Posts Populares

#NowPlaying: Trilhas Sonoras Filmes com Protagonistas Mulheres

Girl Power!

O protagonismo no cinema por muitas vezes esteve ligado a mocinhas frágeis e estereotipadas, com enredos fracos e pouco desenvolvidos em suas complexidades, servindo como par romântico para o protagonista masculino. Outras questões como a diferença salariais, poucas diretoras mulheres e desvalorização das mulheres em importantes categorias nas premiações, são outros fatores que só reforçam a necessidade de exaltar e cobrar mais do protagonismo feminino no mercado cinematográfico.

No mês em que comemoramos o dia internacional da mulher, o nosso NP vem homenagear filmes com ótimas trilhas sonoras e com grandes atrizes em papéis marcantes e importante para o debate sobre o espaço feminino ocupado nos filmes. Importante ressaltar que foram escolhidos filmes que trouxeram mulheres protagonistas em diferentes enredos e abordagens de temas bastante complexos.

 

“I Will Always Love You” by Whitney Houston (O Guarda-Costas, 1992)

Clássico é clássico, e não tinha como deixar de fora da lista umas das trilhas sonoras mais famosas de todos os tempos. Apesar de tratar-se de um romance, Whitney rouba a cena totalmente , mesmo dividindo com o experiente Kevin Costner. Verdade seja dita, o filme é bem clichêzinho e foi bastante detonado pelos críticos, recebendo diversas indicações ao Framboesa de Outro. Porém outra coisa que não se pode negar é toda qualidade musical da trilha sonora. Houston é sem sombras de dúvidas umas das maiores cantoras de todos os tempos e foi justamente nesse fime que ela cantou seus maiores hits como “I Have Nothing”, “Run To You”, “I’m Every Woman” e a regravação título principal do filme, “I Will Always Love You”.

 

“All By Myself” by Celine Dion (O Diário de Bridget Jones, 2001-2016)

Maior destaque na carreira de Renée Zellweger, o filme tem toda uma temática interessante e foge até mesmo um pouco fora dos padrões da época. Com uma protagonista bastante cativante, o filme conta com mais duas sequências e tem toda uma pegada pop e com uma trilha sonora bastante interessante, artistas como Robbie Williams, Celine Dion Marvin Gaye, Kylie Minogue, Joss Stone, Mary J. Blige e até mesmo a Bey, já fizeram parte da trilha sonora dessa comédia tão queridinha.

 

“Twisted Nerve” by Bernard Herrmann (Kill Bill, 2003-2004)

Outro filme que não podia ficar de fora dessa lista é o irreverente Kill Bill. O primeiro motivo da escolha é o fato de ser um filme irreverente e corajoso, ao colocar o protagonismo de uma mulher em um papel forte em um filme de sangrento de ação, onde comumente os personagens femininos se reduzia a moças frágeis e indefesas, salvas por um bad boy forte e machista. O segundo motivo é o instrumental inconfundível do filme que fiou marcado e diretamente associado a ele, sempre que toca. Além de “Twisted Nerve”, otemos a clássica Bang Bang, Don’t Let Me Be Misunderstood.

 

“The Living Proof” by Mary J. Blige (Histórias Cruzadas, 2011)

O filme é sensacional e aqui o protagonismo feminino fica muito evidente, tanto em sua mocinhas, como em sua vilã. Viola Davis, Jessica Chastain e Octavia Spencer estão incríveis em seus respectivos papeis, não à toa indicadas ao Oscar. Com uma história emocionante, misturada com humor, a história trás importantes questionamentos sobre o racismo, trazendo um aspecto histórico dos anos 60. O tema principal ficou por conta da canção original interpretada por Mary J. Blige, mas ainda conta em sua trilhas sonora importantes nomes da música como Jonny Cash, Ray Charles e Bob Dylan.

 

“The Hanging Tree” by James Newton Howard ft. Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes, 2012-2015)

O queridinho “Jogos Vorazes” deve muito da sua popularidade graças ao carisma de sua protagonista Jennifer Lawrence. Todas as trilhas sonoras contaram com grandes hits da época e nomes bastante onhecidos do mercado musical, como Coldplay, Taylor Swift, Lorde, Sia, Christina Aguilera, entre outros. Apesar de sua concorrência pesadíssima de hits, acabou que a canção original do filme interpretada por Jennifer que foi a que realmente marcou e ficou na cabeça dos fãs.

 

“Hoje” by Taiguara (Aquarius, 2016)

Finalizando a lista com um produto nacional e de primeira qualidade, um trabalho muito bem feito pela experiente Sônia Braga. Ambientado na histórica cidade de Recife, muito dessa identidade nacional é demonstrada no filme através de sua trilha sonora. A protagonista muito fã de Maria Betânia, nos brinda também com músicas de Robertos Carlos, Reginaldo Rossi, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e até mesmo Queen.

 

Até uma próxima, pessoal. Espero que tenham curtido nossa lista!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Michel Araujo

Meio baiano, meio sergipano, já passou dos 20 anos e um sofrido estudante de engenharia, com uma personalidade cheia de atitude e uma leve ousadia. Viciado em séries, realites e músicas, vai me encontrar sempre por aí escrevendo reviews, numa diversidade de gêneros de série e programas de TV.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries