Posts Populares

His Dark Materials – S01E06 – The Daemon-Cages

Porque este é o melhor lugar possível

Chegamos a tão temida Bolvangar! Apesar do ritmo acelerado, até aqui a série vem cobrindo todos os acontecimentos da saga de maneira satisfatória, isso mostra o bom trabalho feito, ao mesmo tempo que se mantém extremamente fiel aos livros, a série consegue imprimir um ritmo interessantíssimo.

Em Bolvangar temos o reencontro de Lyra e Roger e vamos aos poucos descobrindo os segredos do lugar. A princípio, sabiamente, os dois amigos fingem não se conhecer, inclusive mantendo distância um do outro.

A cena seguinte mostra Lyra sendo medida por um médico e utiliza de seu charme para ir aos poucos interrogando-o, diferentemente das enfermeiras o médico parece ter um comportamento normal apesar de nunca vermos o seu daemon, o que me levou a questionar se o daemon só não foi mostrado ou se ele, assim como as enfermeiras teve o seu Deamon separado.

Os exames de Lyra são interrompidos por um alarme, aparentemente todas as vezes que a máquina de separar as crianças de seus daemons é utilizada esse alarme soa e todos tem que sair. Aproveitando-se da oportunidade, Lyra e Roger escapam pelo complexo e começam a fazer descobertas.

A Primeira descoberta é que os deamons separados ainda permanecem vivos e são mantidos em gaiolas, o estado deles é terrível, alguns inclusive nem se mexem. A segunda descoberta é que as crianças também são mantidas em um quarto, todas estão em estado catatônico, como seus daemons.

Depois de seu pequeno passeio, Lyra e Roger se juntam novamente as outras crianças com um plano. Em seguida temos uma pequena interação entre os médicos de Bolvangar e ficamos sabendo que a Sra. Coulter está a caminho, antes de voltarmos para Lyra, vemos Will assistindo uma entrevista antiga de seu pai, enquanto um homem em um carro vigia sua casa.

Com a chegada da Sra. Coulter as crianças ficam agitadas e Lyra as convence de escondê-la, ficamos sabendo que muitos avanços foram feitos desde que a Sra. Coulter visitou Bolvangar, inclusive que agora a taxa de mortalidade das crianças separadas diminuiu e elas têm sido mais responsivas ao tratamento.

Quando Lyra consegue transmitir o seu plano a todas as crianças, ela mesma é escolhida para ser separada de seu daemon. Ainda que por muito resistência, ela é colocada dentro da máquina e no último segundo é salva por sua mãe.

A Sra. Coulter é uma das melhores e mais complexas personagens da série (muito em decorrência do ótimo trabalho realizado por Ruth Wilson), o amor que tem por Lyra quando em confronto com a sua pesquisa sempre é superior. Em uma visão dicotômica de bem x mal, a personagem não se encaixa em nenhum dos dois lados, ela não é a vilã e nem a heroína.

Seguindo com o episódio, a latinha que aprisionava o inseto espião que foi enviado atrás de Lyra alguns episódios atrás é convenientemente utilizado como distração para a fuga de Lyra. A menina põe em prática seu plano de fuga e aciona o alarme de incêndio, dando o sinal para as outras crianças se prepararem.

Os Gípcios, de maneira conveniente para o roteiro mais uma vez, chegam bem na hora e lutam com os guardas de Bolvangar para resgatar as crianças. Antes de fugir Lyra destrói a máquina de separar daemons, o que faz com que o complexo comece a desmorornar.

Ainda que cena da luta em si tenha sido muito interessante, principalmente a aparição de Serafina, me incomodou um pouco o pequeno número de combatentes, esperava que Bolvangar estivesse mais bem protegida e que o ataque gípcio contasse com mais pessoas também.

Com as crianças à salvo, os Gípcios iniciam sua jornada de volta para casa, para devolver as crianças a seus pais. Enquanto isso, Lyra, Iorek e Roger seguem no balão de Lee para encontrar Asriel.

Após um breve diálogo entre Lee e Serafina, em que a feiticeira explica a importância de Lyra e o papel que Lee desempenhará como um de seus protetores, o balão é atacado por Avantesmas-dos-penhascos, criaturas que parecem morcegos gigantes. Enquanto se defendem dos Avantesmas, a porta do Balão se abre e Lyra cai dele. Aonde será que ela caiu?

Até a próxima!

Talvez Você também goste de...

gostou da matéria? deixe um comentário!

Felipe Tanabe

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries