Forças ao ícone
One Day at a Time não cansa de me fazer chorar, e esse episódio veio me fazendo gastar uma caixa de lenços de tantas lágrimas que derramei com ele. Brincadeiras a parte, mas uma vez a série veio provando o quanto se faz necessária, e o quão bem ela consegue abordar temas delicados, polêmicos e tristes, como no caso desse episódio, em que foi abordado o alcoolismo de uma forma muito sensível.
Antes de irmos para o tópico principal, vamos falar de Elena e seu teste de direção. Finalmente chegou o grande dia, e ela, junto com Leslie e Alex foram juntos para o teste. Ela estava bem confiante a inicio, mas ao ver algumas pessoas serem reprovadas, ela foi ficando nervosa e começou a ter uma crise de ansiedade. Felizmente, Alex conseguiu acalma-la, e tudo isso graças as conversas que Penelope teve com os dois. Leslie também ficou bem preocupado, já que foi ele quem havia ensinado tudo para Elena, então ele começou a perceber a responsabilidade que ele também tinha nisso tudo. Felizmente ao final, Elena conseguiu arrasar e tirou sua carteira, o que deixou toda a família muito feliz, e nós também!

Agora chegando na parte super tocante do episódio, Penelope e Lydia investigam Schneider após Victor dizer que ele voltou a beber. Como sabemos que ambas são super protetoras, elas vão até a casa de Schneider para investigar, e após quase desistirem, Lydia acaba encontrando a garrafa que Schneider havia ganhado de seu pai no décimo episódio. Com isso ele acaba assumindo para elas que bebeu sim, mas que foi só aquela vez, e que desde então não havia mais bebido.

A questão seguinte pegou muito para mim, pois quando Alex foi para a lavanderia, acabou Schneider bêbado, todo vomitado e jogado no chão. Essa é uma cena tristemente real, a forma que Schneider agiu, agressiva e coagindo Alex a não falar nada para a sua mãe foi algo muito tenso. Claro que ele não fez isso, e foi direto para a sua mãe contar tudo. Felizmente, a família Alvarez estava de braços abertos para acolher ele, e claro que Penelope fica decepcionada e brava com Schneider, mas ela acaba por entender a situação dele e o apoia na sua recuperação, indo com ele até sua primeira sessão nos AA.
O alcoolismo é um vicio que está presente na vida de muitas pessoas, e isso há muito tempo. Tratar o alcoolismo com desdem, ou romantiza-lo como vira e mexe filmes e séries fazem, é algo muito estúpido e de muita má fé. A forma com que ODAAT tratou esse assunto foi muito singela e humana, e é por isso que essa série, como sempre falamos, é tão necessária. Vamos enaltecer sempre séries que fazem o bem e tratam de assuntos delicados com tamanha sensibilidade.
Espero que vocês tenham gostado, nos vemos na próxima! 😀
Parceiros: One Day at a Time