Será que eu comecei a me sentir mal por Piper?

De um abraço fraterno a uma lâmina no meio das costelas, Orange Is The New Black sempre foi bom em me surpreender quando eu menos espero. A conclusão esteve na tradição da série em produzir pivôs como Piper sendo arrastada para um canto escuro por Maria e sua gangue, e sendo marcada com um instrumento de cozinha em brasa. Assim, elas selam o braço de Piper com uma suástica  –  um terrível “se liga” para Chapman de que suas agitações com foco em tensões raciais têm consequências.

OITNB tem brincado conosco, embalando os espectadores para uma zona de segurança e, em seguida, achatando-os com uma das cenas mais violentas da temporada. É difícil gostar da Piper manipuladora, mas você certamente sentiu por ela assim que suas inimigas pressionaram seu rosto contra o teto da cozinha e começaram com a queima.

Sexismo, desigualdade e disfunção política também são pautas recorrentes em Orange Is The New Black. No entanto, a discussão acerca disso é feita de forma charmosa, e o diálogo neste episódio foi brilhante como sempre. “Trabalho e capital nunca podem ser reais amigos… estão mais para parceiros de foda”, disse Boo. “Você está casada, Piper é uma nazista”, Nicky exclamou para Lorna. “Eu me sinto como se estivesse em um episódio de Twilight Zone”. Num sentido positivo, eu também experimentei uma sensação similar assistindo ao episódio.

Mas hein, chega de politização e vamos ao foco de It Sounded Nicer in My Head. É bem sabido que o governo tem olhos por toda a parte, rastreando nossos movimentos e comunicações. Hoje em dia, isso pode parecer algo como um outtake do feed de Edward Snowden no Twitter. Mas, nos anos 2000, acreditar que o Big Brother era real  –  e malignamente manipulado  –  definiria você como um desequilibrado. Então nós aprendemos algo com o flashback da história de Lolly Whitehill como uma jornalista jovem e paranoica.

orange is the new black s04e07 1

Isso surge quando Lolly foi forçada a sair de Seattle para abrir caminhos em seu desenvolvimento profissional. Em uma temporada rica em contexto sociológico, aqui houve uma de suas observações mais nítidas  –  ainda mais nítida com a visão da atual Lolly em sua semiconcluída “máquina do tempo” rasgada em seu coração  –  não menos importante, porque agora sabemos porque ela é como ela é. Até agora, os roteiristas nunca nos disseram qual é a condição mental de Crazy Eyes. Mas, no caso de Lolly, depois de uma série de dicas, posso dar uma forte sugestão de que ela sofre de esquizofrenia.

OITNB tem se disposto a sondar todo tipo de profundidades que nenhuma outra série arriscaria. Assim é o interminável mistério da shower pooper, com o qual Lorna se torna a cada dia mais obcecada. Nicky pareceu oferecer uma solução ao dizer que ela era parte de um esquema de contrabando de drogas (claro, não elaborarei a solução, mas Nicky certamente o fez).

orange is the new black s04e07 2

Claro, a própria Nicky está ela mesma se entupindo de drogas, por isso tem sua própria agenda. Podemos aproveitar este momento para salientar o quanto é ótimo ter Nicky de volta em Litchfield? Ela é um dos poucos personagens que, fora das quatro paredes de seus próprios traumas e penúrias, leva a história da série adiante de uma maneira significativa.

A relação WTF entre Caputo e Linda tem rendido risadinhas finas, principalmente porque Nick Sandow e Beth Dover (os atores que os representam) parecem estar lendo roteiros descontroladamente diferentes. Repetindo, isso pode até vir do apelo político no qual a série tem investido.

Com a agenda de reformas de Caputo usurpada, seu planejado curso de educação foi tachado como um álibi para uma inteligente quadrilha de cadeia (uma vez que as presas aprenderão sobre pavimentação de estradas e fabricação de concreto). Dado o estado problemático do sistema prisional americano, esta é sem dúvida uma observação concisa sobre o que acontece quando capitalismo e governo tornam-se intimamente entrelaçados demais. Mas, ainda bem que a mensagem soa mais desajeitada do que qualquer outra coisa.

orange is the new black s04e07 3

A capacidade de voar do cômico para o sério é um dos grandes pontos fortes de OITNB mas, por vezes, também uma fraqueza. A gangue de Piper e suas extremistas tatuadas é principalmente apresentada para nossos risos  –  você tem que admirar uma série que tem uma personagem tão insanamente nomeada como Skinhead Helen. “Não é justo que as dominicanas peguem a área da sombra no pátio“, opinou uma. “Somos as únicas com pouca melanina“.

Sim, é engraçado, mas só porque nós começamos a rir da lógica patética de uma suprematista branca.

Henry Kapranos
Henry Kapranos

Se quiser falar de amor, fale com o Marcinho. Comigo você vai falar sobre reality shows, pop trending e cultura de gênero.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: