Posts Populares

#NowPlaying: Friends & HIMYM

Soundtrack <3

O #NowPlaying dessa semana é mais que especial e dessa vez dedicado ao dia do amigo, celebrado aqui no Brasil no dia 20 de julho. Em tempos de pandemia, a data ganha certo ar de melancolia devido a distância que maior parte da população tem enfrentado. A amizade em si é algo a ser celebrado todos os dias, porém nesse mês vale deixar ainda mais explícito todo o carinho e gratidão que sente por cada amigo, até mesmo porque esse período tem ensinado da pior forma possível, a importância de compartilhar os dias com quem se ama.

Pensando em uma tema que fizesse jus, nada melhor que homenagear duas grandes séries que tinham a amizade como seu tema principal. Deixando a rivalidade de lado, Friends e HIMYM são hoje em dia, grandes referências de sitcoms, além de conquistarem milhares de fãs com o humor em suas histórias e seus personagens cativantes, tendo entre si suas similaridades e diferenciais. Pegando essa deixa, vamos falar das músicas que marcaram momentos especiais da série, focando nas cenas que representaram da melhor forma possível a amizade. Preparados para a sessão nostalgia? Então vamos começar a nossa listinha maravilhosa!

 

A soundtrack de Friends sempre teve um estilo mais pop e descolado, bem parecido com a própria proposta da série. Assim como a própria que tornou-se uma marca icônica dos anos 90 e início do novo milênio, Friends apostou em músicas bastante conhecidas do público, apostando em clássicos do cenário musical, tendo tocado em seus episódios fortes nomes da cultura pop como Cyndi Lauper, Madonna, U2, entre outros. Como o nosso tema é o dia do amigo, as músicas escolhidas foram as performances que marcaram momentos importantes do grupo na série.

“I’ll Be There for You” by The Rembrandts

Nada mais justo que iniciar essa lista com “I’ll Be There For You“, com um título bem sugestivo, a música já virou figurinha carimbada mais que obrigatória em qualquer lista de músicas sobre a amizade. Toda a letra tem ainda mais sentido quando associada a trajetória do grupo na série, recordando os momentos mais nostálgicos nos quais eles juntos passaram por diversas dificuldades. A baladinha da música mais animada combina também muito com a proposta da série, que desde o seu início teve uma abordagem mais leve em seus episódios. A música foi feita especialmente para a série, tendo como autoria os próprios autores da sitcom e demais colaboradores. Com o sucesso da série, a música acabou ganhando uma regravação com maior duração e marcando para sempre milhares de fãs, com uma batida animada e refrão chiclete , além de tornar-se um dos melhores temas de abertura de série.

“Smelly Cat” by Phoebe Buffay (S02E18 – The One Where Dr. Ramoray Dies)

Além de lançar “I’ll Be There For You“, a série ainda presenteou os fãs com a inovadora e bizarra “Smelly Cat“, tão icônica que esteve presente em diversos episódios no decorrer das temporadas. A música não só divertiu o público, como tornou-se uma marca registrada da série, tendo até mesmo sua própria história, como o episódio exibido acima em que Phoebe é contratada por uma gravadora que lança um clipe para a canção, em uma versão digamos bem “gourmetizada” hahaha. O mais interessante é que inicialmente a música faria parte de apenas um episódio do programa, mas a divertida letra acabou agradando os fãs e tornando-se um dos grandes legados da série. A nível de curiosidade, a música foi uma composição da Lisa com alguns roteiristas da série e ainda contou com a participação da Chrissie Hynde, nada menos que a vocalista do The Pretenders, aliás a banda juntamente com a Lisa chegaram a lançar a música em um dos álbuns musicais da série.

“The Lion Sleeps Tonight by The Tokens” (S02E12 – The One After The Super Bowl Part 1)

Marcel com certeza foi um dos personagens recorrentes mais importante da série, tanto que tinha até mesmo seu próprio tema musical na série. O macaquinho era apaixonado pelo clássico de jazz dos anos 60, o que nos rendeu essa performance memorável do elenco, com destaque para o Joey hahaha. Uma pena que foi tão curtinha e um dos poucos momentos que o elenco, lógico que tirando a Lisa, soltaram a voz em performances musicais na série, o que torna esse momento ainda mais fofo. Vale a pena rever também o episódio em que Marcel deixa todo mundo louco de tanto repetir sua adorável música, que no fim eles acabaram rendendo-se a melodia harmoniosa da canção.

“Trouble with Boys” by Loreta (S6E10 – The One With the Routine)

Apesar da música marcar uma cena específica dos irmãos ‘Geller‘, essa música entra para nossa galeria por dois motivos especiais, primeiro que Mônica e Ross sempre foram “mais que irmãos, friends” e também porque amizade de verdade é a que paga vários micos juntos, esse ao menos é um dos princípios básico da amizade ‘raíz’. Apesar dos desastrosos passos de dança, eles mostram toda sintonia e cumplicidade em seus desajeitados movimentos, bem conectados entre si. A música tem aquela batidinha bem específica da música dance dos anos 90, particularmente eu não conhecia e nesse caso em específico, a gente acaba recordando mais devido a dancinha vergonha alheia do que propriamente a música em si.

Bateu a nostalgia? Ficou com vontade de ouvir mais da trilha sonora da série? Deixo aqui abaixo uma playlist contendo as músicas ja citadas e outras tocadas em outros episódios, com uma seleção cheia de sucessos do pop mundial.

 

HIMYM foi uma série de humor que tinha uma vertente dramática bastante presente em seus episódios, misturando de uma forma comovente o humor e a emoção. Dito isso, a soundtrack da série tem em sua maior parte músicas indies e alternativas, criando um clima bastante intimista com o público. Possivelmente, a maioria do público não conhecia boa parte das músicas tocadas durante as cenas, fazendo delas ainda mais associativa com determinado episódio/cena da série. Eu gostaria de listar várias músicas aqui, porém vamos deixar as outras músicas para um futuro #NP e focar apenas nas trilhas de momentos amigáveis do quinteto tão amado.

“I’m Gonna Be (500 Miles)” by The Proclaimers (S02E17 – Arrivederci, Fiero)

Não tinha como não incluir aqui a viciante, até tornar-se insuportável após enésimas repetições seguidas do refrão num mesmo episódio, hahaha. Todo o início da amizade do Ted e Marshal está baseada em suas viagens juntos cantando “I’m Gonna Be (500 Miles)” por todo o percurso. Tenho para mim que assim como “Smelly Cat” tornou-se um elemento essencial na história, essa música teve o mesmo efeito em HIMYM. Além da música aparecer em vários episódios aleatoriamente, teve toda uma história criada de como tornou oficialmente a trilha sonora de Marshal em suas viagens, sendo até mesmo inserida na última temporada, acompanhando até mesmo diferentes décadas exibidas na série, iniciado ainda na adolescência do Marshal até os dias atuais que a série foi transmitida.

“Prophets” by AC Newman (S04E24 – The Leap)

“You can’t design your life like a building. It doesn’t work that way. You just have to live it, and it will design it self. Listen to what the world is telling you to do and take the leap”, o metafórico salto que a Lily cita em seu motivador discurso, resultou nessa cena linda e até mesmo poética, onde cada personagem dá o temido salto com o apoio um dos outros, foi justamente nesse episódio de fim de temporada que o Ted depois de um ano extremamente difícil, decidiu tomar novos rumos em sua vida. O mais bonito de toda essa cena, embalada por essa batidinha índie de “Prophets“, é o sentimento de encorajamento que juntos eles criam entre si, até mesmo conhecendo bem a série, sabemos bem que toda a trajetória do grupo foi baseada no apoio mútuo. Um dos pontos fortes da série eram justamente seus discursos inspiradores, sempre conectados com uma boa trilha sonora e cenas memoráveis como essa.

“Nothing Suits Me Like” by Cast How I Met Your Mother (S05E12 – Girls Versus Suits)

Até aqui, o Neil tinha soltado a voz em trechos curtos de alguns episódios, lógico que tratando-se de HIMYM não seria só um simples momento musical, mas sim uma música feita sob encomenda para o centésimo episódio da série. O mais legal de tudo é que foi criado todo um clímax para a performance, até mesmo porque a obsessão do Barney com ternos é algo construído desde os primeiros episódios, o que torna tudo ainda mais empolgante e marcante para a série. Outro ponto legal disso tudo é que contou com a participação de todo elenco principal, uma ótima forma de celebrar o aniversário do centésimo episódio da série. Interessante que no mesmo ano, o Neil foi convidado para uma participação especial em Glee, ainda novata na TV, onde performou a dificílima “Dream On“, aliás em um dueto muito bem executado.

“Heaven” by The Walkman (S09E24 – Last Forever)

Encerro aqui justamente com a melancólica “Heaven” do grupo americano The Walkmen, responsável pelos créditos finais (finais mesmo do fim da série) que deixa a nostalgia para todos que acompanharam essa série, gostando do polêmico final ou não, encerrava-se aqui não só a trajetória de como o “Ted conheceu a mãe dos seus filhos”, mas também toda a história que no fim de tudo sempre teve a amizade como base principal de suas histórias. A letra da música encaixa perfeitamente com os momentos da série em trechos como ainda em suas primeiras frases “Our children will always hear, the romantic tale of distant years” ou mesmo “Don’t leave me, oh, you’re my best friend’, tendo já em seu título uma forte ligação e até mesmo certo spoiler sobre o fim da série após nove temporadas, sendo assim, a música que finalizou perfeitamente todo um ciclo construído pela série e finalizado da mesma forma como foi idealizado desde o início pelos autores.

Aos amantes do índie e/ou da série, deixo aqui uma playlist maravilhosa das músicas que fizeram parte da série ao longo de suas nove temporadas, com destaque a maravilhosa “Shake It Out” da Florence + The Machine <3.

 

Espero que vocês tenham curtido essa listinha musical mais que especial. Infelizmente, devido aos acontecimentos dos dias atuais a celebração física do dia amizade terá que ficar para outro momento, então deixamos aqui uma forma de homenagear todos os amigos. Sendo assim, feliz dia dos amigos e sintam-se todos abraçados pela nossa equipe paneleira <3!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Michel Araujo

Meio baiano, meio sergipano, já passou dos 20 anos e um sofrido estudante de engenharia, com uma personalidade cheia de atitude e uma leve ousadia. Viciado em séries, realites e músicas, vai me encontrar sempre por aí escrevendo reviews, numa diversidade de gêneros de série e programas de TV.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries