Posts Populares

Mr.Robot – S04E01 – 401 Unauthorized [SEASON PREMIERE]

O inimigo agora é o mesmo…

Finalmente Mr.Robot está de volta para (infelizmente) sua última temporada, e as expectativas estão mais altas do que nunca. Após a crescente e surpreendente terceira temporada, finalmente o círculo está se fechando e teremos em breve os confrontos finais que podem acabar bem ou acabar muito mal. Esse episódio é uma prova de que as coisas em Mr Robot não são tão fáceis e simples como em outras produções, e sua complexidade se dá pela disputa de poderes e o emaranhado de conexões que os personagens criam.

A série explora muito bem sua trama e nos entrega uma narrativa que excede nossas expectativas ao entregar uma morte de uma personagem importante em seus dez primeiros minutos de episódio. Quem poderia imaginar que Angela, personagem tão imponente na série, morreria dessa forma tão abrupta? Apesar de tudo indicar que isso muito em breve aconteceria, eu jamais poderia imaginar que ocorreria nos primeiros minutos desse episódio. O ponto é, o que essa morte irá gerar na trama? Vamos aos desdobramentos. 

Phillip precisou matar Angela a mando de Whiterose, o que acabou por ser contra sua vontade. Um dos motivos disso é que, como descobrimos ao final da terceira temporada, Phillip é o pai de Angela, e a mesma por conta disso entrou em uma crise que se agravou por conta de seu contado com W.R. Ela foi manipulada e obrigada a trabalhar para ela achando que com isso poderia se chegar a uma solução para o caso da sua família, mas ela acabou descobrindo que Whiterose estava por trás disso tudo, juntamente com Phillip, que desde sempre foi mandado. A gota d’água para ele foi ter que matar sua própria filha para satisfazer os desejos de sua “chefe”, e com isso, Price passará a ir contra e muito provavelmente teremos o grande conflito da temporada sendo iniciado aqui. 

O protagonista Elliot também não está sozinho… Sua busca por vingança e justiça o leva a trabalhar com Robot, e perseguir Freddy, um advogado que posteriormente descobrimos ser pedófilo. Freddy é advogado de ninguém mais ninguém menos que Whiterose, e Elliot consegue informações de que o grande antagonista possui transações e patrimônio em um banco em Cyphus. Isso leva Elliot e Robot a uma conclusão: Bolar um plano para conseguir limpar o banco, fazendo com que W.R perca todo seu patrimônio, mas a questão é: Como eles farão isso? Freddy por conta disso acaba sendo perseguido pela Darkarmy, que está sob o comando de Whiterose, mas felizmente Elliot não é descoberto durante toda a perseguição, mas mesmo assim as coisas não acabam bem para Freddy, que acaba se matando quando percebe que não há mais solução para ele, já que ou ele seria pego pelo D.A, ou seu vídeo de pornografia infantil seria vazado. 

Esse é outro ponto que já chegou forte na temporada, a união de Elliot e Robot. Ambos estão trabalhando de forma muito mais conivente, o que faz sentido depois de todo turbilhão que ambos passaram na temporada anterior. Mas a forma com que os dois estão lidando aqui é diferente, é como se ambos estivesse unidos e soubessem a hora de cada um protagonizar e colocar suas habilidades à frente das operações. 

Darlene e Dom tiveram pequenas cenas, mas que foram importantes e que com certeza irão se desdobrar ao longo da temporada. Darlene está em crise com a morte de Angela, o que é estranho foi a reação fria de Elliot com isso, mas entendemos que é por conta da operação, e que ele não pode perder o foco disso. Entretanto Darlene levantou a questão de que Angela estava viva, e que ela a viu, mas a mesma também está em juma onda de drogas que está mais forte do que nunca, o que parece suspeito. Em uma das cenas, quando Darlene diz que ninguém achou o corpo de Angela, um frame bem rápido da mesma morta aparece, o que muito provavelmente é para nos confirmar que ela está realmente morta. Já sobre Dom, ela também está em uma grande paranoia após o ataque que sofreu na temporada passada. Pensamos que é tudo da cabeça dela, mas quando menos esperamos vemos que o Darkarmy ainda está na sua cola, o que deixa até mesmo nós aterrorizados. 

Por fim, a série mais uma vez nos entrega um grande momento de tensão e prova para nós que tudo poderá acontecer nessa reta final. Elliot acaba sendo pego por Whiterose e seu fim se aproxima quando ele é levado para ser morto. O inusitado nisso tudo é que a pessoa que foi responsável por “matar” Elliot é Sam Esmail, o criador da série, então já percebam a metalinguagem presente nessa cena e simplesmente apreciem esse grande momento. Foi fria e seca a forma com que Elliot chega a beira da morte, mas surpreendentemente (ou talvez até não, visto os acontecimentos do início do episódio) Phillip acaba “revivendo” Elliot, e muito provavelmente os dois se unirão a partir disso para enfrentar o grande inimigo em comum, Whiterose.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Ricardo Souza

Tem gente que diz que sou um amorzinho, eu digo que sou um trouxa. Viciado em maratonar séries e ficar na bad depois de assistir tudo em um dia. Amo muito música indie, quando quiser me chamar pra ouvir Florence já sabe onde procurar. Mineiro do interior que não puxa o 'r' quando fala, mas adora um pão de queijo.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries