Posts Populares

Maniac – S01E07 – Ceci N’est Pas Une Drill

Você quer metáforas, @?

Que episódio confuso, minha gente. Confesso que talvez exija mais atenção/imaginação/capacidade do que eu tinha disponível no momento em que assisti, mas vamos ao confronto, né? Annie e Owen se descobrem em duas realidades completamente diferentes das suas: ele é um membro de uma família mafiosa, onde seu pai comete muitos assassinatos a sangue frio; ela é uma elfa, que está guiando uma princesa até um lago mágico que pode curar todas as suas doenças.

Owen está ajudando a polícia a capturar o seu pai, sendo informante e usando escutas. Nessa realidade nós vemos que sua cunhada é uma policial e sua ex é uma garçonete, que estuda com ele. A primeira vista não compreendemos muito todas as questões do Owen nessa realidade, mas podemos sentir o distanciamento dele com a família, principalmente quando estão todos reunidos para torturar um cara e ele é um único que parece não concordar com a situação. É claro que pode não ser nada disso, mas, pra mim, mostra um pouco do espaço que existe entre todos eles. Fora que nessa realidade o pai quer que ele assuma a culpa de um crime, enquanto na “vida real” ele precisa depor para salvar o irmão. Mesmo sendo a ovelha negra da família, Owen sempre é necessário para salvar a pele de alguém. Mas o problema é quando lembram dele apenas nessas horas.

Resultado de imagem

Já Annie está guiando a irmã, ambas são elfas, como no filme que assistiram na noite antes do acidente. Ela precisava levar a princesa amaldiçoada Ellia, até o Lago das Nuvens, para curar suas doenças. Annie se sente perseguida por capangas invisíveis que foram enviados pela Rainha, que é mãe de Ellia e foi quem amaldiçoou a filha. Podemos traçar um paralelo bacana com a história delas aqui: as irmãs foram abandonadas pela mãe e Annie sempre se colocou como se tivesse a obrigação de cuidar Ellie. Ela que dirige até outro estado, para levar a irmã para morar com o noivo.

Referência direta do segundo episódio: “Windmills”

O Lago das Nuvens é um lago real, que fica no Michigan, será que tem alguma referência solta aí? E ainda descobrimos que elas também são irmãs nessa realidade, o que faz tudo ficar um pouco mais confuso e com mais referências para pensarmos. Annie via guardas que não existiam, eles a perseguiam a mando da rainha. Ou seja, eles podem ser uma bela alegoria ao demônios internos de Annie, que a perseguem constantemente e que muitos são causados pelo abandono da mãe. Ela era a responsável por levar a irmã até onde ela seria “curada”. Talvez morar em Salt Lake City com o noivo, fosse uma forma de tornar a vida de Ellie melhor, curá-la de todos os problemas familiares que elas tem, o medo de ter uma normal. Complexo né?

A questão é que esse episódio foi cheio de referências e metáforas que, provavelmente, só entenderemos no próximo. Então cola com a gente, que a review do episódio oito vem já já explicando tudo.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Thais Pereira

Feminista, leonina com ascendente em gêmeos e lua em virgem, viciada em memes, em Friends e problematizar na internet. Formada em História da Arte, mas consciente que nunca vai trabalhar com isso na vida. Normalmente eu escrevo e falo mais do que deveria. Eu mesma, Thais Mello.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries