Posts Populares

Grey’s Anatomy – S16E08 – My Shot

Meredith Grey, você é tudo pra mim!

E finalmente chegou o momento a qual esperávamos tanto, será se Meredith conseguirá manter sua licença médica? Claro que vai porque a gente tá falando da protagonista. Brincadeiras parte, a série no seu auge da velhice, na temporada de número 16, conseguiu entregar um de seus melhores episódios de TODA a série. Eu fico chocado em como Grey’s consegue manter sua qualidade e de quebra ainda nos presentear com um episódio desses de vez em quando, é de cair o queixo. Grey’s Anatomy eu te amo entenda!

Enfim, acho que pra um episódio como esse não cabe aqui eu detalhar acontecimentos, ficar pontuando cenas específicas ou coisa do tipo porque simplesmente só quem viveu sabe, e sem brincadeira alguma é bem isso mesmo. O que eu quero propor aqui é uma reflexão. Desde muito tempo, em outras reviews, eu venho destacando o quanto a série está utilizando de seu espaço na TV para o debate de assuntos EXTREMAMENTE importantes. Aborto, depressão, suicídio, racismo, transfobia, homofobia, dentre outros que eu poderia fazer uma lista enorme aqui. Mas, principalmente na temporada atual, a série se atenta pra uma problemática que eu, particularmente, nunca vi uma série do mesmo porte abordando com tamanha sensibilidade, a desigualdade social.

É até irônico a gente pensar que uma série norte americana, com personagens principais que de certa forma representam uma parte da elite americana por serem médicos altamente famosos, apresenta um assunto tão importante como esse, justo vindo de um dos países com uma taxa de desigualdade gigantesca. Mas, que bom que isso está acontecendo, e deve continuar porque precisamos falar SIM sobre isso e que bom que uma série como essa se propôs a tratar desse assunto.

Todo o caso de Meredith com o seguro, sua audiência, seus problemas judiciais, são uma parte de uma problemática gigantesca. O que ela fez por aquela garota, é de um significado tão grande que eu poderia escrever um texto só sobre isso. Como a própria Mer já disse, o sistema todo está quebrado. Há pessoas que morrem por não terem condições de ter acesso a uma saúde de qualidade, e é revoltante pensar que uma médica com um pensamento tão humano e gentil como o dela, corre o risco de nunca mais atender ninguém. Ela fez algo errado? Sim. Mas, errado pra quem? Eu não quero discutir lei, tampouco tenho capacidade para isso, mas o que ela fez trouxe mal para quem? Para ela? Para sua filha? E a menina? Pelo contrário, se não fosse por isso a garota teria morrido e nunca teria tido acesso ao tratamento. Estamos falando de um sistema que pensa mais no lucro, no dinheiro, do que na saúde de uma criança. E, enquanto isso continuar acontecendo, mais pessoas como Meredith são necessárias.

O episódio foi genial, desde o começo, a aflição diante de todas as acusações, os flashbacks, os depoimentos. Mas, com certeza, quando Alex chamou os pacientes da Meredith e depois leu a carta da Cristina, ali meu coração parou. E depois quando ele citou os nomes das deusas? Gente, não dá sabe. Não dá. Enfim, no fim tudo ocorreu como esperado, Meredith conseguiu manter sua licença médica MERECIDAMENTE, porque o número de vidas que ela salvou é gigantesco e ela precisa continuar sendo essa pessoa que utiliza de seus privilégios para promover o bem. Aliás, que cena foi essa dela peitando o promotor que foi responsável pela morte de Derek? Gente, juro, eu amo tanto essa mulher que me falta palavras.

 

Eu digo e repito: Grey’s Anatomy por isso, e por outras coisas, é uma das melhores e mais importantes séries da atualidade e esse episódio prova isso! Espero que continue nos dando episódios bons e lições como essa, pois precisamos e muito.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Erik Lacerda

Paulista, 17 anos, não bebo mas rola um cantinho do vale de vez em quando (ou é cantina? não sei). Amo comentar sobre tudo o que assisto porém nenhum amigo meu tem paciência pra me ouvir falando besteira sobre GOT, Grey's e How I met Your mother, por isso estou aqui.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries