Posts Populares

Mr.Robot – S04E05/06 – 405 Method Not Allowed/406 Not Acceptable

Sam Esmail tu é um gênio, entenda isso!

Quando achamos que Mr.Robot não pode mais nos surpreender, Sam Esmail prova que tudo é possível mostrando que a qualidade na televisão segue padrões cada vez mais altos. Assim como na temporada passada, o quinto episódio trouxe mais uma inovação para a obra: Um episódio completamente sem diálogos… Ou melhor, somente dois, um começando com “não precisamos conversar” e terminando com “precisamos conversar”. Imaginem o quão complexo foi fazer isso?

Falando primeiramente dessa parte técnica, esse episódio foi completamente fora da caixa. Como eu já disse nas reviews passadas, sinto que Sam está em uma onda de experimentação, e ele chegou ao seu auge aqui nessa temporada. Todos os episódios estão trazendo algo diferente que chama bastante a atenção, mas nesse o diretor conseguiu superar todas as expectativas. “Method Not Allowed” foi construído sem diálogos, mas compreendemos muito bem tudo o que está se passando. O recurso do celular e das mensagens de texto servem para nos guiar, mas a trama principal não precisou de nada disso para colocar toda a adrenalina no nosso sangue.

Acompanhamos Elliot e Darlene invadindo uma empresa de segurança, e as manobras que os irmãos fazem para conseguirem executar o plano é literalmente de tirar o fôlego. Aliás, a falta do diálogo trouxe justamente essa sensação, ficamos sufocados, esperando um grito, e nada acontecia. Tudo isso contribuiu para que a tensão explodisse, chegando no ápice de uma perseguição totalmente silenciosa por Nova York.

E rompendo a barreira do silêncio, o episódio se encerra com Fernando Vera solto e encontrando Krista, a ex psicóloga de Elliot. Como já dito, um “precisamos conversar” abre espaço para o que seria um episódio cheio de metáforas e desespero. “406 Not Acceptable” rompe todo o silêncio posto anteriormente, dando lugar a uma verdadeira caçada de gato e rato.

Dominique segue sendo ameaçada pelo DarkArmy, e agora sua missão é encontrar Darlene e Elliot. Encontrando facilmente a moça, Dom se vê em um impasse quando é mandada para matar Darlene. Ela não consegue realizar tal missão, e acaba por pedir para que sua ex ficante matá-la pois caso contrário o DA matará toda sua família, mas esse exato momento elas são encontradas, não nos dando certeza do que irá acontecer logo a seguir.

Mas não é só o DA que está atrás de Elliot, já que Fernando Vera também está em sua cola. Ele sequestra Krista, e a usa para conseguir ajuda na sua busca por Elliot. Após muito desespero, e uma metáfora bem sinistra, a psicologa cede e o ajuda.

Antes do xeque mate acontecer, Elliot vai até Olivia e a chantageia para que ela passe as informações necessárias sobre o banco do Chipre. Após muita relutância e um plano de Elliot que envolveu drogas, ele consegue a informação, mas as coisas não saíram perfeitamente como planejado, já que por conta da droga (Olivia é ex drogada em reabilitação), ela acaba tentando se matar. Importante ressaltar que a cena é um tanto quanto gráfica, apesar de não mostrar o ato, mas mesmo assim ao final do episódio é exibido um aviso com o número do CVV (Centro de Valorização à Vida), o que achei muito bacana.

Com a ajuda de Krista, Vera consegue sequestrar Elliot, e finalmente aquele grito de ajuda, que esperávamos no episódio passado, saí. Mas temos um detalhe: Whiterose especificamente disse que ela não quer ver Elliot morto, e que está na hora de finalmente ele compreender que ambos estão do mesmo lado. Será que teremos um plot em que Zhang irá ajudar Elliot contra o DarkArmy e contra Vera? Nesse episódio, também podemos perceber que Mr.Robot foi o único a falar diretamente conosco. O que isso pode significar, tendo em vista que Elliot foi pego? Reforçando isso, Robot não apareceu no episódio anterior, o que para mim mostra que há significado nisso.

Estamos nos encaminhando para a reta final dessa obra prima, e eu não tenho muita noção do que poderá acontecer. Ainda há Tyrell que poderá retornar, Whiterose que poderá nos surpreender, além de Dominique e Darlene, que poderão se juntar para lidar com aquela situação paralela com o DarkArmy. Acho que o ritmo daqui para a season finale será frenético, então podemos esperar muitas surpresas por aí. Fiquem ligados!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Autor

Ricardo

Tem gente que diz que sou um amorzinho, eu digo que sou um trouxa. Viciado em maratonar séries e ficar na bad depois de assistir tudo em um dia. Amo muito música indie, quando quiser me chamar pra ouvir Florence já sabe onde procurar. Mineiro do interior que não puxa o 'r' quando fala, mas adora um pão de queijo.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries