Posts Populares

Panela Indica #11

Indicações do mês de novembro no ar!

Todos os meses, nós do Panela de Séries, traremos uma série de indicações para vocês, desde séries e filmes, até livros, podcasts, músicas e jogos para celulares e vídeo games, tentando ser o mais variado e abrangente possível.

Para o Panela Indica desse mês, contarei com a ajuda e indicações dos meus amigos paneleiros Carlos, Nyegirton e Michel. e claro as minhas indicações (que não foram poucas hahaha).

Série – Fleabag (BBC/Amazon Prime)

Como esperamos tanto tempo para trazer a indicação de uma das melhores séries dos últimos tempos? Fleabag é um primor de série criada, produzida e protagonizada pela incrível Phoebe Waller-Bridge. Você já deve ter ouvido falar dessa moça, já que ela produziu a primeira temporada de Killing Eve, ou se não, pelo grande feito que ela fez esse ano, desbancando favoritos como Veep, Marvelous Mrs Maisel, Julia Dreyfus e Rachel Brosnahan na maior premiação de televisão do mundo, o Emmy Awards. Fleabag levou os principais prêmios da noite na categoria comédia, e acabou tendo sua temporada consolidada como a melhor temporada do ano, conseguindo uma nota de 96 no metacritic.

A série conta a história de Fleabag, uma mulher confusa devido alguns acontecimentos passados, falida financeiramente, mesmo mantendo um café que não traz retorno nenhum, e praticamente viciada em sexo, mesmo não sendo uma ninfomaníaca (como ela mesmo diz). Acompanhamos Fleabag com seu alto nível de sarcasmo vivendo situações bem inusitadas. Ela possui uma irmã bem sistemática chamada Claire, um pai distante e uma madrasta que a odeia (o sentimento é mútuo).

Um ponto maravilhoso dessa série é que ela explora o recurso da ‘quebra da quarta parede’, em que Fleabag durante vários momentos ao longo dos episódios acaba conversando diretamente com a gente, e o mais legal nisso tudo é que muita das vezes ela acaba ironizando as situações em que ela está passando, ou então explicando ou antecipando algo que irá acontecer (ou que pelo menos ela imagina que irá) o que torna o humor ainda mais divertido e inusitado. Na segunda temporada eles tiveram a brilhante sacada de colocar um personagem que percebe quando Phoebe está ‘quebrando a quarta parede’, e nos momentos que isso acontece e ela é interrompida por esse personagem, ela acaba ficando sempre muito confusa, o que é super engraçado e inusitado.

Enfim meus amores, vejam esse hino de série, ela tem somente doze episódios (divididos em duas temporadas com seis cada), é rápido, fácil, vocês darão boas risadas, irão chorar um pouquinho, e garanto que em nenhum momento irão se arrepender!

Indicação por Ricardo

Música – 111 (Pabllo Vittar)

O novo EP da cantora, que recentemente foi vencedora do EMA na categoria “Melhor Artista Brasileiro” ganha destaque pelos hits! Flash Pose, uma parceria internacional com Charlie XCX, já vem emplacando as paradas do Brasil e do mundo. Outra faixa de destaque é “Parabéns”, hit com a banda Psirico, que traz o melhor do brega funk com uma pegada única da Pablo. “Amor de que” vem ganhando destaque nas últimas semanas com sua letra sobre “amor de quenga” e por fim, a faixa “Ponte Perra”, cantada em espanhol!!! Vi um EP mix de línguas aí hein. 111 1 com certeza vem para representar o ponta pé oficial da cantora em sua carreira internacional.

Indicação por Carlos

Filme – Holding The Man (Netflix)

Pensa num filme fofo, triste, assustador, romântico e gay? O filme com temática LGBTQ traz a história de um casal de homens , Tim e John, amigos que se apaixonam quando jovens e enfrentam diversas situações da vida para ficarem juntos. Situações que envolvem família, sexo, traição, amor, descobertas e dores. A atuação dos atores principais é tão boa que você se envolve e se apaixona pelo filme, já adiantando, sofre junto também. O filme é uma adaptação das “Memórias de Timothy Conigrave” (1995) e está disponível no catálogo de filmes da Netflix.

Indicação por Carlos

Música – Solamento + Amadurece e Apodrece (Tuyo)

Em um belo dia vagando pelo YouTube caí nesse exato vídeo aqui indicado e com dez segundos de vídeo eu me apaixonei. Tuyo é um grupo brasileiro composto por Lio, Lay Soares e Machado, os três são multitalentosos e possuem uma estética única em suas composições, clipes e apresentações. Eles unem uma sonoridade bem orgânica com letras bem melodramáticas/existenciais, criando reflexões lindas e bem importantes nos tempos em que vivemos.

Esse vídeo que eu trouxe une duas das mais belas canções desse grupo. “Solamento” é uma leitura do que é o amor para uma pessoa que não é correspondida. Entretanto, elas colocam todo o peso da “culpa” em si, o que é o que nós vemos muito nos dias de hoje, e eu me incluo bastante nessa situação, por isso me identifico tanto com essa letra. Eu simplesmente derreto no trecho “não acho justo a vida me ensinar de um jeito tão cruel como se fosse só assim pra entender que você não é pra mim”. E aí entramos em “Amadurece e Apodrece” que é algo bem mais “suave” e menos dramático com relação ao amor. As harmonias que as vocalistas fazem nesse vídeo durante essa música é simplesmente perfeito!!! O clipe dessa música é lindo e muito bem construído, com uma estética representativa e de beleza estonteante. A música em sua versão original une uns elementos eletrônicos com a organicidade do violão, além de possuir uma estética anos 80 nas roupas de todo o elenco.

O grupo possui um álbum chamado “Precariado”, além do projeto composto por um EP de nome “Pra Doer” e um álbum chamado “Pra Curar”. Confiram, vocês não irão se arrepender.

Indicação por Ricardo

Série – Explicando (Netflix)

Se você é aquela pessoa curiosa, que adora buscar conhecer sobre assuntos aleatórios e interessantes, “Explicando” é o documentário certo para você! Com duração média de 24 minutos por episódio, o conteúdo exclusivo da Netflix traz, de uma forma bem visual e explicativa, assuntos diversos e atuais que vão desde Feminismo, Astrologia à Bitcoin e Códigos de Programação. A série ficou tão famosa que ganhou recentemente um spin off chamado “Explicando a mente”, que traz conteúdos explicativos sobre o funcionamento da mente humana com narração especial de Emma Stone. Vale conferir!

Indicação por Carlos

Música – Heal (Loreen)

Loreen é uma cantora sueca que ficou bastante conhecida depois de sua participação no Eurovision. Em 2012, a artista lançou Heal, seu álbum de estréia. Apesar de ter feito bastante sucesso no exterior, a cantora e, especialmente esse álbum, são pouco conhecidos no Brasil. O grande destaque vai para os vocais envolventes, batidas dançantes e toques sombrios que as canções tem. O primeiro single ‘My Heart is Refusing Me” certamente seria um grande hit mundial se tivesse sido lançado pela indústria fonográfica norte-americana. Sem dúvidas um daqueles álbuns que você consegue ouvir do começo ao fim sem pular nenhuma faixa.

Indicação por Nyegirton

Site – Observatório da Qualidade no Audiovisual

O Observatório é um projeto da faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, e que eu tenho o grande prazer de fazer parte como aluno e bolsista. Lá nós criamos diversos conteúdos pautados em estudos posteriormente realizados por nós com base na qualidade do audiovisual. Esses projetos hipermídia possuem como propósito o ensino da criação de conteúdo no meio digital, por meio de uma base teórico-científica, mas com uma abordagem atual que engloba a cultura pop.

Possuímos diversos tipos de projeto, como o podcast #Observatório, o projeto Remix, as análises de séries, filmes e conteúdos digitais da cultura pop através do MediaBox, dentre outros projetos que trazem os elementos da cultura digital para o campo empírico e vice-versa.

Se você se interessa por aprender a criar conteúdos digitais de forma descontraída, ou adora ler análises aprofundadas de séries, fanfics e videoclipes, a recomendação aqui será muito válida. Além de ser um projeto educacional muito bem feito, abordamos temas que são de interesse geral, o que torna tudo muito prazeroso de se acompanhar.

Então, sigam o Observatório nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, e acesse o site clicando aqui.

Indicação por Ricardo

Música – Reconstrução (Tiago Iorc)

Depois de seu sumiço das mídias, de forma tão repentina quanto seu período sabático, Tiago nos brindou com um álbum muito inspirado e bastante conceitual. A faixa “Deconstrução” é uma linda e melódica forma de criticar ao perfil opressor de perfeição adotado principalmente após o uso de redes sociais. Outras faixas como “Hoje Lembrei do Teu Amor”, “Tangerina”, “Billhetes” e a música trilha sonora do filme Turma da Mônica, “Laços”, merecem destaque. Outro elogio também são para os videoclipes que de uma forma bem íntima e simples, a cada título vai contando a história de um casal, Tiago é uma belíssima modelo, passando por momentos como falta de autoestima, paixão, brigas, dentre os momentos de casais. Em resumo, um belo e emocional álbum, que traz um clima intimista e uma sonoridade bem característica em cada título.

Indicação por Michel

Série – Why Women Kill (CBS All Access)

Minha última recomendação vai para essa série que eu descobri por acaso esse ano, e que me viciou logo no primeiro episódio. Why Women Kill conta a história de três mulheres em uma mesma casa, mas cada uma delas vive em uma época diferente, uma na década de 60, outra na de 80 e por fim, uma em 2019. Descobrimos então que um assassinato ocorreu lá durante as três épocas distintas, e ao decorrer da série, os indícios de que foram essas mulheres que cometeram os assassinatos começam a crescer, criando um questionamento: porque? Aparentemente a vida delas é perfeita, todas são felizes em seus relacionamentos, são bem sucedidas, e vivem uma vida perfeita aos olhos de fora. Mas dentro de casa, descobrimos que as coisas não são tão boas quanto parece.

Os desdobramentos começam a ocorrer e vemos então fortes motivos que levariam elas a fazer tal coisa, mas sempre resta aquela tensão de saber se realmente elas fariam isso. Também nós nos perguntamos: Se sim, como? E se não, quem foi? Bom… Fica aí a dúvida para vocês.

A série conta com um elenco excelente, com Lucy Liu, Kirby Howell-Baptiste, Ginnifer Goodwin, dentre outros, além de uma ambientação fantástica em todas as épocas.

O último episódio da série se encontra com uma nota de 9.66 no Banco de Séries e 9.6 no IMDB, ou seja, vale muito a pena ver!

Indicação por Ricardo




Fique atento, pois o Panela Indica vai ao ar todo segundo sábado do mês. E se você tiver alguma indicação bem bacana e quiser usar esse espaço aqui também, entre em contato com o site pelo email ou pelas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Talvez Você também goste de...

Panela Indica 08.07.2020 Panela Indica #19
Panela Indica 11.06.2020 Panela Indica #18
Panela Indica 13.05.2020 Panela Indica #17

gostou da matéria? deixe um comentário!

Ricardo Souza

Tem gente que diz que sou um amorzinho, eu digo que sou um trouxa. Viciado em maratonar séries e ficar na bad depois de assistir tudo em um dia. Amo muito música indie, quando quiser me chamar pra ouvir Florence já sabe onde procurar. Mineiro do interior que não puxa o 'r' quando fala, mas adora um pão de queijo.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries