24 de novembro de 2016
Panela Velha: Gilmore Girls

“Wouldn’t we all love to live in Stars Hollow?”

Com muito carinho, um nó na garganta e um sentimento de nostalgia, escrevo hoje pela primeira vez para a coluna Panela Velha, trazendo todo o meu sentimento sobre a série que marcou minha adolescência: Gilmore Girls. Em um ano tão conturbado como tem sido 2016, a melhor notícia que com certeza eu recebi foi não ter reprovado na faculdade o retorno dessa que é mais que uma série: é uma história que pauta as relações humanas e como elas podem ser doces, insanas, irônicas e surpreendentes – tudo ao mesmo tempo.

Gilmore Girls é uma comédia dramática americana criada por Amy Sherman-Palladino, estrelada por Lauren Graham e Alexis Bledel. Sherman-Palladino, seu marido, Daniel Palladino, David S. Rosenthal e Gavin Polone serviram como produtores executivos. A série estreou em 5 de outubro de 2000 no The WB e permaneceu até sua mudança para o canal The CW em 26 de setembro de 2006. A série originalmente teve sete temporadas e terminou, inesperadamente, em 15 de maio de 2007.

A série narra a história da mãe solteira Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e sua filha, também chamada Lorelai, mas que prefere ser chamada de Rory (Alexis Bledel), vivendo na cidade fictícia de Stars Hollow, Connecticut. A cidade está cheia de personagens coloridos e está localizada a aproximadamente 30 minutos de Hartford, Connecticut (como indicado no episódio piloto). A série explora questões de família, amizade e romance, bem como divisões geracionais e classe social. Ambição, educação, trabalho, amor, família e questões de classe constituem algumas das preocupações centrais da série. O comentário social do show se manifesta mais claramente na difícil relação de Lorelai com seus pais ricos, obcecados pela aparência, Emily e Richard Gilmore, e nas interações de Rory com os alunos da Academia Chilton e, mais tarde, da Universidade de Yale.

 gg3

GG foi lançada diretamente para a aclamação da crítica, uma vez que apresentava um diálogo acelerado cheio de referências de cultura pop. Ganhou um Emmy pela maquiagem em 2004. O show alcançou a posição #32 na lista de “New TV Classics” do Entertainment Weekly, e foi listado como um dos 100 melhores programas de TV da história, pela revista Time – “All-Time 100” em 2007.

Em 29 de janeiro de 2016, foi confirmado que Gilmore Girls retornaria como uma minissérie, intitulada Gilmore Girls: A Year In Life, na Netflix. A minissérie será composta de quatro episódios de 90 minutos, que serão lançados amanhã, 25 de novembro de 2016. Cada episódio da minissérie será ambientado em Stars Hollow, com cada episódio cobrindo uma estação do ano: inverno, primavera, verão e outono.

Gilmore Girls (WB) Season 1, 2000-2001 Episode: Love and War and Snow Airdate: December 14, 2000 Shown from left: Alexis Bledel (as Rory Gilmore), Lauren Graham (as Lorelai Gilmore)

A primeira temporada apresenta Lorelai, Rory e sua cidade Stars Hollow. Lorelai lida com seus problemas familiares e sua vida amorosa com Max Medina, enquanto Rory lida com os prós e contras de primeiros amores e como sobreviver em uma nova escola. No piloto, Rory é aceita em Chilton, uma escola de preparação de elite. Lorelai, em seguida, tem que lidar com as altas mensalidades de lá. Como último recurso, relutantemente decide ir para seus pais (Emily e Richard) para conseguir o dinheiro. Eles concordam em emprestar a Lorelai o dinheiro para a escola de Rory, mas Emily surge com a condição de que Lorelai e Rory devem  jantar em sua casa a cada noite de sexta-feira, até que o empréstimo é reembolsado como uma forma de finalmente estar mais envolvida nas vidas da filha e da neta.

gg4

À medida que a série avança, Rory desenvolve um relacionamento com Dean, um garoto novo na cidade. Sua relação sofre um curto hiato quando Dean rompe com ela depois que ela não pode dizer as três palavras: “Eu te amo”. Rory tenta superar sua tristeza de perder Dean. Ela tenta não lidar com ele, mantendo seu cérebro ocupado.

gg7

Enquanto isso, Lorelai desenvolve sentimentos por Max, professor de inglês de Rory. Eles iniciam ficando, mas depois rola um relacionamento mais sério. Rory descobre isso através de Paris, sua frenemy, mas eventualmente aceita o fato. Max e Lorelai continuam seu relacionamento, porém Max quer se aproximar cada vez mais de Lorelai, assustando-a. Ela rompe as coisas com ele, irritando Rory. No entanto, mais tarde, Lorelai vê que ainda tem sentimentos por Max, depois de ver Luke com sua ex, Rachel. Eles entram em uma recaída de uma noite e decidem começar a conversar. Lorelai incentiva Luke a pensar sobre seu futuro com Rachel. Ela se muda e começa a trabalhar no restaurante dele. Já sabemos onde isso termina, né?

gg5

Desde o anúncio de que a Netflix iria produzir os novos episódios, em janeiro, os fãs têm recolhido pequenas pistas sobre o enredo que será desenvolvido nesta retomada. O que se sabe, até agora, por trailers e entrevistas, é que Rory está de volta à pequena Stars Hollow, com 30 e poucos anos e em meio a uma crise profissional (nada surpreendente para uma jornalista de 30 e poucos anos…). Lorelai e Luke estão juntos, mas talvez já um pouco entediados com o casamento de nove anos. Viúva recente, Emily trocou os tailleurs pelo jeans e engatou uma fase “desapego”. E a nova empreitada dos inquietos moradores de Stars Hollow é produzir um musical sobre a história da cidade.

Além de matar a saudade dos personagens e ver como suas histórias se desenvolveram nos últimos anos, o retorno ao universo ficcional de Stars Hollow dá aos Palladino a chance de finalmente se despedirem de seus personagens: por desentendimentos contratuais, os criadores da série não participaram da última temporada.

gg6

Para finalizar, o Panela de Séries responde às principais perguntas dos fãs neste momento!

  1. Quem volta? Atenção para a chamada: Lorelai, Rory, Luke, Emily, Lane, Kirk, Michel, Paris, Gypsy e Logan já foram confirmados. Por enquanto a maior polêmica está ao redor da participação de Melissa McCarthy, intérprete da divertida Sookie. A criadora Amy Sherman-Palladino comentou que ela não ia participar por problemas de agenda, mas a atriz declarou que não foi convidada para a série. Treta a caminho?
  1. E a sétima temporada, como fica? Qualquer fã sabe: a sétima temporada de GG não é a preferida de ninguém. Afinal, esse foi o único ano da série que não foi escrita por Amy Sherman-Palladino e Daniel Palladino. Agora, a dupla retoma o controle da série, mas garante que os acontecimentos dos últimos episódios da trama não serão ignorados.
  1. Como será Gilmore Girls sem Richard? Infelizmente, Edward Herrmann, que interpretava o avô Richard Gilmore, faleceu em dezembro de 2014 por causa de um câncer cerebral. Segundo uma entrevista com Kelly Bishop, o primeiro episódio do revival vai lidar com o luto da morte do personagem. O público vai poder conferir como esta perda afetou as vidas das três mulheres Gilmore, principalmente Emily.
  1. Teremos novos personagens? Sim! Afinal, quem não gostaria de morar em Stars Hollow? Alguns dos novatos serão Berta e Alejandro, um casal peruano; Nat Compton, um homem incrivelmente miserável que nunca sorri; e várias crianças. Dentre elas, estão dois gêmeos de ascendência coreana, com nove anos de idade. Alguém mais aposta que esses podem ser os filhos de Lane?
  1. Quem vai ficar com Rory? O plano original do revival era trazer todos os pretendentes de Rory, mas só a aparição de Matt Czuchry está garantida até agora. Mas, se você está com saudades de Dean e Jess, só saberemos amanhã, na estreia 🙁 Segundo as primeiras informações da nova trama, Rory ainda não será uma mulher casada, mas isso não significa que ela não estará em nenhum tipo de relacionamento.
  1. Quatro últimas palavras? Tanto Amy Sherman-Palladino, como Lauren Graham declararam que a última fala do revival terá quatro palavras e, com certeza, se trata de algo “marcante, que será repetido pelos fãs várias e várias vezes”. Ou seja, a promessa é de um final digno para Gilmore Girls!

O que vem depois? Saberemos a partir de amanhã. Acompanhe conosco o retorno do universo dramático, cômico e ensandecido de Gilmore Girls!

Henry Kapranos
Henry Kapranos

Se quiser falar de amor, fale com o Marcinho. Comigo você vai falar sobre reality shows, pop trending e cultura de gênero.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: