Posts Populares

#Now Playing: Melhores Músicas das animações da Disney

Sessão Nostalgia

Os filmes da Disney marcaram e ainda marcam a nossa infância, então não é nada incomum aquele sentimento nostálgico que nos invade ao ouvir aquela música daquele filme que amamos!

Dessa vez eu fiquei com a impossível missão de selecionar as melhores músicas das animações da Disney e para isso eu utilizei o sempre confiável método científico chamado minha opinião.

Ainda que seja um método um tanto quanto subjetivo decidi adotar alguns critérios:

Primeiro, somente músicas a partir da Renascença (a partir de 1989), ou seja, sem músicas das Eras de Ouro e de Prata (1937-1967), mesmo aquelas que ocupam um lugar especial nos nossos corações como When You Wish Upon a star (Pinóquio), Bibbidi Bobbidi Boo (Cinderela) e The Bare Necessities (Mogli).

Segundo, com uma única exceção, também sem músicas da nova renascença (a partir de 2009), assim, Let It Go (Frozen),Iinto The Unknown (Frozen II) e Remember Me (Viva) que teriam lugar garantido na lista, ficaram de fora.

Por fim, optei por escolher uma música por filme, mesmo que alguns filmes tenham mais de uma música que poderia constar na lista, sofri para deixar somente uma. Sem mais delongas…

#9 – Zero to hero – Hércules

Hércules foi o menor sucesso entre os filmes do Renascimento da Disney e isso acabou fazendo com que seja muito subestimado, principalmente sua ótima trilha sonora!

Para mim, o destaque fica com Zero to Hero, composta por Alan Menken e David Zippel em 1997, é impossível ficar parado quando essa música totalmente enérgica e dançante começa a tocar.

Para os fãs de Ariana Grande, existe uma versão dessa música gravada por ela que ficou simplesmente maravilhosa, recomendo muito!

#8 – You’ll be In My Heart – Tarzan

Tarzan foi o último grande sucesso da Renascença da Disney e You’ll be In My Heart foi seu grande sucesso. Composta e cantada por Phil Collins, a música lançada em 1999 abocanhou nada menos que um Oscar e um Globo de Ouro.

Tarzan foi o primeiro filme que eu me lembro de ter visto no cinema e meu pequeno eu de 4 anos ficou fascinado, já meu eu mais velho pode apreciar essa obra prima que é You’ll be In My Heart.

#7 – He Mele No Lilo – Lilo & Stitch

Eu nunca fui ao Havaí ou sequer falo Havaiano, mas cá estou eu fascinado pela cena de abertura do filme Lilo & Sticth… apesar de não ser de uma animação musical, He Mele No Lilo, ou “Uma Música Para Lilo”, mereceu seu lugar nessa lista! Mesmo não tendo ganhado prêmios e eu não entendendo nada da letra, é, com certeza, uma das melhores músicas lançadas pela Disney!

#6 – How far I’ll go – Moana

Ainda no clima polinésio, chegamos a sexta colocação da lista, a única exceção nas regras que criei pelo simples motivo que eu amo essa música, seja a versão da Auli’i Cravalho, seja a versão da Alessia Cara.

Composta pelo talentosíssimo Lin-Manuel Miranda, How Far I’ll Go é simplesmente a música que eu canto em plenos pulmões sempre que aparece no aleatório do Spotify, se alguém disser que não sente vontade de conquistar o mundo depois de ouvir essa música está mentindo!

#5 – Colors of the wind – Pocahontas

Bem antes de preservar o meio ambiente ser moda, estava lá Pocahontas cantando sobre a importância de respeitar cada pedacinho da natureza. Composta por Alan Menken e Stephen Schwartz e lançada em 1995 essa é uma das músicas mais famosas da Renascença da Disney e, para a surpresa de ninguém, ganhou nada menos que um Oscar, um Grammy e um Globo de Ouro!

Eu amo essa música, tanto a versão do filme cantada por Judy Kuhn, quanto o single lançado pela Vanessa Williams, tudo nela é perfeito, acabou ficando em quarto lugar simplesmente pelo fato de que o top 4 é simplesmente incrível.

#4 – Be Our Guest – A Bela e a Fera

Chegamos no top 4 e posso afirmar com tranquilidade que é possível fazer um top 10 só com as músicas desses quatro filmes, então vocês devem imaginar o trabalho que deu escolher só uma música!

A Bela e a Fera é considerada por muitos como a melhor animação não só da Disney como da história! É também a primeira animação a concorrer como melhor filme no Oscar, além disso teve três músicas concorrendo ao Oscar também, ou seja, tive a árdua tarefa de escolher Be Our Guest em detrimento a Beauty and the Beast (vencedora do Oscar), Belle (indicada ao Oscar) e Gaston (que não foi indicada a nada, mas que é incrível).

Por fim fiquei com Be Our Guest, composta por Alan Menken e Howard Ashman, sendo esse um dos últimos trabalhos de Ashman que morreu pouco antes do lançamento do filme, e que também foi indicada ao Oscar.

A minha escolha se deu principalmente pelo show que é essa música, especialmente no filme, é aqui que temos a dimensão da magia do castelo e é o nosso primeiro contato musical com os nossos amados personagens, em destaque, Lumiere, o meu favorito.

#3 – Under The Sea – A Pequena Sereia

O primeiro filme da Renascença da Disney teve que marcar presença nessa lista, mas dessa vez a tarefa de escolha foi bem mais fácil, uma vez que Part of Your World e Kiss the Girl são dois grandes clássicos, mas não dá para negar que Under the Sea é a melhor música do filme!

composta por Alan Menken e Howard Ashman e vencedora do Oscar essa é outra música que canto em plenos pulmões, é impossível não se contagiar com Sebastião e as criaturas marinhas, simplesmente icônica!

#2 – A Whole New World – Aladdin

Outra escolha fácil, ainda que as outras músicas como Prince Ali e A Friend Like Me sejam músicas dignas de top 5 de qualquer lista, A Whole New World está um patamar acima, sendo, inclusive, debatível se não deveria ser a número um.

Essa música deveria ter sido composta por Alan Menken e Howard Ashman, mas Ashman faleceu antes de concluir a trilha sonora do filme, então o talentosíssimo compositor teve de ser substituído pelo também talentosíssimo Tim Rice.

A aventura no tapete voador com Jasmine e Aladdin também foi vencedora do Oscar, do Grammy e do Globo de Ouro, o que não é surpresa para ninguém afinal esse é o melhor e maior dueto de todos os filmes da Disney!

#1 – Circle of life – Rei leão

Por fim chegamos ao número um e, sem sombra de dúvidas, essa colocação é de Circle of Life! Qualquer pessoa que cresceu nos anos 90 facilmente identifica os vocais iniciais em zulu (mesmo sem entender uma palavra).

Esse é outro filme que poderia facilmente tomar a lista inteira, seja com a dançante I Just Can’t Wait To Be King, ou com as atemporais Hakuna Matata e Can You Feel The Love Tonight, ambas indicadas ao Oscar, sendo a segunda a vencedora. Mas no fim acabei escolhendo a canção composta por Elton John e Tim Rice

Para mim, todas as versões dessa música são perfeitas, a do filme, cantada por Carmen Twillie e Lebo M., a versão pop do Elton John e a do musical da brodway, impossível não ver o nascer do sol sem lembrar dessa música!

Por hoje é só! Espero que tenham gostado das minhas escolhas, mas como eu falei lá em cima é impossível escolher só nove, são muitas músicas muito boas e nostálgicas. Até a próxima!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Felipe Tanabe

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries