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Justiça – S01E04 – Capítulo 04

“Pior do que morrer, é viver-se morto”.

Justiça foi uma das séries (nacionais e internacionais) que mais rapidamente me cativaram! Primeiramente, sou recifense e ver minha cidade tão bem representada é um orgulho. O trabalho de pesquisa realizado pela equipe desta série foi incrível, tudo é incrivelmente verosímil à realidade, desde as expressões de fala à retratação de ambientes e situações.

No primeiro episódio somos apresentados à uma realidade mais elitizada, no segundo nos deparamos com o completo oposto, no terceiro temos um entrelace seguido por um choque dessas duas realidades (Rose chega a dizer “só percebi que era negra e pobre quando fui presa”) e neste quarto episódio vemos a classe intermediária.

Claro que o foco da série não é primordialmente destacar essas nuances, mas o que eu quero mostrar ao apontar isto é que essa produção foi densamente pensada, cada mínimo detalhe, cada ligação, cada situação, tudo em prol de criar algo realístico, o qual possamos nos identificar e sermos tocados pessoalmente. Como estudante de rádio/tv meus olhinhos brilham com cada um desses detalhes lindos; produção, roteiro, fotografia, coreografia, cenografia, trabalho de pesquisa, direção. E sem mais delongas, meus sinceros agradecimentos à essa equipe maravilhosa, já sou uma grande fã!

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Agora, finalmente vamos ao que interessa de fato: o episódio 4! E olha, nos trailers este parecia ser, talvez, o episódio mais denso da série, já que iria falar de um tema muito polêmico, a eutanásia.

Beatriz era a primeira bailarina do principal teatro da cidade, casada com o contador da Boa Viagem transportes, Maurício. Após uma série de acontecimentos interlaçados, Antenor (o sócio da BV Transportes que deu um golpe) está fugindo em direção ao aeroporto e acaba atropelando a bailarina (negando socorro e fugindo) e deixando-a tetraplégica!

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Maurício vê tudo e inclusive o rosto do desgraçado! É uma cena muito forte e que conta com a presença indireta de boa parte dos outros personagens. Elisa está saindo do teatro e entrando no carro, o marido de Fátima estava dirigindo o ônibus que vinha atrás de Antenor, Deborah e Rose estavam prestes a salta do ônibus e Maurício esperava pela esposa do outro lado da rua.

Muita gente reclamou nesse episódio da velocidade dos acontecimentos, dizendo que tudo rolou muito rápido; já que na mesma noite Beatriz sofre o acidente,  passa por cirurgia, descobre que está tetraplégica para sempre e pede pela eutanásia. Sim, de fato, dificilmente tudo aconteceria tão freneticamente na vida real, mas aqui aplicamos a chamada “licença poética”, hahaha. A série precisa de tudo acontecendo na mesma noite e sinceramente, isso não tira nem um pouquinho do brilho desse roteiro!

A cena em que Beatriz pede ao marido para matá-la é MUITO tocante. Imaginem, a moça é bailarina, toda a sua vida gira em torno da expressão corporal, da dança e do movimento, e de repente, ela se vê para sempre presa à uma cama, sem poder mover nenhum músculo do pescoço para baixo. E então, ela diz algo que me tocou profundamente: “o acidente foi eu não ter morrido”, ficou evidente para mim que aquela era a pior situação possível para alguém como ela. Pior do que morrer, era morrer e continuar viva.

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Maurício sabia que não havia nada que ele pudesse fazer, a não ser atender ao último pedido da esposa. Então sim, ele a mata. Em mais uma interligação entre histórias, Maurício vai atrás de Celso (ficante de Rose, o rapaz do quiosque que disse para Vicente ir atrás da namorada, traficante e cafetão da filha da Fátima) para conseguir o “coquetel da morte”, as drogas letais que tirarão a vida de Beatriz, sem dor.

Mesmo Beatriz tendo gravado um vídeo dizendo que PEDIU para ser morta, eutanásia é crime no Brasil e isso resultou na prisão de Maurício (pelo art. 121, mesmo crime do Vicente), no fim das contas. E por fim, temos a prisão do 4º personagem principal da série.

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O mais triste nisso tudo é que Maurício e Beatriz viviam uma vida feliz e realizada, eles se entendiam e se completavam! Cauã e Marjorie deram uma química incrível à seus personagens! A cena em que eles fazem amor foi uma das mais lindas coreografias até aqui! Ao som de “Chão de Giz” (Zé Ramalho), Beatriz e Maurício expõem toda a plástica que envolve seus personagens e deixam explícito para nós como “movimento e expressão” compõem a áurea da Beatriz. Tudo muito bem montado para nas cenas seguintes, justificar a “escolha” de Beatriz pela eutanásia.

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Já preso, Maurício recebe a visita de Celso, que por saber que ele é contador, o mandar entrar em contato com o traficante dentro da prisão para ganhar dinheiro e até ajudar em seus negócios pessoais. Passando os 7 anos de detenção, é exatamente Celso quem busca Maurício na penitenciária e o leva de volta pra casa.

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Maurício agora anseia por vingança, ou sendo mais justa, anseia por justiça e quer ir atrás do VERDADEIRO culpado pela morte de sua esposa, Antenor, que agora é candidato à governador do estado.

O que eu quero saber mesmo é como Antenor se livrou do golpe que deu em seu sócio e agora até um grande político se tornou (não que essa parte de bandido + política me surpreenda)! Vai ser interessante ver o que aconteceu nos 7 anos em que Maurício esteve preso e melhor ainda será acompanhar a busca por justiça dos personagens e as interligações que ainda estão por vir! Não sei vocês, mas eu estou extremamente feliz com a série e ansiosíssima pelos próximos episódios!

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Autor

Luana

Sinceramente, não sei mais há quanto tempo estou nesse site? Mas olha, faz um bom tempo! HAHA. Atualmente cuido mais de reviews de realities musicais, mas também faço meus corres nos seriados, porque a vida é isso aí! Tenho 24 anos, sou formada em rádio/tv/internet, e nas horas vagas vocês me encontram por aqui! ;)

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