Se já havia fome antes…

Ora, para onde a temporada está se direcionando, afinal? A carreira neonazista de Piper está pífia, o problema de Alex com o cadáver aparentemente virou apenas um pesadelo diário e Nicky, pela milionésima vez, deseja ficar “limpa” novamente. Turn Table Turn foi um episódio que pareceu ter mais a intenção de juntar as pontas soltas do que avançar nas mil linhas de enredo que esta temporada trouxe até agora.

Orange Is The New Black é inteligente demais para ser simplesmente algo baseado em boa vontade. Mas, o que a série tem ainda embaixo da manga? E será que essa aparente calmaria será curiosamente justificada?

Sim, houve um final assustador. Maritza brincou sobre comer moscas mortas e engolir um rato vivo na hora do almoço. E agora um guarda sádico a presenteou com esse mesmo banquete, como maneira de punição por seu tráfico de drogas. O barulho do bicho sendo mastigado era inquietante, ainda mais sob o olhar abstrato de Maritza, enquanto meu estômago revirava do outro lado da tela.

Em um momento Nicky era apenas uma paranoica usuária de crack se arrastando pela prisão. No momento seguinte, ela apareceu diante de nós como uma menina má que se tornou boa – determinada a recomeçar e a se redimir aos olhos de Red. Tal reviravolta poderia ter funcionado em uma série menos importante, mas foi muito arrumadinha para OITNB. Se a série me ensinou algo foi que a redenção, quando vem, nunca vem fácil.

No próximo momento, uma salva de palmas. Jenji Kohan deu-nos um dos mais valentes dramas de TV dos últimos anos. Ainda assim, parecia um pouco autocongratulatório incluir uma cena na qual as detentas se queixaram sobre a má qualidade da televisão em Litchfield. “Eu teria limpado minha ficha se soubesse que pararia num lugar apenas com TV aberta”, brincou uma detenta. Pare de se dar tapinhas nas costas, Orange Is The New Black, hahahaha.

orange is the new black s04e09 3

Vamos aos fatos: por que exatamente Blanca foi presa? Em uma temporada madura com tanto comentário político não tão maduro assim, o flashback para a vida de Blanca antes da prisão é um soco no estômago, mostrando como Blanca foi tratada um pouco melhor que um bicho por seu empregador.

Ela deu a volta por cima convidando o jardineiro bad boy para algo mais que um encontro no quarto de seu chefe. Mas, ficamos a ver navios ainda tentando saber o que ela realmente fez para ir parar em Litchfield, e por que sua aparência foi tão drasticamente transformada.

orange is the new black s04e09 1

Desesperada para entrar em contato com Sophia, que lhe faz falta, irmã Ingalls assegurou uma estadia prolongada na solitária surtando na cantina – e Gloria bravamente ergueu seu punho pela causa. Violência espontânea foi um up para a personagem, obviamente, mas também foi o mais perto de um avanço da trama. Assim sendo, muito obrigado pela coragem, irmã. Será que teremos finalmente a oportunidade de ver Sophia retornando ao convívio com as demais detentas?

orange is the new black s04e09 2

Tem sido horrivelmente triste ver Pennsatucky tão de baixo nesta temporada. Depois de ter sido estuprada pelo guarda do qual ela vinha se aproximando, seus sentimentos confusos a deixaram com uma sombra do seu “eu” interior, confiando cada vez mais em sua amizade com Big Boo. Neste episódio, Coates, tendo finalmente percebido o impacto do que ele fez, pediu desculpas a ela. Claramente, foi algo que ela estava desesperada para ouvir há um bom tempo, mas seus sentimentos por ele não acabaram e agora ela está mais confusa do que nunca.

Começamos a ver aqui o encaminhamento final da temporada não apenas numericamente, mas também em seu contexto?

Henry Kapranos
Henry Kapranos

Se quiser falar de amor, fale com o Marcinho. Comigo você vai falar sobre reality shows, pop trending e cultura de gênero.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: