Duro de assistir…

Piper foi muito convincente piscando de volta para os gritos de dor enquanto um metal em chamas marcava sua pele, e a suástica era modificada para um símbolo “edificante” de uma janela. Houve aqui uma real catarse: um personagem antipático pagando por seu pecado anterior de tacitamente apoiar o racismo. Será que Jenji Kohan faria o mesmo se encontrasse Donald Trump sozinho numa cozinha de prisão? Hahahaha!

orange is the new black s04e08 1

Uma pequena farra de crack de Nicky tornou-se repentinamente sombria assim que Alex caiu emocionalmente e confessou ter matado o guarda/assassino na estufa no começo da temporada. É verdade que ela agiu em legítima defesa e, com o corpo esquartejado e enterrado, era improvável que ele fosse descoberto. Mas Alex teve uma brilhante trajetória de vida, cheia de autoconfiança, e foi doloroso vê-la assombrada pela culpa e pela dúvida. Mais uma vez, OITNB retirou camada por camada, mostrando um novo lado de uma pessoa que pensávamos que já conhecíamos bem.

A cena mais reveladora do momento veio assim que Piper tropeçou em Nicky e Alex, e aceitou participar de seu piquenique de drogas. A inquietação e a descrença que permearam o rosto de Alex foram mais comunicativos que qualquer artigo de jornal indicado a premiações. Ela tinha apenas a intenção de provocar uma Piper completamente “limpa”. Desempenhar um papel na queda moral de sua amiga, porém, era mais do que ela queria. O momento foi dispensável – mas certamente um acerto de contas virá.

Ela tem um coração enorme – e um cabelo ainda maior –, mas apenas um tempinho fora da segurança máxima e Nicky já está agitando as coisas. Ela voltou a despertar a paranoia de Lorna (a namoradinha psicótica agora está convencida de que seu novo marido está blefando) e arrastou Alex e Piper para seu after no clube do crack. Com tantos personagens tendendo a assimilar diálogos sociopolíticos, Nicky é a bala de canhão gloriosa que impulsiona a série para frente.

orange is the new black s04e08 2

Quando nos despedimos no último episódio, Litchfield estava um caldeirão fervente de tensão racial. Mas, de repente, as irmãs brancas poderosas de Piper parecem ter saído de cena, e a gang das latinas que a tinha como alvo parece mais preocupada com seu negócio de drogas iniciante.

É bom que a série não esteja mais batendo sempre na mesma tecla – no entanto, um pouco mais de continuidade e de menos quebras repentinas de contexto seriam bem-vindos.

Henry Kapranos
Henry Kapranos

Se quiser falar de amor, fale com o Marcinho. Comigo você vai falar sobre reality shows, pop trending e cultura de gênero.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: