Depois de 20 episódios, fica o questionamento: JUSTIÇA ou VINGANÇA?

Oi pessoal! Hoje estou aqui novamente pra cobrir Luana e também pra finalizar essa belíssima série! Ao final da review, farei um balanço das 4 histórias… pois certamente teremos outros crossovers nesse episódio.

Ao som de “Chão de Giz” do Zé Ramalho, vemos Maurício fazendo sua mala e mexendo em algumas caixas todas cheias de lembranças… claro que lembranças de Beatriz e um lindo flashback dela dançando aparece.

Kellen aparece para se despedir de Celso e na maior cara de pau diz que ficou feliz por saber que Mayara está bem… e e deseja tudo de melhor pra Celso, Rose e o bebê. Ela aparece pra despedir das meninas, entregando algumas peças suas de presente pra elas… e ainda acaba ganhando um presente de todas elas. Depois, segue para o quarto de Celso para procurar algo que não sei… Kellen claramente está armando, nunca a vi tão dócil! hahaha

captura-de-tela-2016-09-24-03-49-05

Vânia vai até a sauna atrás de Maurício, questiona sobre seu sumiço e ele logo diz que está se mudando. Ela toda acreditando que vai junto com ele, mas logo leva um fora quando ele a manda se tratar e parar de beber. Vânia pergunta se ele a usou, mas ele nega, diz que ela queria acabar com Antenor, ele também queria e eles se uniram e conseguiram, mas ele não a usou. Ela confessa que se apaixonou por ele e fica mais devastada do que antes. Coitada 🙁

captura-de-tela-2016-09-24-03-59-29

Antenor vai almoçar com um amigo, o pessoal das outras mesas o reconhecem e acabam o xingando de corrupto e ladrão, entres outros belos adjetivos, ele tenta se defender dizendo pra não acreditarem na mídia golpista. Quando começam a arremessar objetos nele, Antenor sai escoltado do restaurante. Adorei! hahaha

captura-de-tela-2016-09-24-04-05-49

Eu bem disse que Kellen estava aprontando! Ela conseguiu a chave da casa de Maurício e foi lá xeretar, encontrando o buraco na parede LOTADO de dinheiro. Claro que ela roubou, né! E logo na sequência, temos o crossover do episódio de 3ª feira com Kellen indo procurar Douglas, que dá um pé na bunda da coitada da Irene.

Paralelo a isso, vemos o primeiro crossover da noite, quando Antenor vê pela câmera que Theo está conversando com Vicente na rua. Antenor que está cansado de baixaria, vai tirar o filho da rua e chama Vicente pra entrar, entregando-lhe o dinheiro que ele havia pedido.

No dia seguinte, Maurício e Celso vão até a casa e se deparam com o recadinho que Kellen deixou ao roubar o dinheiro. Kellen podia ter roubado todo dinheiro, mas roubou “apenas” 1 pacote, e Maurício decide deixar quieto quando Celso quer ir atrás dela pra recuperar o que a loira roubou.

captura-de-tela-2016-09-24-04-21-54

Théo, sabe Deus como, descobre o hotel que Vânia está hospedada… 🙁 Horas depois, Antenor aparece no quarto dela, todo delicado dizendo que ela é do bem e que jamais faria tudo aquilo sozinha, mas quando pede o nome de quem a apoiou ela afirma que foi Maurício. Vânia ainda inventa que ele se apaixonou por ela e que quer casar com ela, que ele dá valor a ela, ao contrário de Antenor, mas ele joga direto na cara dela de que Maurício só a usou.

captura-de-tela-2016-09-24-04-27-48

Vânia tenta ameaça-lo dizendo que vai procurar a TV pra contar tudo, mas ele quer que ela dê uma declaração alegando que é alcoólatra, que estava bêbada e com raiva pois descobriu que Antenor tem uma amante. Ela cai na gargalhada e diz que ela sim tem um amante, diz isso várias vezes até irritar Antenor, que arremessa a garrafa que quebra a janela do quarto. Ele tira o cinto e avança pra cima de Vânia, mas com medo de apanhar, ela vai afastando e cai da janela do hotel.

captura-de-tela-2016-09-24-04-36-37

O mais impressionante, é a frieza de Antenor ao sair do quarto temendo que isso acabe causando mais confusão pra ele, passando longe pela multidão que cercava o corpo de Vânia, e ainda pedindo que o taxista ligasse uma música enquanto voltava pra casa. Affff

Acreditam que Antenor até chora algumas lágrimas falsas no enterro de Vânia? E depois, aceita dar uma entrevista pra Lucy e conta a ela toda aquela história que pediu que Vânia contasse a imprensa. Durante essa entrevista no cemitério, vemos ao fundo o crossover do enterro de Vicente, com Fátima e Regina. Lucy faz várias perguntas a ele, mas quanto pergunta sobre o tal vídeo da denúncia, Antenor se “emociona” e diz que não consegue mais falar. Théo ainda pede que o respeitem, pois o pai acaba de ficar viúvo. hahahaha No final dessa entrevista, vemos Firmino seguindo sozinho o caixão de seu irmão Oswaldo, o estuprador.

captura-de-tela-2016-09-24-04-43-50

Quando Antenor e Théo chegam em casa, se deparam com vários policiais e jornalistas. Pois é, as câmeras do hotel o flagraram invadindo o quarto de Vânia e, com isso, as suspeitas de suicídio acabam. Ele acaba preso, e vemos Celso e Maurício comemorar. Lucy entra ao vivo no jornal entrevistando Théo que assina o documento de delação premiada e faz várias denúncias ao seu pai, dizendo que está se sentindo traído pois assinava os documentos pois confiava nele. Théo ainda diz que quer colaborar com a justiça, e que depois pretende se candidatar para que se for eleito, possa corrigir todo o mau que seu pai fez.

captura-de-tela-2016-09-24-04-49-32

Maurício vai visitar Antenor na cadeia, e mesmo ferrado ele não desce do salto pois fica fazendo ameaças a Maurício. Diz que sairá antes que ele pensa porque isso aqui é Brasil. Chega a doer o peito isso… 🙁 Maurício afirma que o Brasil está mudando e vários criminosos estão sendo presos. Quando Antenor diz que Vânia não valia tanto, Maurício respira fundo, diz que concorda, mas que fez isso por causa de sua mulher. Ele conta a Antenor que 7 anos atrás ele atropelou uma moça, Beatriz, e que gritou por socorro mas ele preferiu fugir.

captura-de-tela-2016-09-24-04-55-53

E é aí que Antenor se dá conta que Maurício é o “contador que cometeu eutanásia na mulher”, mas ele logo se defende que salvou sua mulher e que pagou seu crime por isso. Antenor todo irônico dizendo que não matou Vânia, mas que Maurício matou Beatriz… ele afirma que Vânia escorregou, e que nem encostou nela. E é a vez de Maurício partir pra ironia… pois Antenor cometeu vários crimes, mas foi preso por algo que não cometeu.

Os policiais invadem a casa de Antenor pra tirar todos seus pertences, mostra inclusive um dos policiais roubando várias das jóias e enfiando no seu bolso… hahahahaha

Maurício decide vender sua parte na sociedade, mas Celso acha que não há necessidade, mas ele está decidido de que precisa seguir sua vida em outro lugar, e vemos um pouco do que foi mostrado no episódio de Rose, com Maurício se despedindo de Celso e tomando o tiro de uma moto que veio do nada.

captura-de-tela-2016-09-24-05-07-09

Vemos Celso no quarto do hospital com Maurício, que logo pergunta de Antenor… e coincidentemente mostra no jornal aquela cena de Antenor sendo hostilizado no restaurante. E é aí que Maurício decide não se vingar mais, deixar a vida se encarregar disso…

Assim que tem alta, Maurício já decide ir embora e seguir sua vida… mas vemos aquele flashback angustiando de quando ele dá o remédio pra Beatriz e tenta sair do hospital o mais rápido possível, onde ao mesmo tempo está atordoado pois acaba de matar sua mulher. Já na estrada, em uma cena um tanto quanto questionável, ele pára e dá carona pra Débora… pois ambos estão indo “pra qualquer lugar”. E é assim que termina a história de Maurício e também a de Débora… hahahaha

captura-de-tela-2016-09-24-05-13-43

Mas a série termina de uma forma curiosa, novamente as 4 histórias se cruzando na capa do jornal: acidente do Vicente, Mayara/Susy seduzindo os gringos, a morte de Oswaldo, o estuprador, e a prisão de Antenor. E FIM! hahaha

captura-de-tela-2016-09-24-05-16-01

Minha análise sobre os finais? Não gostei do rumo que a história de Elisa e Vicente foi seguindo, ODIEI o “romance” deles, mas acho ainda que Elisa merecia mais que Heitor. Ambos traíram, mas o erro de Heitor foi nunca apoiar a namorada Elisa.

Já a história de Fátima… amor demaaaaaais!!! ♥ Conseguiu trazer seus filhos de volta pra casa, jamais julgou o estilo de vida que eles levaram, conseguiu um novo amor e perdoou Douglas. Seu final foi lindíssimo.

Na história de Rose, eu senti muito a falta de seu protagonismo. Ela sofreu racismo, foi presa pois estava com drogas, isso não tem o que questionar, mas a autora poderia ter focado um pouco mais nesse problema todo do racismo, mas Rose teve seu protagonismo roubado pela Débora, que me arrepiava a cada cena. Não entendi o final dela… mas por outro lado, amei ver Rose seguindo em frente sendo feliz com Celso.

Pra finalizar, temos Maurício, outro que se perdeu em meio a vingança, perdeu também o protagonismo e eu ODIEI a forma baixa como ele usou Vânia pra se vingar de Antenor. Mas gostei bastante da maturidade do personagem ao pedir que Celso não dê o fim nele, que deixe a vida se encarregar disso.

Manuela Dias, a autora, arrasou demais… e deixo aqui meu pedido por uma 2ª temporada! hahahaha

Agradeço a companhia de vocês nas nossas 20 reviews de Justiça em nome dos demais reviwers Dam, Lindomar, Luana e Andrews! Comentem conosco o que acharam desse final. :*

Quer saber mais sobre as músicas apresentadas em Justiça, clique AQUI.

Clarice Calil
Clarice Calil

Engenheira de Computação, apaixonada por The Voice, tanto é que virou legender e dona do Grupo Sub Voice! No Panela de Séries comentará sobre o The Voice e fará as coberturas das premiações. E também cuidará da administração do site, afinal backstage é com ela mesma.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: