16 de setembro de 2016
Justiça – S01E15 – Capítulo 15

As coisas estão ficando mais claras entre Rose e Débora

Olá manes, eu mesma, Andy Mello, estou de volta para comentar tudo que aconteceu no episódio de quinta dessa penúltima semana de Justiça, então vamos lá!

O episódio começa com Débora pintando o retrato falado de Oswaldo e Rose vai até o banheiro fazer um teste de gravidez. Débora após pintar percebe que viu Oswaldo no apartamento que passou em Boa Viagem e Rose descobre que tá grávida gente tem camisinha free no governo, só avisando

whatsapp-image-2016-09-16-at-19-57-39

Débora conta a Rose que passou pelo estuprador na rua a Rose, é aí que Rose sugere se não é melhor Débora esquecer a história do estuprador, ela acha que Débora está confusa, vemos uma Rose desacreditada sobre tudo que vem acontecendo com, provavelmente com medo de que tudo isso leve a piores consequências, então Débora passa na cara de Rose tudo que fez por ela, vemos a relação Patroa/empregada se confirmando, bastou Rose discordar dela uma vez para ela jogar tudo na cara dela, lembrem que Rose não “caguetou” Débora quando teve a chance há 7 anos atrás e ainda foi abandonada pela “irmã”, a mesma que nunca foi visitá-la no presídio. Debora insiste em ir atrás do cara.

Susi/ Mayara vai novamente atrás de Rose e conta que trabalha para Kellen e ainda que Kellen tá se sentindo ameaçada por Rose em relação a Celso, então Rose a questiona se ela está ali a mandado de Kellen e Mayara conta a história dela e os motivos de seu ódio por Kellen. Sinto cheiro de aliança manes! Débora vai no condomínio que viu Oswaldo atrás dele, com o porteiro ela descobre o nome do estuprador, Oswaldo, e o cartão da firma em que ele trabalha, tudo isso ela consegue se passando por síndica do seu condômino.

Pausa para enaltecer essa belíssima capital chamada Recife e que eu posso falar que é minha terrinha amada.

whatsapp-image-2016-09-16-at-19-57-39-1

Rose e Mayara saem juntas, Rose conta a Mayara que está grávida de Celso e que está com vontade de tirar a criança por não saber da reação de Celso, elas estão no mesmo lugar que o boy de Fatima toca, Firmino, e padrasto de Mayara

whatsapp-image-2016-09-16-at-19-57-41

Débora vai no local onde Oswaldo trabalha (?) definitivamente ela tá nessa sozinha, o que é uma loucura, de certa forma, ele nota que ela tava seguindo ele e a coloca no carro perguntando o que ela quer, ele de começo não lembra dela, mas depois lembra num flashback doloroso de uma das piores cenas da série, a do estupro de Débora. Ele quase estupra ela de novo, mas ela mete o dedo no olho do nojento, que ainda teve a capacidade de dizer “bateu saudade foi?” e tudo que eu senti foi nojo!

whatsapp-image-2016-09-16-at-19-57-41-1

Elvira, a assistente social da adoção, vai até a casa de Débora na hora que ela tava chegando após ser atacada por Oswaldo, ela nota o machucado de Débora, mas ela inventa uma desculpa e pede um minuto, no banheiro ela lava o rosto e se recompõe, por um momento eu pensei que ela fosse dispensar a assistente, mas ela fez o contrário, agiu como se estivesse tudo bem com ela e Marcelo, com isso vemos que ela ainda acredita que Marcelo vá voltar e será que vai ?

Débora conta a assistente que ela e Marcelo querem muito adotar o bebê, a assistente questiona Débora sobre a vida dela com Marcelo, é quando Rose chega na casa e Débora conta que ela TRABALHA NA CASA, e tudo que eu venho comentando com vocês sobre a relação Rose/Débora se confirma, Rose nunca foi irmã de Débora, elas eram amigas e essa amizade talvez tenha acabado no dia em que Rose foi presa, há 7 anos atrás, nesse momento não controlei minha raiva por Débora, por mais empatia que eu tenha pela história dela, tratar Rose dessa forma foi podre e racista, sim, racista! Débora poderia ter usado qualquer outra desculpa e aquela explicação dela simplesmente não rolou, mas o melhor foi a belíssima resposta de Rose “Precisa se explicar não Débora, a empregadinha aqui vai tomar banho” e por mais que a gente ache que isso é só ficção, histórias como essa ou até piores que essa acontecem diariamente com pretos Brasil e no mundo.

whatsapp-image-2016-09-16-at-19-57-43

Débora está montando o berço e o quebra. Rose conta a Celso que está grávida, com medo, e para surpresa dela, ele adora. Bom gente, gostaria de comentar com vocês sobre como Rose é a salvação de Celso, tendo em vista que ele é o grande causador de todos os grandes problemas da série, ele deu o veneno para Maurício, as drogas para Rose e Débora, mandou Vicente ir atrás de Isabela e ainda aliciou Mayara, Rose desperta o lado bom de Celso, o deixa até mesmo doce, e a química que eles dois têm é incrível.

Marcelo vai à casa de Débora e ela conta que “talvez não tenha mais lugar para ela no colégio”, omitindo que ela foi demitida, ele fala que se ela for demitida ela é uma ótima professora e conseguirá outro emprego logo. Débora mostra o berço a Marcelo, diz que a assistente social foi lá e ele fala que os problemas deles são os desentendimentos, ele continua insistindo em não dar voz a Débora, eles falam que se amam, mas ele diz que não vai acabar com a vida dele por isso. E me pergunto, acabar com a vida dele? A mulher dele teve a vida destruída por um homem, ela está claramente desestabilizada em busca de justiça e ele só pensa na vida dele? A insensibilidade desse homem é surreal, o machismo e conformismo dele é podre, além dele ser racista e preconceituoso, hoje Marcelo é o personagem que mais desgosto em Justiça, pior até que Douglas! Simplesmente não tem como defender esse homem e Débora merece alguém que respeite a dor dela, ou simplesmente não precisa de ninguém, apenas tentar superar o trauma que passou, e ela vai fazer isso da forma que ela achar melhor.

Rose encontra Poltergeist e descobre que a mãe da bebê e amiga dela tentou fugir da prisão e morreu levando uma bala, ao perguntar de Jessica, a bebê, Poltergeist diz que ela tá com Dez Porcento, mas Rose o vê jogando bola, Rose conta a Celso da morte da amiga, ele tenta confortá-la mas ela não fica calma. Rose encontra Jessica com uma mulher aleatória, que chama Jessica carinhosamente de “titia”, será que Poltergeist vendeu Jessica ? Ou simplesmente perdeu ela na praia e essa mulher a achou ?

Celso chama Rose para morar com ele e leva ela na casa de Débora para que ela conte a amiga que vai embora, ele sobe com ela para ajudá-la, mas antes de tudo Rose questiona sobre Kellen a ele, que diz já ter resolvido, nós sabemos que não né pessoal?! Débora conta a Celso que tá feliz por eles, mas não parece estar e ela está claramente desestruturada, Rose conta que mesmo indo embora estará sempre com ela, e vi essa cena como uma prova da amizade de Rose para com Debora, que pede a Rose e Celso para eles irem atrás de Oswaldo com ela e é bem claro o quão ela não tá bem, quando Rose e Celso já tinham ido embora Débora queima o retrato falado de Oswaldo.

whatsapp-image-2016-09-16-at-19-57-46

whatsapp-image-2016-09-16-at-19-57-48

Celso dá espaço para Rose no guarda roupa e ela resiste, mas ele diz que aquela casa é deles dois. Shippo! Débora mente para Marcelo contando que mandou Rose embora e que desistiu de ir atrás de Oswaldo, na mesma hora eles se beijam. Transam. E para mim está bem claro que essas mentiras de Débora não vai resultar em coisa boa.

Olha pessoal, esse foi mais um episódio fraquinho do núcleo de Rose, ainda assim preferi este ao último, espero que o desfecho dessa história seja tão boa quanto seu início. Neste episódio ficou bem claro as intenções de Rose, ela não saiu da cadeia para se vingar, na verdade eu não consigo entender o porque das pessoas acharem que ela nutre um ódio por Débora, ao tempo todo ela foi a única que esteve ao lado dela , a que a ouviu, se tiver um plot maluco no último episódio em que Rose revele uma identidade macabra eu vou ficar desapontado por tudo que já comentei com vocês, isso seria mais uma forma de propagar racismo e preconceito com ex presidiárias, mas eu tenho esperanças que Justiça não vá dar esse furo, ainda mais depois das facetas racistas que a série mostrou de Débora nesse episódio e da compreensão de Rose. Vamos torcer para um desfecho digno para nossa protagonista preta, que por mais que ela tenha perdido muito deste protagonismo, esse é o lugar que ela merece.

Até semana que vem babys, estou ansioso pelo final dessa série que conquistou a gente logo de cara. Um beijo desse pernambucano aqui no coração de vocês, visse!

Andy
Andy

18 anos, pernambucano, sagitariano com asc e vênus em aquario, lua em câncer! Gente signo é importantee, sou muito loka dos signos sim e apaixonada por cultura pop, além de claro, problematizadora, não pode faltar. Bjxxx de luxx
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: