reviews e que nos acompanhem até o fim da série! Próxima temporada estamos de volta!

Talvez Você também goste de...

gostou da matéria? deixe um comentário!

Gerson Elesbão

Um @gerson incomoda muita gente, um @gersonrealoficial incomoda incomoda incomoda muito mais! É DC, é Marvel, é Netflix, é reality. Se a série for boa, chama no probleminha, bebê!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries