13 de setembro de 2016
Justiça – S01E13 – Capítulo 13

Justiça ou amor?

Sete anos em que o desejo de vingança ou “Justiça” (como queria ser chamado) é alimentado, onde é criado uma especie de relacionamento em que o ódio é o principal sentimento. Elisa, que um dia foi alimentada  pelo ódio do assassino de sua filha, se vê agora em uma teia de sentimentos, onde o ódio virou amor talvez? O que atribuir ou como classificar o que está acontecendo entre Elisa e Vicente?

Com essa proximidade entre Elisa e Vicente, Regina vê o seu casamento cada vez mais invadido por essa relação delicada, quando até na hora em que eles estão trepando, ele lembra da mãe de Isabela, o que a deixa visivelmente incomodada. Fátima volta a trabalhar na casa de Elisa, o que talvez reforçou uma “alusão” aos velhos tempos em que Isabela era viva fazendo com que Elisa pedisse para que Fátima limpe o quarto da filha e troque até os lençóis. Enquanto Fátima limpa o quarto de Isabela, Vicente vai no apartamento de Elisa buscar uns livros que ela iria emprestar a ele e o fato de estar rolando algo entre eles fica cada vez mais visível. Fátima encontra uma caixa no meio dos lençóis de Isabela o que é uma surpresa para Elisa que não fazia ideia da existência dessa caixa.

2016-09-13

Elisa fica muito abalada com algumas coisas que lê sobre sua filha, Vicente percebe que o clima não está muito bom e pede para ir embora, Elisa o oferece uma carona já que ela também estava de saída. Revendo o episódio, algo perceptível é que Vicente e Elisa compartem do mesmo sentimento; Vicente vê em Elisa a chance de concertar o maior erro de sua vida e Elisa vê em Vicente a vida que foi tirada de sua filha, esses sentimentos aproxima os dois a tal ponto que chega a ser cogitável um romance entre ambos. E quando Vicente vai se despedir de Elisa, ele a beija no rosto e Regina de longe bem escondida vê tudo e pensa logo que levou chifre. Se sentindo traída, Regina vai até a faculdade atrás de Elisa e fecha o barraco com a professora que fica sem entender a atitude da moça que deixa bem claro que andar com o marido dela para cima e para baixo não trará a filha dela de volta e eu concordo 100%.

2016-09-13-1

A universitária problematizadora tem se mostrado uma verdadeira cobra e para o azar de Elisa quem é quem está bem na hora do barraco filmando tudo? Isso mesmo a estudante piranha que quer dar uns cata em Heitor,reitor e manda o vídeo para ele. E a falcatrua não para por ai, ela comeu um sanduíche de atum só para ter uma crise alérgica e Heitor,reitor leva-la para comprar um remedinho.

2016-09-13-2

Quando Vicente chega em casa já é esculachando Regina por ter ido fazer barraco com Elisa na faculdade sendo que ela viajou legal na maionese. A discussão explode e fica mais intensa á ponto de Vicente mandar Regina calar a boca, só que Regina da um show de empoderamento e diz que não vai calar a boca porcaria nenhuma porque quem sustenta aquela casa é ela e que o relacionamento deles tem que ser de igual para igual ou caso contrário, ele pode ir embora.

2016-09-13-4

Enquanto o casamento de Vicente vai de mau a pior, Elisa está em casa tomando seus bons vinhos e descobrindo que Isabela não era flor que se cheirasse; a bixa ficou mais de seis meses sem aparecer na escola torrando o dinheiro da mãe e entre outras coisas que mostrava que ela não tinha lá um dos melhores caráter.

2016-09-13-5

Heitor, reitor como eu já tinha previsto no ultimo episodio foi para cama com a universitária pilantra que quer mesmo derrubar o relacionamento dele com Elisa. Ela deixa de proposito o seu sutiã na parte de trás do carro de Heitor,reitor. No dia seguinte ele chama Elisa para cobrar satisfações do barraco que ocorreu na faculdade com Regina e Elisa e os dois tem uma discussão muito séria. Revoltado com Elisa, Heitor,reitor vai atrás de Vicente e revela para o rapaz que Elisa planejava matar ele. Tentando fazer as pazes com o boy, Elisa vai até o carro de Heitor para pedir desculpas e quando eles já estão quase resolvidos, ela encontra o sutiã da pilantra, se revolta e sai do carro deixando Heitor com a cara no chão.

2016-09-13-6

Vicente fica perturbado ao descobrir que Elisa planejava mata-lo e vai até a casa da professora tomar satisfações. A explosão de sentimentos é inevitável e ela confessa que queria mata-lo sim e que durante 7 anos ele desejou se vingar tirando a vida dele, mas acabou percebendo que na verdade ele carregava a filha dela nele, e tirar a vida dele não ia trazer a filha dela de volta. O episódio chega a seu fim com um chocante e intrigante beijo entre Vicente e Elisa.

2016-09-13-7

Esse foi para mim o melhor episódio da historia de Elisa até aqui, achei tudo muito bem construído alguns questionamentos como a impressão de que talvez a serie queira “justificar” o crime de Isabela mostrando lados mais obscuros da personagem ainda precisa ser esclarecido mas é obvio a beleza do roteiro ao tecer lindamente o destino de Elisa, Vicente e Regina, nos deixando a pergunta: O que será desses três? Elisa está claramente desequilibrada emocionalmente e na busca desesperada de manter sua filha viva vê no assassino da própria a saída para o alivio de sua dor. Já Vicente está marcado pelo resto de sua vida pelo seu ato machista e sabe que tem uma divida eterna com Elisa e sua busca incessante por paz interior e pelo perdão dela o leva a crer que essa divida será paga se ele der um pouco da Isabela que ele carrega dentro dele para Elisa. Regina coitada, essa entrou de paraquedas em uma história totalmente delicada e que sempre irá machucar todos em sua volta, Regina tem em suas mãos talvez a destino de Elisa e Vicente, quem garante que não será ela a próxima Vicente? Vai que ela flagra os dois na cama e fica louca e acaba matando os dois ou um deles? Tudo pode acontecer, agora só semana que vem para sabermos no que vai dar essa história tão intensa que nos envolveu tanto.

 

 

Dam Souza
Dam Souza

Baiano que tem caruru e vatapá no sangue, aquele que é o canto da cidade e só discute com quem entende de Inês Brasil.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: