Posts Populares

Outlander – S04E05 – Savages

No meio de toda dor que geralmente Outlander traz temos espaço para abrir um grande sorriso devido aos grandes reencontros que essa temporada promete.

Que episódio do CARALHO foi esse minha gente! Eu to no chão com quanta coisa aconteceu em 50 e poucos minutos e como Claire pode ser essa mulher sem defeitos! Em busca de melhorar as condições do Fraser’s Ridge os dois tem que lidar com a hierarquia imposta nas terras coloniais da Carolina do Norte.

E de forma bem velada o episódio traz a tona a questão dos privilégios. O roteiro mais uma vez nós leva a ver Jamie e Claire como pessoas de poder e dona de terras tendo ambos que lidar com a injustiça da época, no início da temporada tivemos a escravidão e agora o foco vai para a exploração dos colonizados. Como ambos vão conseguir usar suas posições para mudar algo?

O mais curioso disso tudo é que o roteiro os coloca na posição de “bem” porque afinal eles estão ocupando terras que por direito seria dos indígenas e ambos estão tentando viver em paz com essa questão. É aquela história melhor nos dois que vamos viver em paz do que um outro branco rico que venha a ocupar essa terra e causar caos e violência.

Savages trouxe então toda a narrativa para tratar dessa questão se iniciando com momentos únicos entre Claire e Adawehi. Que time essas duas formaram nos poucos minutos de cena, a forma como as duas se compreendiam e toda sabedoria que Adawehi tentava compartilhar com Claire. 

Aliás adiantando-se um pouco é incrível a sabedoria que o povo indígena carregava e como eles são capazes de fazer leituras usando artefatos que a natureza os leva. Uma história tão rica é tratada de forma sútil quando Adawehi tenta avisar a Claire sobre a chegada de Brianna mas ela a interpreta por outro modo.

E voltando a 1971 descobrimos então que após a pista de Roger sobre o paradeiro de seus pais e sua decisão em não contar a ela sobre a morte deles, Brianna descobriu por si só e decidiu mergulhar no passado para tentar impedir isso de acontecer. A cena em que ela atravessa as pedras foi simplesmente linda. 

Por acaso do destino foi em um dos momentos que Claire tentava ajudar alguns imigrantes alemães que o acaso do destino deu fim a uma das personagens mais intrigantes desta temporada. Claire auxílio no parto de uma criança que foi nomeada com a versão alemã de seu nome.

O não conhecimento e a ignorância levou Claire a um confronto entre o povo indígena que levava os cavalos para matar a sede em um riacho e um dos colonizadores que dizia que a terra era sua e que eles não tinham direito de estar ali. Tudo quase acabou em morte mas Claire conseguiu intervir e evitar o pior.

Mas o pior estava por vir. Parte da família dos colonos alemães acabou morrendo devido a uma doença e o patriarca acreditou que foi culpa dos Cherokee, ele matou Adawehi e levou seu coração com parte do cabelo para Claire como um troféu. A forma como Claire lida com tudo isso só mostrou a mulher madura e forte que ela se tornou com o passar das últimas décadas. 

Mas nem só de tristezas o episódio foi feito, um velho conhecido voltou para nós. Originalmente Murtagh morreu na Batalha de Culloden, mas a série decidiu dar um outro caminho ao personagem que finalmente voltou a vida de Claire e Jamie. 

Olha foi emocionante! EMOCIONANTE demais o retorno de Murtagh para Jamie e Claire. Não sei vocês mas eu me senti revendo o meu melhor amigo depois de anos separados, no caso de Claire e Jamie isso são mais de 20 anos pelo menos, é muito tempo minha gente! Florzinhas da Gratidão para esse momento.

O enredo de Murtagh será justamente a questão da corrupção da coroa e os altos impostos que são exigidos dos colonos. Jamie decidiu a princípio não intervir mas sabemos que isso vai mudar em breve. Outlander fecha assim uma janela aberta no passado e trazendo ele diretamente para o presente. E vocês curtiram o retorno de Murtagh? Ansiosos para o encontro entre Brianna e Jamie?

gostou da matéria? deixe um comentário!

Lindomar Albuquerque

Amado por 30 milhões de Brasileiros! Paulista, Canceriano, 25 anos, Químico e atualmente faço Doutorado em Biotecnologia e Polímeros. Me achou nerd neh? Sou mesmo! Amo uma boa banda alternativa/indie, fã número 1 de Imagine Dragons e adoro perder um bom final de semana maratonando séries! P.S. Sou bêbado também gente, me chama para uma cerveja e para falar de série!

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu