Posts Populares

Maniac – S01E08 – The Lake of the Clouds

“O mundo inteiro está louco, menos você. É nisso que você acredita?”

Ah, Maniac! Foram muitos episódios pra eu me dar conta de que a série não é sobre um caso de amor entre Annie e Owen. Na verdade, a série é sobre obsessão, sobre relacionamentos (nos mais diversos níveis), sobre personalidades. Se você ficou com vontade de largar a série ou achou ela chata e arrastada, é porque você não prestou atenção nesses detalhes. E isso tudo fica muito visível quando a gente vê os diálogos entre os personagens nesse episódio. Quando a gente vê eles mergulhando de cabeça no que a pílula C propõe. E quando GRTA conversa com sua versão real, a mãe do Dr. Mantleray. É denso, e profundo.

Annie segue na sua jornada élfica com sua irmã, em busca do Lago das Nuvens, em busca de uma cura. Aqui fica em aberto o paradoxo de pra quem seria a cura real né. Ela já percebeu que está sob o efeito da pílula, provavelmente em decorrência da crise da inteligência artificial, que abriu brechas. E com isso ela segue sua jornada, esperando despertar curada a qualquer momento. No entanto, se vê presa nas mãos de GRTA, e percebe que está presa com ela pela eternidade, uma vez que foi enganada e não percebeu que a cura seria esquecer a culpa, esquecer os problemas que causou à sua irmã.

Resultado de imagem para maniac lake of the clouds

Enquanto isso, Owen tem uma jornada completamente diferente. Ele ainda se vê preso à sua família, à sua ex-namorada Olívia. A sua cura, o objetivo da pílula C pra ele, nesse caso, é deixar tudo isso pra trás! Se tornar uma pessoa independente, sem mágoas. No meio disso tudo a gente tem umas cenas bem GORE, com tripas voando, tiros, pancadaria, até que chegamos no ponto-chave pra Owen. Ele foge com Olívia, que deveria ser sua salvação, o amor de sua vida. Mas ele se vê mais preso ainda numa situação extremamente ruim e complicada. Uma rotina sofrida que não era o que ele imaginava. E aí que vem a magia da metáfora. Finalmente Owen se liberta! Abre as asas, se transforma num falcão e voa pra longe. Vai atrás de quem realmente importa pra ele nesse momento: Annie.

Resultado de imagem para maniac lake of the clouds

E nessa jornada como falcão ele vê como o mundo é lindo. Ele vê tudo que perdeu por estar preso às pessoas erradas. Por estar preso, somente. E a gente consegue enxergar também que Maniac é sobre as escolhas, sobre arrependimentos, sobre admitir os erros e corrigi-los. Isso também fica claro no embate entre Greta e GRTA, quando a inteligência diz que ela é puramente as frustrações de Greta. A falta de amigos, a distância das pessoas, o desastre de sentimentos que está dentro dela. Uma verdadeira loucura.

Resultado de imagem para maniac lake of the clouds

O episódio termina com Owen e Annie ainda presos à inteligência. Nesse ponto já os vejo curados, mesmo que parcialmente, mas ainda precisam encontrar uma saída pra evitar que seus cérebros sejam tostados. Vão conseguir, tenho fé!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Gerson Elesbão

Um @gerson incomoda muita gente, um @gersonrealoficial incomoda incomoda incomoda muito mais! É DC, é Marvel, é Netflix, é reality. Se a série for boa, chama no probleminha, bebê!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries