Hoje vamos conhecer a história de Fátima..

Olá pessoal dando sequência na cobertura dessa linda e sensível produção da globo “Justiça”, eu (Lindomar) vou escrever sobre os episódios de terça e acompanhar a saga de Fátima (Adriana Esteves). Antes de começar efetivamente a escrever sobre o episódio, gostaria de falar do quanto fico feliz de ver uma produção dessas trazendo a vida real, todos aqueles casos que ouvimos falar que vemos na televisão depois de anos, onde não existe uma “justiça”, essa série consegue mexer com os sentimentos de todos que a assistem, uma série de questionamentos acaba sendo levantado, ficamos perplexos e sofremos juntos, nós compadecemos com a dor da mãe que perdeu a filha, com a dor da mãe que se viu arrancada injustamente de seus dois filhos e teremos mais histórias pesadas por vir.

Além disso vemos a produção da série saindo do eixo Rio-SP escolhendo Recife, explorando diversos bairros da cidade, indo de regiões mais ricas como o bairro de boa viagem para os extremos periféricos da cidade, trazendo pobres e ricos, mostrando que injustiças ou ausência de uma verdadeira justiça podem afetar a todos. Enfim, já falei demais e não falei tanto do episódio em si, então vamos lá!

Neste episódio conhecemos Fátima Libéria do Nascimento, uma mulher batalhadora, mãe de duas crianças (Mayara e Jesus), casada com Waldir (Ângelo Antonio) e que mora em um local mais afastado do centro da cidade e trabalha como doméstica na casa de Elisa. Em 2009 ela tinha uma vida que dentro das condições financeiras que sua família tinha, era uma vida feliz. Fátima amava seus filhos, tinha seus patos, sua vaca no quintal, tinha sua casa, tinha vizinhos, tinha condições de preparar uma linda festa de aniversário para sua filha, com todo carinho e amor.

Review1

Mas sua vida feliz começa a desmoronar com a chegada do excêntrico casal cheio de química formado por Doulgas (Enrique Diaz) e Kellen (Leandra Leal). Os dois trazem consigo um cachorro enorme chamado de furacão, que já faz sua estreia assustando todos os presentes na festa de aniversário de Mayara, e derrubando o bolo da menina. Confesso que neste momento eu já senti muita dor pela menina Mayara, mas principalmente senti por Fátima, de ver a festinha perfeita de sua filha sendo estragada, a cena que mostra ela tentando arrumar o bolo foi de cortar o coração.

Neste primeiro momento vimos que a chegada de Douglas, Kellen e Furacão prometia mudar toda vida pacata da família de Fátima. Durante o episódio tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre Kellen e Douglas, ficou evidente que Douglas é um panacão, machão, metidão e que se acha o bonzão, tem uma linda mulher e se acha demais, o fato dele ser policial contribui em muito para isso. Kellen é jovem, bonita, sexy e abusada, não gosta de furacão e usa todo seu charme para convencer Douglas a fazer seus gostos.

O episódio vai trabalhando a rixa entre Douglas e Fátima, passando pelas diversas noites onde o Furacão faz o estrago com as galinhas e patos da família de Fátima, vemos que Waldir até tenta argumentar em determinado momento com Douglas, mas por conta de influência de Kellen ele acaba soltando o cachorro que mata mais um animal. A dinâmica do episódio segue sendo essa, só que cada vez mais vemos um Waldir mais ameaçador, mais bravo com toda situação que vive.

Uma das coisas que adorei na série foi a festa dada por Douglas e Kellen, vemos o clássico sambão, cerveja e carne. Vemos Douglas todo feliz com sua festinha, seus vizinhos incomodados e vemos que Leandra Leal aproveita o pequeno momento de destaque para brilhar, com a icônica expressão: SE FECHE, eu tenho família em Pernambuco, e apesar de ser de São Paulo, toda vez que vou para lá visitar minha família saio com essa expressão de lá e fico usando por um bom tempo.

Uma das grandes sacadas da série é a possibilidade de vermos algumas cenas de outro ângulo, no episódio de terça feira conseguimos ver algumas dessas cenas, uma delas foi a cena em que Waldir,  funcionário da empresa do pai de Vicente que se vê em momentos de tensão com a greve dos trabalhadores no início do episódio, principalmente por conta dos  outros motoristas colocam fogo em seu veículo vai até o dono da GTransporte, seu Euclydes Menezes, pai de Vicente e argumenta a favor dos empregados. Vimos essa cena de relance no outro episódio e com o foco no dialogo de Vicente e seu pai. Outro momento que foi novamente repetido foi a cena do ônibus queimando que passa na TV da casa de Elisa e Isabela, e vemos que Fátima fica toda preocupada com seu esposo e principalmente com seu filho e por outro lado vimos que sua patroa não está nem ai para seus filhos, acompanhar o pintor dentro da casa é mais importante do que os filhos da empregada

Enfim, os constantes ataques de Furacão, o acidente que envolveu o atropelamento de uma jovem e que indiretamente tiveram relação com Waldir, já que ele ficou fechando o carro que estava com muita pressa e a crise na empresa em que ele trabalha está acabam sendo elementos que conduzem a uma devastação do pai de família que mais uma vez se entrega as bebidas. Mesmo com o apelo de Fátima e de seus filhos, Waldir não está nem aí, segue briguento, e acaba arrumando uma briga feia que acaba com uma facada e uma internação na UTI deixando sua família desamparada.

Review4

Por fim toda essa série de eventos catastróficos desencadeia o evento final, isolado e desamparada, cuidando de seu filhos, com medo do cachorro e de tudo, Fátima se vê sozinha e cuidando de ambos os filhos. Durante a noite provavelmente para proteger um dos animais o pequeno Jesus sai e é atacado pelo cachorro sendo quase pego, se não fosse pelos gritos de sua irmã, Fátima sai e vê o filho em perigo, e mesmo com a chegada do dono de Furacão, Fátima não pensa duas vezes, pega sua arma e dá um fim no cachorro, foi a forma que ela viu de se livrar de um problema, e sei que muitas vão me criticar, mas é algo passional proteger seus filhos acima de tudo, mas a que ponto um ato cruel contra o cachorro também é válido? Fica mais um questionamento para o público em geral.

Antes de continuar queria deixar claro que acho Furacão uma vítima de seu dono Douglas, não é justificável que seja tudo instinto do animal, cabe ao dono do animal controlar, educar seu animal, e isso foi um dos erros de Douglas. Na sequencia vimos que a polícia chega, ou melhor dizendo os amigos de Douglas, de alguma forma eles plantaram um tijolo de maconha e levam nossa amada Carminha Fátima presa injustamente, deixando as duas crianças desamparadas, sozinhas sem pai e sem mãe, sério doeu na alma aquela cena.

431720 (1)

Na sequência Fátima é levada a delegacia, lá ela é acusada pelo artigo 33, tráfico de drogas e cumpre uma pena de 7 anos. A cena que mais me doeu foi onde o pequeno Jesus vê a foto de sua mãe no jornal e pergunta a irmã o que está escrito, sério me doeu na alma novamente, foi outro tiro, e o mais lindo foi a irmã dizendo a ele que quem sabe da nossa mãe é a gente, foi tão lindo.  Foi triste também ver Fátima taxada de exterminadora de cachorros e traficante, vemos novamente como o pobre não tem voz na nossa sociedade.

Review5

Na sequencia a série salta 7 anos, vemos Fátima finalmente saindo da prisão e pelo jeito ela passou os sete anos sem visitas, acredito que seu esposo não sobreviveu, e ela não tem notícias de seus filhos. Ela volta a sua casa, e encontra um lugar abandonado, depredado, a mata está enorme, Fátima acha um antigo facão e começa a cortar a mata. Nas cenas finais nos deparamos com Douglas novamente, bêbado ele provoca Fátima, confessa o que todos já sabíamos ele implantou aquela lata de droga no quintal de Fátima e destruiu sua vida.

Review6

Fátima manda ele se afastar e ele cai aos seus pés inerte, bêbado e indefeso e ela com uma arma na mão podendo dar fim no cara que acabou com sua vida! Será essa a justiça que Fátima procura? Vamos ter que esperar a próxima terça feira para saber!

Deixo elogios, a fotografia, a atuação de todo o elenco, com destaque para Adriana Esteves e principalmente elogios para essa trilha sonora!

Lindomar Albuquerque
Lindomar Albuquerque

Canceriano com ascendente em Sagitário, ou seja UMA ÓTIMA PESSOA! Atualmente um louco que faz Doutorado e que já se formou em Química. Viciado em The Voice, séries e Indie Rock. Gosta de gastar o tempo que não tem para escrever sobre The Voice, The Flash, Bates Motel, Orphan Black, The Vampire Diaries e Westworld.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: