Posts Populares

#NowPlaying: Beyoncé em Trilhas Sonoras

Queen B + Cinema!

Beyoncé é com certeza umas das maiores artistas que o mundo já conheceu. Seu legado na música teve início ainda na década de 90 e ganhando ainda mais força e reconhecimento ao longo dos anos. A trajetória de Beyoncé é marcada por diversas fases, cada qual trazendo um redirecionamento e representação do seu amadurecimento pessoal e profissional. A evolução da artista fica muito evidente através de suas músicas, álbuns e documentários, não limitando-se apenas no meio musical, por algumas vezes tivemos a oportunidade de vê-la em filmes, além de poder ouvir mais um de seus hits como trilha sonora.

Nossa lista é uma singela homenagem para uma artista incrivelmente talentosa, representando a trajetória da Bey nos cinemas, seja atuando ou fazendo parte da trilha sonora oficial. Sem mais, let’s go!

As Panteras (2000) – “Independent Women Part I” (Destiny’s Child)

Composição da grande Bey, a música que tornou um dos grandes hits do trio queridinho do R&B, foi a canção carro chefe do primeiro filme de “As Panteras”. Analisando só pelo clipe lançado, percebe-se que a música foi lançada especialmente aproveitando uma boa carona do filme, que também foi um grande sucesso no início dos anos 2000. Além de “Independent Women Part I“, o grupo ainda conta com a música “Dot” fazendo parte da soundtrack oficial do filme.

Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro (2002) – “Work It Out”

O filme de nome nada familiar, hahaha, não foi somente a estréia da Beyoncé como cantora solo no cinema, como também representou sua primeira oportunidade como atriz nos cinemas. A musa já iniciou sua carreira nos cinemas como um dos personagens principais da comédia, além de nos presentear com a dançante “Work Out“, também uma composição própria com participação do Pharrell Williams.

Resistindo às Tentações (2003) – “Fighting Temptation” ft Missy Elliott, MC Lyte e Free

O filme é um clássidco das comédias românticas leves dos anos 2000. Protagonizado por Cuba Golding Jr, nome importante das comédias, e a Beyoncé, o filme conta com diversas performances musicais dela, que deu até um jeitinho de ainda incluir uma música com as Destiny’s Child, “I Know“. Porém, a música em questão é um feat. com Missy Elliott, MC Lyte e Free, usada como canção original principal do filme, que conta com o mesmo título original do filme.

A Pantera Cor-de-Rosa (2006) – “Check On It” ft. Bun B, Slim Thug

Mais uma comédia e um protagonismo da crescente carreira da ex Destiny’s Child. Seguindo o padrão das suas participações nos filmes anteriores, ela compôs a faixa “A Woman Like Me” especialmente para o filme, mas foi a música colaborativa com Bun B e Slim Thug que teve mais êxito após o filme.

Dreamgirls (2006) – “Listen”

Dreamgirls é um dos, senão o maior, sucesso de Beyoncé nos cinemas. Com um elenco incrível que contava com ótimas atuações de nomes como Jennifer Hudson, Jamie Foxx e Eddie Murphy, ela não deixou nada a desejar aos demais. O filme é baseado em um grande sucesso da Broadway, com sua primeira exibição ainda nos anos 80. O filme musical conta com uma trilha sonora respeitável, em sua maioria regravações do próprio musical da Broadway, entretanto a canção original “Listen“, com participação da Beyoncé na composição, resultou em um enorme sucesso do filme, indicada no Globo de Ouro e Oscar, tornando-se também um dos maiores sucessos da Queen B.

Cadillac Records (2008) – “Once in a Lifetime”

Outro grande desafio que Bey teve no cinema foi a missão de interpretar um dos maiores ícones da música americana, Etta James. Fez um excelente trabalho no filme, recebendo vários elogios por parte da crítica especializada, em especial pelas interpretações dos grandes clássicos da Etta, “At Last” e “I’d Rather Go Blind“. Como o foco da nossa lista são as músicas da Bey, escolhi a canção composta por ela especialmente para o filme e que obteve indicação no Globo de Ouro como Melhor Canção Original.

Obsessiva (2009) – “Smash Into You”

Após várias participações de destaques em filmes, Beyoncé surge em mais um filme como protagonista, porém num gênero diferente dos anteriores, o suspense. Infelizmente, diferente dos filmes anteriores, dessa vez o filme não foi bem aceito pela crítica, mas ainda assim obteve bom desempenho comercial. Não fugindo do padrão, a mesma teve seu nome incluso também na trilha sonora oficial do filme, com a baladinha “Smash Into You“.

50 Tons de Cinza (2014) – “Crazy in Love (Remix)”

Crazy In Love” já havia sido um grande hit quando ainda lançado pela primeira vez, mas a Beyoncé conseguiu hitar novamente com a mesma música com uma versão totalmente repaginada e toda conceitual, o que encaixou perfeitamente como tema do filme “50 Tons De Cinza”. De uma música toda alto astral e dançante, o novo remix trouxe um tom mais misterioso e sensual para a letra, tão boa que até tornou a versão predileta de muitos dos fãs, tornando-se música presença indispensável nas playlists para “fazer amorzinho”. Destaco ainda a maravilhosa “Haunted“, também inclusa na soundtrack original.

O Rei Leão (2019) – “Spirit”

Em sua até então última empreitada no cinema, a Queen B emprestou sua voz para a dublagem de Nala, personagem de um dos maiores sucessos de animações da Disney. Dessa vez, a canção original feita para o filme foi a maravilhosa “Spirit“, indicada ao Globo de Ouro, que conta com uma pegada mais gospel e além de Beyoncé, ainda teve a participação do lendário Labrinth em seu processo de composição. Além da faixa original, a Bey ainda emprestou seus maravilhosos vocais para regravação da icônica “Can You Feel The Love Tonight“.

Aqui finalizo mais um #NowPlaying, espero que tenham curtido nosso tema e a lista feita para ele. Até uma próxima e próximo mês teremos mais um#NP!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Michel Araujo

Meio baiano, meio sergipano, já passou dos 20 anos e um sofrido estudante de engenharia, com uma personalidade cheia de atitude e uma leve ousadia. Viciado em séries, realites e músicas, vai me encontrar sempre por aí escrevendo reviews, numa diversidade de gêneros de série e programas de TV.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries