Posts Populares

#NowPlaying: Especial The X Factor Austrália

Saudades do TXFAU, né minha filha?

O nosso NP está todo saudoso, com o nosso tema voltado para o extinto TXFAU. O reality musical estreou em terras australianas ainda em 2005, sem grande alarde, mas retornando a grade somente em 2010 e permanecendo por mais 7 temporadas no ar. No dia 21 de novembro de 2016, a Seven Network exibiu o último episódio do TXFAU em sua oitava temporada, devido aos baixos números de audiência e a baixa aceitação do público com a última temporada.

Para os amantes de realities musicais, os acts australianos costumam ser favoritos de boa parte dos que acompanham outras franquias, devido toda originalidade musical que nos apresentaram, prova disso é que o TVAU costuma ainda hoje ser preferência aqui no nosso site. Pensando em homenagear nossa saudosa franquia e muito provavelmente extinta brevemente também em outros países, já que segundo algumas fofocas que dão como certo o cancelamento do TXFUK, vamos homenagem o The X Factor Austrália com uma lista dos melhores participantes que fizeram parte da história do programa.

10. Bella Ferraro – “Skinny Love” by Bon Iver (Season 4)

Essa é uma das audições mais vistas e que sempre circula nas listas de melhores performances de realities musicais. A Bella Ferraro se não foi a primeira, foi umas das primeiras a trazer essa música para competições musicais e com certeza é dela o título de melhor cover de “Skinny Love” em realities. É uma música que tem uma letra muito forte e ao mesmo tempo muito intimista, junto com todo o seu nervosismo e sua voz angelical, casaram muito bem com todo o sentimento que sua apresentação passou. Bella foi eliminada na semifinal de sua temporada, infelizmente devido à inconsistência em sua trajetória no programa, principalmente por conta de algumas songchoices equivocadas. Mesmo assim, não tinha como não trazer a nossa menina Bella para essa lista, até mesmo porque essa é umas das melhores, senão a melhor, audição do TXFAU <3.

9. Dean Ray – “Bette Davis Eyes” by Kim Carnes (Season 6)

O Dean foi um dos participantes que mais surpreendeu no TXFAU e fiquei muito relutante em gostar dele, porque em alguns momentos eu o via como um “joke act“, porém a cada performance ele dava seu melhor e conquistava um lugar merecido em cada fase. O roqueiro teve uma trajetória muito sólida no programa, ele e a Natalie Bassingthwaighte souberam ter uma ótima química juntos como coach e act, desde que assumiu a categoria boys, ela sempre apostou no Dean como um front runner do seu time e deu sempre muita liberdade criativa, sempre respeitando seu estilo e sua essência musical em suas songchoices. Trouxe aqui essa performance, por ter sido um dos grandes destaques dele e por ter feito tanto sucesso que foi reprisada na final da temporada que o consagrou como runner up da quinta temporada.

8. Third D3gree – “Pump It” by The Black Eyed Peas (Season 5)

Com certeza eu não poderia deixar de fora da lista o melhor grupo que já existiu no TXFAU e curiosamente formado pela bancada após suas audições individuais, já vimos casos assim darem muito certo em outros grupos como Fifth Harmony, One Direction e Little Mix. O grupo era super descolado, com um estilo bem inspirado em The Black Eyed Peas, por isso mesmo escolhi justamente um cover do grupo que mostra bem a proposta que tinha o Third D3gree. Misturando perfeitamente o pop e o hip-hop, o que tornava o trio muito cheio de identidade e individualmente cada um oferecia ao grupo aquilo que sabia fazer de melhor. Tanto vocalmente como visualmente, eles se completavam e estavam sempre muito ligados entre si, não teria como não ser esse trio. O grupo apesar de ter saído na semifinal, foi muito queridinho na Austrália e até mesmo entre os coaches, tanto que chegaram a fazer um barulhinho quando lançaram um single. A nível de curiosidade, o grupo ficou em atividade entre 2013 – 2015, chegando a mudar o nome para “The Clique” após a saída da Kelebek e encerrando logo no ano seguinte, onde cada um foi buscar sua carreira solo. A maravilhosa Jacinta ainda participou da sétima temporada do TVAU (2018), chegando até o top 12 da temporada.

7. Cyrus Villanueva – “Earned It” by The Weeknd (Season 7)

O Cyrus é sem dúvidas um dos melhores acts comerciais que o TXFAU já teve, o trabalho que o Chris Isaak teve com ele foi muito perpicaz e inteligente, sabendo muito bem explorar todos os lados artisticos dele, tornando sua trajetória umas das mais dinâmicas que o programa já teve. Inicialmente ele começou na competição de forma mais contida, com performances mais intimistas e acústicas, porém nos lives eles foi intercalando com apresentações com um trabalho de presença de palco mais elaborada, tornando o seu estilo mais pop e comercial. Dentre várias performances dele, escolhi essa que melhor representa seus dois destaques que o fizeram vencer a temporada, que são seus vocais sempre impecáveis e sua presença de palco, com esse tom mais sexy. Apesar dele nessa temporada específica não ser o meu favorito, super reconheço sua vitória e aplaudo pelo excelente trabalho no reality.

6. Amalia Foy – “Let Her Go” by Passenger (Season 8)

Outro anjo passando na lista e pasmem, a garota Amalia tinha apenas 14 anos quando fez sua audição no TXFAU, ainda me revolto demais que ela não ganhou, com certeza é a dona e proprietária da última temporada, mesmo que algumas performances ficaram abaixo do esperado, muito pela escolha de músicas feitas pelo Adam Lambert, ela era de longe a melhor candidata de sua temporada. Essa performance representa bem toda originalidade e entrega que Amalia oferecia no palco, sua voz tem algo meio clássico e ao mesmo tempo tão suave, amo como a sua voz transita entre a voz de peito e cabeça, criando todo um dinamismo na performance. O que mais me impressiona é que ela já pegou uma música com uma letra emotiva e que na sua interpretação, conseguiu dar ainda mais drama a letra, tudo muito bem executada e sentido.

5. Dami Im – “Purple Rain” by Prince (Season 5)

Dami Im começou no reality de uma forma bem apagadinha, inegavelmente ela sempre se destacou pelos seus vocais, mas visualmente podemos dizer que faltava muita atitude e presença no palco, de forma que não caísse na mesmice de ser apenas mais uma cantora com voz de diva. Com um trabalho muito bem inspirado da Dannii Minogue, a Dami na etapa das lives ganhou um novo visual e incrivelmente veio com uma outra postura totalmente oposta da tímida canditada que tinha passado até então. Toda semana era um figurino ousado, interagindo muito bem no palco, conectando-se muito melhor com os coaches e o público, com certeza era agora o pacote perfeito de voz, atitude e visual, uma verdadeira artista. Escolhi aqui essa performance, pois acredito que vocalmente foi a mais desafiadora que ela apresentou no programa e uma das grandes favoritas do público.

4. Jess & Matt – “Do You Remember” by Jarryd James (Season 7)

Minha dupla favorita jamais poderia ficar de fora. O lindo casal começou no reality de forma bem discreta e sem destaque, tanto que eu mesmo não fiquei tão contente quando eles passaram para os lives, eliminando outros grupos. Surpreendentemente, eles me ganharam desde as primeiras apresentações ao vivo, com um repertório tão perfeito que eu não mudaria simplesmente nada do que eles cantaram em toda sua trajetória no programa. Jess & Matt souberam muito bem cativar o público através de suas performances sempre muito conectados entre si, a química deles em palco era incrível e mesmo que eles já fossem um casal, a gente fazia questão de torcer por aquele romance e evidente paixão transbordada em palco. Merecidamente, a dupla derrubou vários front runners, conquistando o terceiro lugar da temporada. Deixo aqui essa performance linda e cativante, desse casal que amo <3.

3. Louise Adams – “I Put Spell On You” by Nina Simone (Season 7)

Outro talento da excelentíssima e para mim a melhor temporada do TXFAU, Season 7, Louise era um fenômeno da natureza. Dona de uma personalidade forte no palco e com um timbre rasgado, essa mulher destruiu em qualquer performance que entregou durante toda a sua participação. James Blunt soube muito bem entender a alma de artista da Louise, sempre a desafiando cantar grandes clássicos da música, ressaltando o seu lado mais rockstar, foi um trabalho muito inspirado, como no caso da Jess & Matt, aqui foi o tipo de songchoices que eu não mudaria exatamente nada. O mais interessante dessa temporada foi ver o público abraçando uma candidata da categoria over, que aliás, desbancou todas as favoritas das girls. Deixo aqui uma de suas várias apresentações incríveis que muito mostra o poder vocal e presença de palco dessa incrível artista.

2. Reigan Derry – “Stay With Me” by Sam Smith (Season 6)

Reigan é simplesmente tudo para mim <3. Começo já assim meus comentários, porque o meu amor por ela foi desde sua primeira audição no programa, uma pena que o público não valorizou esse cristalzinho eliminado na semifinal, não indo em uma final onde claramente estavam em um nível abaixo de sua trajetória na sexta temporada do TXFAU. Linda e delicada, ela sempre trouxe essa personalidade mais angelical e sensível em suas performances, mesmo que por muitas vezes o seu péssimo coach Redfoo tenha tentado um estilo mais pop bizarro, ficou muito claro que era em apresentações mais emotivas e com vocais mais desafiadores que ela destacava-se. Sinceramente, eu amo quase tudo que ela fez no programa, mas escolhi essa performance especial, devido o burburinho maior que fez nos charts austalianos (ARIA) e considerada por muitos como o seu melhor momento no programa.

1. Samantha Jade – “Heartless” by Kanye West (Season 4)

A Samantha Jade não é minha maior favorita na história do reality, porém não teria como não escolher ela para esse top 1. Sem dúvida alguma, ela é a artista mais bem sucedida pós programa, tendo construído uma carreira já consolida na Austrália. Além disso, desconheço uma história de winner mais interessante que a dela que começou com um certo hate no início e foi conquistando seu merecido lugar de favorita aos poucos. Muitos acusavam seu favoritismo com seu coach Guy, uma vez que já se conheciam antes do programa, tanto que ainda na primeira semana dos lives esteve entre os dois menos votados, passando próximo da eliminação por mais duas vezes. Escolhi “Heartless” por dois motivos especiais, o primeiro é que foi uma das performances da temporada com melhor posição nos charts australianos e o segundo, seria que muitos costumam dizer que foi com essa performance que nossa garota Samantha realmente ganhou o seu favoritismo próximo da final, chegando a vencer a temporada de uma forma surpreendente. Importante dizer também que a Samantha já tinha tentado uma carreira anteriormente, não colhendo os resultados esperados, em seu depoimento para o programa ela disse que ali seria sua última chance e felizmente foi a escolha mais acertada em sua carreira.

.

Então pessoal, assim aqui mais um NP. Espero que vocês curtam minha listinha, para os saudosistas do TXFAU acredito que vale muito a pena relembrar desse reality maravilhoso que nos apresentou vários talentos e àqueles que não conhecem, vale muito a pena pesquisar e rever os vídeos <3. Até breve e aguardo vocês em um outro #NowPlaying!

 

 

gostou da matéria? deixe um comentário!

Michel Araujo

Meio baiano, meio sergipano, já passou dos 20 anos e um sofrido estudante de engenharia, com uma personalidade cheia de atitude e uma leve ousadia. Viciado em séries, realites e músicas, vai me encontrar sempre por aí escrevendo reviews, numa diversidade de gêneros de série e programas de TV.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries