Posts Populares

His Dark Materials – S01E01 – Lyra’s Jordan [Series Premiere]

O mundo da órfã Lyra Belacqua é virado do avesso pelo retorno de seu tio, há muito tempo ausente, do norte, enquanto a glamourosa Sra. Coulter visita a Faculdade Jordan com uma proposta.

Antes de mais nada queria deixar aqui minha GRATIDÃO ETERNA a BBC One que resolveu dar uma chance a essa maravilhosa saga de livros “Fronteiras do Universo” mais uma vez e por ter o devido respeito a saga, ao menos o piloto deixou isso claro e evidente. A série teve seu primeiro livro anteriormente adaptado ao cinema com o filme “Bússola de Ouro” em 2007 que mesmo com um cast sensacional e muito investimento não conseguiu deslanchar e em sua culpa está o fato de terem se desapegado do livro, do universo ali criado para colocar outros elementos na história.

Apenas situando quem talvez não leu os livros e não viu os filmes, a série se passa em um mundo alternativo onde os humanos tem suas vidas ligadas a seres mágicos (que são animais metamorfo) chamados de Daemon, esses seres conseguem se comunicar com seus humanos e mudar de forma, alcançando uma forma única apenas quando o seu humano atinge a idade adulta. Outra curiosidade é que quando o humano morre esses seres simplesmente desaparecem. Outro ponto importante é que fica meio encoberto no piloto assim como nos livros, é que este mundo é governado por uma Instituição chamada Magisterium, que basicamente é uma espécie de governo teocrático que não concorda com o pensamento livre das pessoas com poucas exceções a algumas universidades como a Faculdade Jordan que fazem parte das instituições escolásticas.

A história toda se inicia com Lorde Asriel entregando uma recém nascida a Faculdade Jordan e mesmo sendo alertado que aquele não seria um lugar para isso o mesmo o faz invocando um privilégio por ser membro de uma instituição escolástica e assim deixa a garota para ser educada e protegida naquele lugar. Doze anos se passam e damos de cara o com o retorno de Lorde Asriel a Oxford, mas dessa vez ele também é o tio de Lyra, uma curiosa, esperta e agitada garota que corre pelos corredores com seu Pantalaiomon e seu melhor amigo Roger (que aliás é um amorzinhooo demais, já me apaixonei, Protect Roger at all costs).

Entretanto o retorno de Lorde Asriel que pelo jeito não tem tempo para a filha ou sobrinha se assim o deseja chamar acaba mostrando a curiosa Lyra a existência de mundos paralelos que estão ligados por uma substância chamada Dust (em português claro: poeira). A grande descoberta de Asriel vai de encontro com o que quase lhe aconteceu minutos antes quando o reitor da Universidade o tentou envenenar, eles são receosos ao que pode ser diferente ou que poderia ser algo além dos que eles conhecem, mas Asriel queria fundos para suas pesquisas e os consegue com a promessa de destruir esse outro mundo.

Mas essa descoberta afasta ainda mais Asriel da jovem Lyra, já que pela primeira vez ela pensa que seu tio lhe levaria ao Norte em uma grande aventura, quando ele lhe apenas omite a verdade e sai em seu zepellin de cena. Lyra claramente se frusta totalmente, e foi esse o momento exato que a misteriosa, calorosa e ardilosa Mrs. Coulter aparece. Lyra se apaixona pela ideia de seguir uma cientista mulher, afinal aquilo nunca foi possível anteriormente e Mrs. Coulter tem um mundo de promessas a lhe oferecer que ela jamais teria dentro das paredes da Faculdade. No final mesmo mediante o sumiço de seu melhor amigo Roger, Lyra decide embarcar carregando um bem precioso que ela deve manter oculto, inclusive da Mrs. Coulter o famoso aletiômero que pode lhe dizer sempre se alguém está lhe dizendo a verdade ou não, mas cabe a ela aprender a usar sozinha.

O outro núcleo que foi mostrado são os Gipcíos que vem sofrendo com o constante sumiço de crianças que eles acreditam que os míticos Globbers são os autores. O sumiço do jovem BIlly Costa evidencia em muito a gravidade daquilo e deixa sua mãe e seu irmão Tonny em desespero. Eu acho que o núcleo dos Gipcíos acabou sendo bem caracterizado e acabou ainda oferecendo uma oportunidade para os telespectadores conhecerem mais sobre o processo do daemon conseguindo sua forma fixa quando a criança se torna um adulto. O fim dos acontecimentos levam os gipcíos em sua busca para Londres.

Meu veredito final é que o piloto surpreendeu, seja pela qualidade das atuações com destaque para Dafne Queen, James McAvoy e Ruth Wilson e até mesmo do jovem Lewin Lloyd que conseguiu em poucos minutos fazer a todos caírem de amor por seu personagem Roger como pela ótima caracterização, a preocupação com os detalhes, cenários e tudo mais, aparentemente BBC One não economizou nesse projeto e ele veio para ficar.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Lindomar Albuquerque

Amado por 30 milhões de Brasileiros! Paulista, Canceriano, 25 anos, Químico e atualmente faço Doutorado em Biotecnologia e Polímeros. Me achou nerd neh? Sou mesmo! Amo uma boa banda alternativa/indie, fã número 1 de Imagine Dragons e adoro perder um bom final de semana maratonando séries! P.S. Sou bêbado também gente, me chama para uma cerveja e para falar de série!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries